Se você deseja crescer em 2018, precisa começar a estudar. A leitura é uma das maneiras mais fáceis de se inspirar nas ações de outros empreendedores, aprender novas técnicas e se aprofundar nos conceitos. Pensando nisso e no seu sucesso em 2018, selecionamos 11 livros para acelerar sua startup no novo ano.

Confira!

 

1) De Zero a Um – Peter Thiel

Este livro é recomendado por grandes nomes como Mark Zuckerberg e Elon Musk. Ele se propõe a instigar o leitor a responder perguntas que ajudem a acelerar a startup. Peter é cofundador do PayPal e, segundo explica no texto, acredita que, se você copiar grandes gênios da humanidade, não vai chegar a lugar nenhum.

O que fará com que você tenha sucesso é criar outro modelo e definir a forma de fazer as coisas.

 

2) Lean Startup – Eric Ries

Este livro mudou o cenário das startups em todo o mundo. A premissa é a de que essas empresas de inovação podem desenvolver seus produtos e serviços de maneira  totalmente nova, baseada nos testes e nas adequações.

Já escrevemos um post sobre isso, veja aqui!

 

3) Checklist: Como Fazer as Coisas Benfeitas – Atul Gawande

Atul é, na verdade, um cirurgião, portanto, sua visão sobre produtividade é da área médica – mas é recomendada para qualquer tipo de profissão. Ele sugere que, no mundo atual, até os maiores experts têm a ganhar com o uso de checklists.

Se o que você precisa para acelerar sua startup é produzir, adicione este livro na sua lista de férias.

4) A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson

Você, como empreendedor de startups, precisa saber que as falhas existem e provavelmente estão no seu destino. Este livro ajuda o leitor a lidar exatamente com isso, indo contra a ideia de que devemos pensar positivo o tempo todo.

Com o objetivo de aprender a colocar as falhas para trabalhar a seu favor, não deixe de ler.

 

5) Getting (More of) What You Want – Margaret A. Neale

Se para acelerar sua startup está faltando negociar alguma coisa, escolha esta leitura. Na verdade, ela é indicada para qualquer situação que envolva negociação – e todos nós um dia passamos por isso na vida.

A autora argumenta que negociadores inexperientes deixam muito espaço para que o outro vença. Leia para entender melhor sobre isso e começar o ano conquistando mais.

 

6) Tools of Titans – Tim Ferriss

Tim Ferriss tem um podcast chamado de “Tim Ferriss Show”. Nele, recebeu figuras como Arnold Schwarzenegger e Ben Horowitz para falar sobre empreendedorismo, gestão, inspiração, etc.

O livro trata de um compilado das ideias discutidas nas entrevistas, incluindo ferramentas e técnicas que os entrevistados contaram no podcast. Quer inspiração? Então leia esta obra!

 

7) O Dilema da Inovação – Clayton Christensen

Startups precisam inovar. Não basta apenas ter produtos inovadores, mas a forma de entregar, atender o cliente e se comunicar também deve ser eficaz.

Clayton é professor de Harvard e nesta obra observa falhas em corporações que tentam inovar, analisando os motivos pelos quais essas ocorrem e como evitá-las.

Comece o ano com mais projetos inovadores!

 

8) O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben Horowitz

Este livro passa longe de fórmulas prontas. Ben procura apresentar a realidade de empreender com startups, dividindo detalhes da própria trajetória como CEO da Opsware, quando a bolha de internet explodiu.

Sem necessariamente desmotivar, esta obra traz ensinamentos importantes sobre a realidade.

 

9) Hooked – Nir Eyal

A maior missão de qualquer empreendedor é fazer as pessoas se engajarem com o produto ou o serviço. Afinal, para acelerar sua startup, isso é essencial.

No livro, você vai aprender como lidar com as emoções humanas e compreender o comportamento das pessoas, a fim de aplicar as ações certas e fazer com que elas se apaixonem pela solução.

O livro esteve em várias listas de obras mais influenciadoras de marketing de 2014 e já se tornou um clássico!

 

10) Originais: como os inconformistas mudam o mundo – Adam Grant

A criatividade, assim como andar de bicicleta, pode ser aprendida. Diferentemente do senso comum, que diz que nascemos pessoas criativas, existem métodos para fortalecer essa habilidade.

Adam escreveu a obra com base em estudos reais da universidade onde trabalha, Wharton. Se você deseja que seu 2018 seja mais criativo, não deixe de começar o ano com este livro!

 

11) O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Organizar seus afazeres, aprender a priorizar, gerir o tempo e ser mais produtivo. Certamente, essas ideias permeiam várias resoluções de ano novo. Afinal, ser capaz de fazer isso pode transformar seu negócio.

Como gestor, conforme a equipe cresça, fica cada vez mais difícil executar tudo com eficiência. Foi pensando nisso que Peter Drucker escreveu este livro – para ajudar executivos a fazer mais de seu tempo. Se você precisa melhorar tais habilidades, não deixe de ler esta obra!

 

Acelerar sua startup em 2018

Como você viu, livros podem trazer ensinamentos para diversas áreas do seu negócio: produtividade, gestão, criatividade, empreendedorismo e até negociação. Aproveite todo esse conhecimento em 2018!

Você também pode ler outro de nossos conteúdos para acelerar sua startup:

10 LIÇÕES DOS MAIORES EMPREENDEDORES DO MUNDO

Leia mais sobre Para seu negócio Startup


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.