Começar uma empresa exige investimento inicial, isso é fato. Mas nem sempre empreendedores dispõem de fundos para executar cada ação da abertura de negócio, como a montagem de infraestrutura ou divulgação. A fim de ajudar nisso, existem ferramentas para empreendedores online e gratuitas!

ferramentas para empreendedores

 

Com a ajuda da internet, você pode criar posts para redes sociais, armazenar arquivos sem o risco de perdê-los, fazer pesquisas e muito mais. Confira a seguir uma lista com as melhores e execute várias tarefas rapidamente e sem custo.

 

1 – Survey Monkey

Seu negócio deve colocar o consumidor como peça central. Atender suas necessidades é essencial para o seu sucesso. Buscando compreendê-lo melhor, o ideal é ouvir um pouco sobre suas características e dores. Isso pode ser feito com pesquisas online! Uma das melhores ferramentas para isso é o Survey Monkey.

A plataforma permite a criação de questionários gratuitos com um layout agradável e fácil de utilizar. Assim, você consegue dados importantes sobre seus usuários, clientes e potenciais clientes sem pagar nada por isso. Agora, se preferir uma pesquisa de mercado mais detalhada, não deixe de entrar em contato com uma empresa especializada.

 

2 – Dropbox

Manter seus arquivos seguros é muito importante. Imagine a dor de cabeça que a perda de um Plano de Negócio detalhado pode gerar? Com o objetivo de evitar isso, utilize um serviço de armazenamento em nuvem.

O Dropbox é uma das primeiras companhias a oferecer esse tipo de serviço aos usuários. O plano gratuito tem um limite, mas é possível receber 1 terabyte de espaço ao pagar uma tarifa anual de US$ 99,00.

 

3 – Google Analytics

Se você já possui um site (se não, saiba como criar um), precisa monitorar o que os usuários realizam dentro dele. Assim, é possível saber quais são as páginas mais acessadas e se a performance é satisfatória.

Com o Google Analytics, tais dados se tornam fáceis de acessar. Com o código fornecido pela plataforma instalada, as informações passam a ser coletadas, e você consegue observar o crescimento com o passar do tempo. Saiba mais sobre essa que é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais importantes para empreendedores.

 

4 – Evernote

Este é o app de anotações e auxiliar de produtividade mais completo do mundo. Com versões para browser e todos os sistemas operacionais de dispositivos móveis, o Evernote é capaz de armazenar informações e detalhes sobre seus projetos e tarefas com grande quantidade de detalhes.

Já pensou em utilizar o Evernote para aprender algo novo? Saiba como!

 

5 – Asana

Ainda na linha de aplicativos destinados a organizar projetos, o Asana pode ser utilizado como lista de tarefas e organização de cronogramas. A proposta é eliminar uma boa quantidade de e-mails, podendo trabalhar em equipes (até certa quantidade de pessoas é gratuito).

Você ainda pode anexar arquivos e fazer comentários nas tarefas, organizando as conversas em um só lugar. O Asana também possui aplicativos mobile, tanto para Android quanto para iOS.

 

6 – Trello

Já falamos sobre o Trello por aqui, mas ele é tão bom que vale mencionar novamente. A ferramenta é online e gratuita e possui várias funções que objetivam organizar seus projetos. Com ela, é possível criar colunas com tarefas e adicionar para cada um responsável, além de anexos, checklists, tags e muito mais. Tem aplicativos mobile para Android e iOS.

 

7 – Canva

Temos aqui no blog uma lista com ferramentas para empreendedores que não entendem de design. O Canva entrou na seleção e está aqui também por ser uma ferramenta de fácil utilização que pode ajudá-lo a criar layouts tendo em vista vários projetos (redes sociais, cartões de visita, look books, etc.).

Há uma variedade grande de templates disponíveis e basta alterar cores e fotos para que as peças tenham a cara da sua empresa. Mas, quando for possível, não deixe de contar com um profissional de design para ajudá-lo.

 

8 e 9 – Fotos e vídeos de bancos de imagem gratuitos

Com o propósito de divulgar a sua empresa, é importante contar com apresentações bonitas. Muitos negócios se baseiam no design visando entregar uma imagem de profissionalismo e qualidade. Para complementar, é interessante ter fotos bem produzidas.

Com isso em mente, conte com duas opções de bancos gratuitos:

  • Pixabay – fotos gratuitas das mais diversas categorias.
  • Pexels – vídeos genéricos gratuitos.

 

10 – Buffer

Gerenciar as redes sociais da sua empresa pode se mostrar uma tarefa complexa. Especialmente quando se está no começo, a produção para esses canais deve ser consistente. Por isso, conte com plataformas que ajudem a gerenciar e a programar posts: uma das melhores é o Buffer.

Por lá, você pode controlar seu Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, dentre outras redes. Crie campanhas, acompanhe análises e nunca fique um dia atrasado em seu cronograma. Com o plano gratuito, é possível integrar três contas.

 

11 – Slack

Esta é uma das ferramentas para empreendedores mais conhecidas entre as empresas de pequeno e médio portes – mas também utilizada por grandes corporações! Trata-se de um aplicativo de mensagens específico para times.

Com o Slack, é possível compartilhar arquivos, conversar com integrantes, gerar discussões em grupo e muito mais. Gratuito para qualquer time, permite armazenamento de até 10 mil mensagens no plano free. Conheça mais funções neste post.

 

12 – MailChimp

E-mails são o meio de comunicação mais direto entre empresas e consumidores. Esse formato de divulgação ainda traz resultados incríveis e não pode deixar de fazer parte de sua estratégia inicial.

Com o MailChimp, é possível criar campanhas e disparar e-mails para até dois mil usuários (no plano gratuito) com menos chance de ser considerado spam. Mas, antes de desenvolver e-mails, confira nossas dicas de melhores práticas.

 

13 – Sumo

O Sumo é outro aliado para suas campanhas de e-mail, mas fornece também a função de coleta de e-mails. Coloque popups e páginas de conversão gratuitas em seu site sem precisar necessariamente ter conhecimentos de TI.

O Sumo possui várias ferramentas para empreendedores que podem fazer sua empresa decolar. Gratuito até 200 assinantes.

 

Ferramentas gratuitas para empreendedores: use sem moderação

Como você viu, existem muitas possibilidades para a sua empresa na internet. Você pode começar hoje mesmo a criar campanhas de e-mail, desenvolver conteúdo para redes sociais, entender melhor seu público e muito mais.

Neste material que produzimos, encontre outras formas de aprender e alcançar o sucesso do seu negócio:

PARA EMPREENDEDORES: COMO APRENDER RÁPIDO E CONSTANTEMENTE

 

Leia mais sobre Ferramentas Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.