Cada companhia tem seus motivos para aplicar práticas sustentáveis. Mas os benefícios podem ser variados e bastante atraentes. Alguns deles:

 

  • Aumento da competitividade.
  • Aumento da produtividade e diminuição dos custos.
  • Melhores oportunidades de investimento.
  • Aumento da eficiência energética.
  • E até o aumento da retenção de talentos: todo mundo quer trabalhar em uma empresa que faz mais do que apenas pensar em lucros.

 

Se esses benefícios são atrativos, essas ferramentas podem dar uma mão para você implantar ou mesmo analisar o desempenho dessas práticas:

 

Oraculuz

Se você precisa calcular seu gasto com energia elétrica, o app Oraculuz é a saída. Com ele, você pode listar todos os produtos utilizados no dia a dia da empresa e calcular o gasto total que resulta deles.

Você ainda consegue saber se a instalação de painéis solares pode ser rentável para o seu negócio. Tudo é facilmente visualizado por meio de gráficos para que você defina quais ações futuras vão ajudar a gastar ainda menos. Baixe gratuitamente aqui!

 

Da Sua Conta

Disponível para iOS, o aplicativo Da Sua Conta ajuda a conscientizar as empresas sobre o consumo de água. Com ele, você consegue visualizar dados dos hidrômetros de prédios, casas e salas comerciais e implantar práticas sustentáveis onde é necessário.

Você ainda pode personalizar os resultados de acordo com o número de pessoas que fazem uso da água para monitorar os gastos totais e receber alertas quando estiver gastando muito. O aplicativo é em português e gratuito.

 

Manual de Etiqueta

Desenvolvido pelo Grupo Abril, o aplicativo Manual de Etiqueta Sustentável traz dicas de como mudar os hábitos dos colaboradores no dia a dia para reduzir os impactos.

São 50 dicas práticas para otimizar o uso da água, da energia elétrica e de outros recursos. O app também oferece conteúdo sobre cidadania e reciclagem que podem influenciar gastos em diversos níveis dentro da empresa.

Pelo próprio aplicativo, você ainda pode compartilhar suas práticas sustentáveis nas redes sociais. Está disponível na loja da Apple e é gratuito.

 

Rota de Reciclagem

O Rota da Reciclagem pode ser usado por negócios ou pessoas. Por meio de um mapa, você pode encontrar os pontos de reciclagem da sua cidade e dar destino certo para os resíduos.

É importante direcionar bem todos os resíduos secos, especialmente em escritórios que gastam muito papel. O aplicativo ainda explica como você deve realizar o processo de separação e entrega dos itens.

As localidades mapeadas no app são cooperativas de catadores e empresas privadas que compram esse material. Você ainda pode ter algum lucro ao implantar práticas sustentáveis!

 

Indicadores Ethos para negócios sustentáveis

Se você já tem ações implantadas, o Instituto Ethos tem uma ferramenta que permite a análise das ações sustentáveis da sua empresa. Para utilizar, basta entrar no site, preencher um formulário e cadastrar o seu case.

Em até três meses, uma equipe técnica do instituto avalia, aprova, se for o caso, e divulga sua prática sustentável. Por isso, é preciso mostrar evidências daquela prática e como ela pode ser replicada, e a equipe comprova a sua efetividade.

A ferramenta também tem o papel de indicar quais ações permitem melhores resultados nas empresas. O objetivo é demonstrar que sustentabilidade não favorece apenas o meio ambiente, mas também faz parte da estratégia de um negócio.

Você pode assistir a um vídeo aqui para saber como participar.

E aí, está pronto para implantar práticas sustentáveis no seu negócio? Compartilhe essas ferramentas com outros empreendedores para fazer ainda mais a diferença!

Leia mais sobre Ferramentas Para seu negócio Sustentabilidade


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.