Se você teve contato com o design sprint, provavelmente já ouviu falar de Jake Knapp, o designer criador da metodologia. Jake trabalhou durante dez anos na Google e na Google Ventures, onde criou o sprint e ofereceu consultorias para empresas como Slack, Uber, LEGO e The New York Times.

Se você ainda não conhece o design sprint, não deixe de conferir nosso e-book, que explica o passo a passo para criar produtos em cinco dias.

livros indicados

Neste artigo, listamos cinco livros de não ficção indicados por Jake em sua newsletter. São títulos perfeitos para quem está criando produtos e precisa de inspiração, dicas e ensinamentos de grandes escritores. Vamos lá!

 

Ideias que Colam, de Chip and Dan Heath

Os irmãos Heath possuem três livros de não ficção que se tornaram best-sellers (confira outro exemplo no próximo item da lista). Dan é professor da Duke University e Chip, da Stanford Graduate School of Business.

Nesse livro, eles explicam o que faz algumas ideias se tornarem famosas e conquistarem o público. Você vai ver como elas são simples, inesperadas, concretas, críveis, emocionais e com bom storytelling.

Se você precisa de inspiração para desenvolver um conceito marcante, precisa ler essa obra e descobrir o segredo das ideias duradouras. Adquira o livro aqui.

 

The Power of Moments, de Chip e Dan Heath

Outro best-seller dos irmãos Heath, The Power of Moments (o poder dos momentos, em tradução livre) explora como certos momentos podem alavancar nossas vidas e nos transformar para sempre.

O livro é feito de histórias de pessoas que criaram esses momentos: donos de um hotel que reergueram a propriedade encantando hóspedes, o time que transformou escolas com uma intervenção que dura menos de uma hora e muitas outras.

Você vai descobrir como minutos podem mudar vidas e o que faz esses momentos serem tão especiais. Não é à toa a indicação do criador do design sprint, afinal, a metodologia é uma forma de criar momentos especiais: soluções que surgem em cinco dias de trabalho.

 

Previsivelmente Irracional, de Dan Ariely

Dan é professor de psicologia e economia comportamental na Duke University. Ele sofreu um acidente com uma bomba que o deixou no hospital por muito tempo e passou por tratamentos dolorosos. Com isso, ficou obcecado por comportamentos irracionais e vem estudando-os desde então, procurando explicá-los em uma linguagem simples.

Esse livro desvenda o que está por trás das nossas decisões. Por que damos o próximo passo em alguma direção? O que nos faz decidir por um caminho e não por outro? Essas questões, permeadas pelos estudos de economia, podem ajudar a entender porque lidamos com dinheiro da forma como lidamos.

Você vai entender como a vida é complexa e como as nossas decisões não são só nossas, mas um produto do meio em que vivemos e das experiências que tivemos. Criar uma solução é tomar decisões, por isso, não deixe de ler. Adquira o livro aqui.

 

Roube como um Artista, de Austin Kleon

Você já deve ter ouvido: “nada é criado, tudo é copiado”. Neste livro, o autor mostra que copiar seus grandes ídolos e artistas favoritos não é antiético. Na verdade, isso é parte do universo criativo. Para se livrar do famoso medo da página branca, você pode combinar boas ideias que já existem e criar algo totalmente novo.

Parece loucura, não é mesmo? Essa obra está entre os best-sellers de livros de não ficção do New York Times e pode ser o empurrão que você precisava para destravar o potencial artístico e criativo. Uma das fases do design sprint é observar as soluções que outras pessoas deram para o problema, o que tem tudo a ver com os ensinamentos do livro.

Além de escritor e artista, Austin já falou sobre criatividade na era digital para equipes de grandes organizações como Pixar, Google, SXSW, TEDx e The Economist. Leia e saiba roubar como um artista.

 

Projeto Felicidade, de Gretchen Rubin

Você sente que os dias são longos, mas os anos são curtos? Tem a impressão de estar realizando o que realmente importa? Gretchen fez essas perguntas a si mesma em determinada altura de sua vida e resolveu fazer um projeto de um ano com o objetivo de voltar a se concentrar no que importa e mudar seu estilo de vida.

A intenção não era causar uma reinvenção completa, mas olhar para sua vida de outra forma. Com base nos ensinamentos de grandes pensadores e na sabedoria popular, além de pesquisas científicas sobre a felicidade, ela passou a refletir sobre o que funcionava e o que poderia deixar de lado.

Nesse livro, você vai conhecer 12 mandamentos, um para cada mês, que definem o que a autora aprendeu durante esse tempo. Os livros de Gretchen já venderam mais de dois milhões de cópias em todo o mundo. Leia e comece o seu projeto para a felicidade!

E aí, pronto para colocar os livros de não ficção indicados pelo criador do design sprint na sua lista de leitura? Conheça mais indicações de livros:

LIVROS PARA EMPREENDEDORES INICIANTES: O QUE LER NO SEU PRIMEIRO ANO EMPREENDENDO

 

Leia mais sobre Empreendedorismo


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.