Manter uma equipe produtiva é muito importante. Isso não significa, porém, fazer as pessoas trabalharem sem parar. Confira abaixo cinco técnicas para aumentar a produtividade da sua equipe.

Antes de começar, se você estiver procurando por aplicativos que acelerem a produtividade, não deixe de conferir este post.

Vamos lá?

 

 

Utilizar ferramentas de gerenciamento de projetos

A alta produtividade começa com uma boa gestão de projetos. Além de contar com uma pessoa responsável por organizar as tarefas dentro da empresa, garanta que ela tenha acesso às melhores ferramentas possíveis.

Não existe nenhuma ferramenta de gerenciamento de projetos que seja perfeita. Em alguns casos, será preciso testar algumas até a escolha da ferramenta ideal.

Se você precisa contar o tempo de cada tarefa, por exemplo, escolha uma ferramenta que tenha essa opção. Afinal, não é nada produtivo utilizar uma ferramenta específica para cada tarefa.

Nem sempre uma ferramenta com muitas funcionalidades é a melhor opção. Quando há muita coisa a fazer e a checar, a lógica pode não dar certo, já que isso exige muitas etapas de execução.

Por essa razão, leve sempre em conta a sua necessidade. Conheça quatro ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a produtividade da equipe:

 

  • Asana
  • Trello
  • Harvest
  • Evernote

Defina objetivos com datas

Depois de definir ferramentas de gerenciamento de projeto, a próxima etapa para aumentar a produtividade é estabelecer entregas com objetivos, datas e expectativas.

Metas e objetivos, na verdade, são sempre muito eficazes, já que é possível separar um tempo na busca de realizar algo excepcional.

Outra ideia é dividir grandes objetivos em objetivos menores. Dessa forma, é possível otimizar a quantidade de coisas a fazer, o que facilita o processo criativo e diminui a expectativa da entrega.

 

Incentive horas de descanso

Nosso cérebro funciona muito melhor quando está descansado e oxigenado. Segundo o psicólogo Ron Friedman, que estuda ambientes de trabalho, sonecas de 20 a 30 minutos durante o dia podem aumentar a produtividade, manter as pessoas mais alertas e melhorar os reflexos motores e a memória.

Por isso, pode ser uma boa ideia manter uma sala específica destinada ao descanso dentro do escritório. Em troca, você e sua equipe ganham em produtividade e assertividade do trabalho.

Você também pode incentivar a prática de atividades físicas oferecendo descontos em academias, por exemplo, contribuindo para a saúde dos colaboradores.

 

Permita flexibilidade

De acordo com um estudo realizado em 2010, permitir maior flexibilidade de horários ou de local de trabalho aumenta o engajamento e a produtividade das pessoas.

Aproximadamente 60% de trabalhadores com acesso à flexibilidade no trabalho estão muito satisfeitos com sua posição, contra 44% que têm acesso moderado e 22% que não possuem um trabalho flexível.

Além disso, proporcionar mais tempo com a família e os amigos aumenta as chances de felicidade. Afinal, todos nós temos três pilares para uma vida tranquila: trabalho, família e vida pessoal.

 

Invista em comunicação interna

A comunicação interna permite a criação de uma relação de confiança entre colaboradores e empresa.

Procure incentivar o uso correto e funcional de canais internos, como newsletters, e-mails, jornais e intranet. Se preciso, contrate ferramentas que otimizem a comunicação interna.

Quando são pouco produtivas, as reuniões contribuem para o atraso das entregas.

Por isso, proponha um planejamento. Faça o que puder para que esse não saia do previsto e inclua nele todos os assuntos a serem tratados. Toda reunião deve resultar em um Plano de Ação.

 

Melhore o ambiente físico

O psicólogo Ron Friedman diz em seu livro The Best Place to Work (o melhor lugar para trabalhar) que a presença de luz natural e janelas impactam positivamente as pessoas.

Funcionários que trabalham próximo de janelas demonstram maior produtividade e sentem-se mais satisfeitos.

 

Aplique técnicas para aumentar a produtividade da equipe

Neste post, vimos cinco técnicas com potencial de aumentar a produtividade da sua equipe.

Confira o que listamos:

  • Utilize ferramentas de gerenciamento de projetos.
  • Incentive horas de descanso.
  • Permita a flexibilidade.
  • Invista em comunicação interna.
  • Melhore o ambiente físico.

Procure sempre facilitar e otimizar o trabalho dos colaboradores. O resultado é bom tanto para eles quanto para você.

Leia também:

SLACK: CONHEÇA A FERRAMENTA QUE REVOLUCIONOU A INTEGRAÇÃO E A PRODUTIVIDADE DE EQUIPES

Leia mais sobre Para seu negócio Pessoas


Fique por dentro das novidades do Sebrae Minas

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.