Você gostaria de ser um líder medíocre? Claro que não, não é mesmo? Se você conseguiu um cargo de gestão, provavelmente direcionou a sua carreira para isso e agora que chegou aqui precisa se dedicar.

O fato é que você pode se preparar, mas nunca será um líder perfeito. Suas habilidades vão evoluir com o tempo e cabe a você entender o que funciona e o que deve ou não ser modificado.

Por isso, procure sempre desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais visando liderar cada vez melhor. Para ajudá-lo nesse caminho, listamos algumas dicas importantes.

 

 

Crie um ambiente de liderança

Procure contar com pessoas que tenham espírito de liderança no seu time, até mesmo aqueles que não estejam interessados em plano de carreira. Isso cria uma cultura na qual todos têm senso de responsabilidade e proatividade.

Dessa forma, você reúne times de pessoas que não apenas respeitam a sua autoridade, mas que inspiram confiança e se unem em torno de um bem maior.

 

Faça as pessoas se sentirem mais seguras

Gerência e liderança são duas coisas diferentes. Você não pode, por exemplo, gerenciar um time que está indo ao combate. Nesse caso, eles devem ser liderados. E é difícil alguém sentir-se seguro em um combate.

Por isso, as duas coisas devem ocorrer quando você estiver em um cargo de gestão. Deve existir liderança, inspiração e também gerenciamento. Cada um precisa confiar nas pessoas à sua volta para fazer um bom trabalho.

 

Não esconda nada do seu time

As pessoas conseguem saber quando você está omitindo alguma coisa delas. Isso faz com que elas tenham uma imagem errada de você, constatando que sua liderança é incerta e insegura.

Por isso, quando estiver em um cargo de gestão, deixe que todos saibam as regras do jogo. Faça com que compreendam em que ponto estão e qual é o plano para o futuro. Tudo isso ajuda a mostrar a sua visão e os seus valores.

 

Cerque-se de pessoas mais inteligentes do que você

Líderes encontram o sucesso quando montam times de pessoas mais inteligentes que eles mesmos. Além disso, oferecem espaço para que essas pessoas desenvolvam ideias e inovem. No fim, quem se destaca na sua área vai acabar querendo trabalhar com você.

Evite praticar o microgerenciamento e conversas que não são “com você”. Isso para que não haja dano ao ambiente de trabalho e interferência nas atividades.

 

Seja um líder curioso

Quando somos curiosos sobre as coisas e as pessoas, aprendemos, colaboramos e inovamos mais. Isso cria oportunidades, além de demonstrar  que você se importa com todos e com o trabalho que desempenham.

Falando nisso, não deixe de exercitar a sua empatia. Líderes empáticos têm mais chances de ser bem-sucedidos. Lembre-se de que isso não significa ser amado por todos, mas ouvir e entender seus problemas e pontos de vista, buscando soluções.

 

Delegue

Por mais que você tente, nunca vai conseguir fazer tudo sozinho. Confie no seu time de execução das tarefas, transmitindo para as pessoas as expectativas que você tem.

Quando os problemas aparecerem, oriente os colaboradores a resolver sozinhos. Se  lhe pedirem ajuda, resolva junto.

 

Evolua como líder

Mesmo seguindo essas dicas, você sempre estará em evolução. Assim que conseguir o tão sonhado cargo de gestão, avalie o que pode ser feito a fim de conquistar melhores resultados. E, nos períodos seguintes, não deixe de reavaliar o que andou fazendo para traçar novas estratégias.

Dessa forma, você aprende com seus erros e evolui cada vez mais como gestor.

Boa sorte no seu novo cargo!

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