Projetos inovadores não existem apenas no mundo dos negócios, no qual é preciso gerar lucro. Governos e instituições também podem ter ideias inovadoras e aplicá-las a fim de melhorar algum aspecto da sociedade. Já falamos aqui, por exemplo, sobre ONGs que inovam e modelos de negócio para cidades.

Mas um problema que precisa de cada vez mais atenção é o da causa animal. Só no Brasil, existem cerca de 30 milhões de cães e gatos nas ruas, o que é uma questão sanitária e também social. Então, com as ferramentas que temos disponíveis e as tecnologias cada vez mais avançadas e acessíveis, por que não investir para salvar os animais?

Neste artigo, vamos conhecer iniciativas que se baseiam em soluções inovadoras para tornar processos mais simples e baratos com o intuito de salvar mais animais.

 

1 – Robótica

Um grupo de alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) no Distrito Federal criou um projeto para o Torneio de Robótica que ajuda a criar órteses para animais que perderam o movimento das patas. No início, os produtos foram criados utilizando ferro e rodinhas, mas já recebeu apoio da Universidade de Brasília (UnB) e começam a ser produzidos com impressoras 3D.

A ideia do grupo foi criar um site em que as pessoas pudessem inserir as medidas do animal e receber a órtese em casa, em qualquer lugar no Brasil. A proposta também é de entregar as órteses de forma gratuita – portanto, o que custaria de R$ 200 a R$ 3 mil sai de graça.

 

2 – Digital Shelter

A associação ACC (Animal Care Centers ou Centros de Cuidado dos Animais) em Nova Iorque recebeu um prêmio de 100 mil dólares da empresa Petco por seu projeto inovador denominado Digital Shelter (Abrigo Digital).

Trata-se de uma inovação no processo de escolha e adoção de animais. Com o dinheiro recebido, a instituição vai instalar telas por toda a cidade onde será possível observar quais animais estão disponíveis, além de conhecer oportunidades de voluntariado. Assim, todos os cidadãos, independentemente da localização, podem acessar o aplicativo e quem sabe adotar um novo amigo.

Veja este vídeo que explica um pouco mais sobre o projeto:

3 – Mama in a Box

Abrigos de animais têm problemas no dia a dia quando gatos bebês perdem a mãe. Se isso ocorre, é preciso amamentá-los de um jeito muito específico: com a temperatura certa, em um cronograma complexo e extenso. Como nem sempre há funcionários para realizar esse serviço, cerca de 40% dos filhotes acabam falecendo.

Buscando resolver o problema, a instituição Brandywine Valley SPCA, de Washington (EUA), criou um produto chamado Mama in a Box, ou seja, uma caixa que reproduz o ambiente de amamentação que a mãe oferece com o propósito de que alimentar os bebês seja mais fácil.

4 – Abrigo de Contêineres

Quando falamos em abrigos de animais, nem sempre a primeira imagem que pensamos é um lugar agradável. Visando mudar essa mentalidade e criar um local sustentável, a instituição sem fins lucrativos Dallas Pets Alive (EUA) criou o conceito de um abrigo feito com contêineres de carga.

Esse tipo de construção tem sido tendência da arquitetura, já que reutiliza contêineres que estavam parados. Além disso, uma vez que o abrigo for um sucesso, é possível aumentar o espaço construído, adquirindo mais contêineres.

O projeto conta com espaço para que futuros donos e animais se socializem, além de abrigar consultórios para rápidos checkups e vacinação, estacionamento e outros espaços para maior conforto dos visitantes. O objetivo é ter uma construção que atraia pessoas por suas características divertidas e possa receber centenas de animais. O centro de adoção deve ser inaugurado em 2020.

5 – Microchips

Parece um projeto saído de filmes de ficção científica, mas a ONG Spay & Neuter Kansas City (EUA) criou um projeto que pretende angariar fundos para a produção de microchips, que deverão ser inseridos embaixo da pele de animais e depois ser escaneados.

O objetivo é ter também um scanner universal, que possa detectar os chips implantados no caso de animais perdidos e consequentemente encontrar os donos sem problemas. Afinal, um dos maiores motivos para o crescimento da população de animais nas ruas é a fuga, que pode ocorrer por acidente. Assim, há bem menos risco de famílias se separarem de seus queridos animais.

6 – Treinamento para associados

A organização Greenville County Animal Care (EUA) trabalha salvando e oferecendo animais para adoção. Com uma equipe composta totalmente de voluntários, treiná-los nem sempre é fácil. Para você ter uma ideia, existem mais de 60 funcionários e 100 voluntários ativos, que resgataram mais de 10 mil animais só em 2017.

O projeto inovador da instituição pretende lançar uma plataforma em nível estadual e nacional com vídeos que ensinem as técnicas de resgate e cuidados, além de demonstrar os membros atuais do time em ação.

Assim, é possível repassar conhecimento para novos voluntários e treiná-los rapidamente.

Inovação pelas causas sociais e ambientais

Como você viu, é possível aplicar ideias criativas para aumentar a eficiência de projetos sociais e ambientais. Todos ganham quando isso acontece! Você gostaria de conhecer outras ideias incríveis que fazem a vida nas cidades ser cada vez melhor?

Leia nosso conteúdo:

COMO INCENTIVAR O CICLISMO URBANO NA SUA CIDADE

Leia mais sobre Inspiração


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.