Você certamente já esbarrou em alguma palestra do TED na internet. As “talks” são oferecidas pelas pessoas mais criativas e inovadoras do mundo e todas estão disponíveis online. O TED ainda se expandiu, permitindo a produção de eventos não oficiais em qualquer lugar do planeta, isto é, os TEDx.

Mas por que as TEDTalks são tão especiais? A companhia  se apresentou como curadora,  durante mais de três décadas, a palestrantes que transformam o mundo mediante suas ideias (muitos receberam prêmios de destaque, como Nobel, Pulitzer, Oscar e Grammy). Esse sistema deu credibilidade à conferência, que agora é desejo de qualquer empreendedor e personalidade.

Neste artigo, selecionamos ótimas TEDTalks sobre temas ligados ao empreendedorismo, com legendas em português. Inspire-se!

1 – Microscópio de papel

Um microscópio adquirido por uma pessoa aqui no Brasil pode custar de 500 a 2.500 reais. Já imaginou conseguir identificar partículas e, especialmente, doenças com um microscópio de papel a 50 centavos de dólar (aproximadamente R$ 2,00)?

É isso que Manu Prakash, junto de um time de pesquisadores, tornou possível. Ele criou o Foldscope (junção das palavras “fold”, dobrar, e “microscopes”). Fácil de usar e feito inteiramente de papel, o Foldscope tem potencial de ensinar ciência para milhares de crianças e permitir que cientistas de todo o mundo trabalhem sem precisar adquirir um equipamento caro.

Professor de bioengenharia na Universidade de Stanford (EUA), Manu se inspira em soluções simples para grandes problemas. Por meio dessas ideias, ele acredita que podemos compreender melhor os princípios da vida na Terra e encontrar novos caminhos para nosso futuro.

Saiba mais sobre Foldscopes e adquira um.

2 – Empreendedor aos 66

Nunca é tarde para se reinventar. Paul Tasner foi demitido do cargo, após 40 anos de experiência, como consequência de um remanejamento de pessoal. Com 64 anos, ele se viu realizando trabalhos de consultoria que não o motivavam. Foi aí que teve a ideia de empreender e criou sua startup PulpWorks Inc, que produz matéria-prima utilizando material descartado pelas indústrias.

Ele dividiu sua história nesta TEDTalk e falou sobre como a parcela dos 80+ podem impulsionar o empreendedorismo:

 

A empresa de Paul já foi incluída no Fortune 100, e ele fala sobre sua experiência como empreendedor nos programas de MBA das Universidades de São Francisco e Golden Gate. Saiba mais sobre a PulpWorks Inc.

3 – Como criadores podem ter salário

Há muito tempo, artistas e criadores de conteúdo lidam com o estigma de não estarem em uma área na qual é possível ganhar dinheiro para viver. Jack Conte acredita que esse pensamento está com os dias contados e trabalha para isso: é o criador da plataforma de associados Patreon.

Jack explica que é possível que artistas recebam salários para criar a sua arte e cresçam na carreira da mesma forma que em outras profissões. Em seu TEDTalk, ele mostra como as plataformas estão mudando o cenário de criação dos conteúdos digitais:

 

Por meio de plataformas como o Patreon, é possível democratizar o acesso ao conteúdo online e, ao mesmo tempo, oferecer ganho a quem produz os conteúdos. Conheça a plataforma.

4 – Mulher e empreendedora nos anos 1960

Dame Stephanie Shirley é uma das empreendedoras de mais sucesso no mundo. Ela fundou uma empresa de mulheres programadoras, no início da década de 1960, no Reino Unido, que veio a alcançar o valor de 3 bilhões de dólares.

Esta é uma das TEDTalks mais emocionantes a que você vai assistir. Ela conta anedotas engraçadas e tocantes sobre sua história de vida e o que fez para chegar aonde está, bem como sua atuação filantrópica.

 

Stephanie, ou “Steve”, é uma daquelas empreendedoras que não visava a uma remuneração, mas sim uma missão a cumprir. Aposentada desde 1993, ela nunca deixou de contribuir para o progresso da área que ama. Saiba mais sobre ela.

5 – Empreendendo desde criança

Maya Penn, 17, sempre foi apaixonada por animação e audiovisual. Desde que descobriu como os desenhos veiculados na TV eram feitos, quis abraçar essa carreira. Além disso, é empreendedora desde os 8 anos, fazendo e vendendo roupas e acessórios sustentáveis. Em sua TEDTalk,  ela fala tanto da sua história quanto da paixão por empreendedorismo.

 

Além de se dedicar ao empreendedorismo, Maya criou a própria ONG e é a mais nova palestrante de TED Talks. Ela é a prova de que nunca é cedo demais para fazer algo por um mundo melhor. Saiba mais em seu site.

6 – Potencial da economia informal

Os empreendedores informais são os que movem a economia. Essa é a ideia que Niti Bhan apresenta em sua TEDTalk, resultado de sua pesquisa com estratégias de negócios informais.

Ela explica que a tendência é pensar nessas pessoas como fora da lei, mas o crescimento da economia na verdade depende muito delas. Por isso, o ideal é investir em infraestrutura que motive esses negócios tão autênticos.

Confira a palestra:

 

O entendimento multidisciplinar das culturas que movem o mundo pode proporcionar o desenvolvimento de nações inteiras. O impacto disso é um futuro mais acolhedor e que englobe vários contextos e situações. Saiba mais sobre o trabalho de Niti.

Ideias que mudam o mundo

Como você viu, as TED Talks nos trazem perspectivas diversas sobre empreendedorismo e nosso papel no mundo e no futuro. Você se interessa por negócios inspiradores? Se sim, vai gostar de conhecer o conceito de negócios sociais.

Não deixe de ler:

O QUE SÃO NEGÓCIOS SOCIAIS E COMO PROSPERAM

Leia mais sobre Empreendedorismo Inspiração Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.