Quem começa a empreender tem muitas dificuldades. As duas principais são tempo e dinheiro.

Todavia, para alavancar uma empresa, pensar em design é essencial. Não é só questão de estética, mas de diferenciação no mercado e alcance de novos públicos.

Enquanto não investe mais pesado nessa área, você pode utilizar ferramentas gratuitas ou muito baratas.

No post de hoje, você conhecerá algumas delas e descobrir as oportunidades que o design traz para a sua empresa.

 

Ferramentas para quem não entende de design

Confira as melhores ferramentas para empreendedores:

1. Squarespace

 

O Squarespace é uma das ferramentas de criação de sites mais descomplicadas. Além de ser fácil e intuitivo criar o seu website, ele tem uma ferramenta para criar logos, lojas on-line, aplicativos, dentre outros. O preço pessoal é de 12 dólares, e para negócios, de 18 dólares.

 

2. The Noun Project

 

Em alguns momentos, tudo o que você precisa é de um ícone ou de um botão. Esse site oferece várias opções para baixar gratuitamente – mas, se gostar, não deixe de oferecer um cafezinho para o designer!

 

3. Pexels

 

Para humanizar seu design, é essencial incluir fotos. Esse é um banco gratuito e bem selecionado para economizar seu tempo ao escolher boas imagens.

 

4. Canva

 

O Canva é uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de peças gráficas sem precisar do Photoshop. Ele já vem com templates para você personalizar.

 

5. Prezi

 

Todo empreendedor, uma hora ou outra, vai precisar fazer apresentações. A fim de impressionar sua audiência, não deixe de utilizar o Prezi. Ele é gratuito por 30 dias e depois o valor da mensalidade é de cinco dólares.

 

6. ThemeForest

 

Se você deseja um bom template para o seu site, pode utilizar o ThemeForest. Os preços variam de acordo com o modelo. Basta escolher, substituir as informações e ele estará pronto para ser colocado no ar.

 

7. Piktochart

 

Um dos recursos mais bacanas do design é o infográfico, não é mesmo? É ótimo para dispor informações de forma visual e divertida. Conte com o Piktochart para garantir templates agradáveis. Há opções gratuitas, e as pagas começam em 14 dólares.

 

8. Fotor

 

Precisa cortar uma foto? Por favor, evite o Paint. O Fotor é um editor de imagens on-line e gratuito. Você pode redimensionar qualquer figura sem precisar instalar nada.

 

Para que serve o design

Mas, se você pode fazer tudo isso desembolsando pouco ou nada, por que deveria investir mais em design? A verdade é que essa área do conhecimento é mais variada do que imagina e nela estão envolvidos vários profissionais diferentes.

Além disso, quando o trabalho de cada um deles é bem executado, sua empresa ganha um diferencial difícil de ser batido pelos concorrentes. Pense em organizações como o Airbnb, o Instagram e o Facebook. Cada uma delas conseguiu ser bem-sucedida graças ao design.

Conheça algumas das responsabilidades que o design pode ter na sua empresa:

 

Design de Comunicação

 

Tudo o que é relativo à sua imagem perante seus clientes, parceiros, colaboradores e público em geral está nesta área, muito ligada ao design gráfico.

É a cara da sua empresa, que será divulgada em peças promocionais, redes sociais, e-mails e muito mais. Um desses itens é a identidade visual – saiba mais sobre ela aqui.

 

Design de Produto

 

Esta área já é mais específica de empresas que oferecem produtos aos seus clientes, e não serviços. Trata-se de cada aspecto da produção do que você vende e a forma como será usado.

O designer de produto precisa avaliar muitos fatores para um projeto, como a psicologia do consumidor, a originalidade e a usabilidade.

 

Design de Ambiente

 

Especialmente se você recebe clientes na sua empresa, ter um ambiente perfeito é essencial. O design de ambientes toma conta desses aspectos, como pontos de venda, vitrines, layout de estações de trabalho, sinalização, dentre outros.

 

Design de Serviços

 

Esta área toma conta dos processos da sua empresa para atender melhor os clientes e também favorecer o trabalho dos colaboradores.

É uma atividade de planejamento e organização de pessoas, estruturas e interações internas e externas da empresa. Uma das atividades é o Design Thinkingsaiba mais sobre ele aqui.

 

Design Digital

 

Cada vez mais requisitada, esta área cuida dos aspectos digitais da sua empresa. Relaciona-se ao seu e-commerce, ao aplicativo, ao website, dentre outros.

O designer que trabalha com cada um desses itens se preocupa muito com a usabilidade do usuário e é bastante ligado ao Design de Comunicação, mas também tem um pouco de programação em suas habilidades.

 

Benefícios do design

Se isso tudo for bem executado, sua empresa tem grandes oportunidades de crescimento. Você pode melhorar os resultados de várias formas:

➜ Reduzindo custos de produção.

➜ Adaptando produtos às necessidades do mercado.

➜ Criando mais oportunidades de aquisição de clientes.

➜ Adotando novas formas de pensar.

➜ Promovendo sustentabilidade.

Isso tudo faz sua organização alcançar novos patamares. Só para você ter uma ideia, uma pesquisa revelou que cultivar a criatividade dá chances de você abraçar 1,5 vez mais mercado do que seus concorrentes.

E aí, pronto para investir? Comente sobre suas iniciativas relacionadas ao design!

 

4 TENDÊNCIAS-CHAVE DE DESIGN PARA 2017 (E COMO APROVEITÁ-LAS)

Leia mais sobre Design Destaque Ferramentas Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.