Você sabia que uma empresa que adota ações sustentáveis pode ser mais produtiva? Além disso, ela tem mais chances de conseguir aportes financeiros e atenção de consumidores que se preocupam com a sustentabilidade.

Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, realizaram um experimento com jovens universitários e constataram que, quando eram informados de que seu desempenho no trabalho poderia garantir doações a instituições, eles produziam 13% mais.

Empresas com projetos sustentáveis podem destacar-se no mercado por meio de suas ações. Mas você sabe utilizar o marketing sustentável? Conhece ações de outras empresas que podem inspirar você?

No post de hoje, vamos falar sobre esse tipo de marketing e como organizações de diversos setores implementaram ações que deram bons resultados.

 

 

Como utilizar o marketing sustentável

Uma boa estratégia de marketing se preocupa com as necessidades do consumidor. De acordo com as mudanças de prioridades e de consumo, as empresas precisam adequar sua mensagem ao público e à produção.

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente só aumenta. As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre aquilo que consomem, procurando empresas com ações sustentáveis incorporadas.

Contudo, para que essa mensagem atinja o seu público, é preciso saber onde, quando e como passá-la. Vamos analisar as possibilidades conforme os 4Ps do marketing: Preço, Produto, Ponto de Venda e Promoção.

Preço

As ações sustentáveis de uma empresa agregam valores mais altos aos seus produtos e serviços. Clientes conscientes em relação à sustentabilidade estão dispostos a pagar mais por aquilo que é seguro para o planeta.

Mas, antes de aumentar os preços, preocupe-se com os seguintes aspectos:

➜ Escolha fornecedores que mantenham ações sustentáveis como você.

➜ Mantenha parcerias com empresas sustentáveis.

Produto

Garanta que toda a sua produção seja ambiental e socialmente responsável. Procure inovar cada vez mais nos processos para economizar recursos e manter a qualidade de vida de seus colaboradores.

Confira algumas dicas:

➜ Procure utilizar embalagens recicláveis.

➜ Utilize insumos não refinados. Quanto menos clareamento e refino químico, melhor.

➜ Fique de olho na matéria-prima utilizada. Garanta que ela também seja reciclada e socialmente responsável.

Ponto de Venda

Seu ponto de venda também não pode ficar de fora das práticas sustentáveis. Para isso, adote as seguintes atitudes:

➜ Utilize equipamentos e lâmpadas que economizem energia.

➜ Faça o uso inteligente de insumos para melhor relação custo-benefício de seus serviços e produtos.

Promoção

Por último, relacionamos as promoções com as ações sustentáveis de empresas. Lembre-se de manter a divulgação sustentável do seu produto e serviço:

➜ Explore mais a internet como meio de divulgação.

➜ Diminua a quantidade de papel não reciclável gasto na sua comunicação.

Viu só como é fácil garantir que as ações sustentáveis façam parte da sua estratégia? A seguir, veremos como elas se aplicam a alguns setores específicos.

 

Ações sustentáveis no agronegócio

O agronegócio é responsável pela degradação de muitos ecossistemas. Todavia, não é preciso que isso aconteça em todas as produções. Na indústria de laticínios, por exemplo, existem várias formas de adotar atitudes que protejam o meio ambiente. E isso não é só na agricultura familiar.

A Itambé, em sua unidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, implementou um projeto de reciclagem da água. O sistema criado recupera o que sobra da produção de leite em pó e condensado, tratando-a e destinando-a a um novo uso.

Feito de tanques, tubulações, filtros e condutivímetros, o sistema de recuperação reduz em 50% a captação de água de poços artesianos.

Na Itambé, existem ainda ações sustentáveis que visam à economia de energia. Um exemplo é a substituição do combustível não renovável pela biomassa em todas as unidades industriais.

A mudança na matriz energética da empresa representa menos 60.000 TCOe/ano (Toneladas de Carbono Equivalente por ano) lançados na atmosfera.

Confira outras ações sustentáveis possíveis na produção de laticínios, segundo o banco de boas práticas da FIEMG:

➜ Certifique-se de que não sobre água dentro do tanque do caminhão e em equipamentos e utensílios, para reduzir o consumo.

➜ Evite quedas de produtos e subprodutos em pisos, visando reduzir o custo com efluentes líquidos.

➜ Use detergentes biodegradáveis, a fim de diminuir a carga produtora.

➜ Utilize material uniforme com baixo teor de umidade, caso o combustível seja a lenha, a fim de aumentar a eficiência energética.

 

Ações sustentáveis na construção civil

A construção civil é outro segmento que produz grande impacto ambiental. Por isso, as empresas procuram aplicar práticas sustentáveis que  minimizem o consumo de recursos naturais.

A Concremat Engenharia e Tecnologia é uma dessas empresas. Atuante na execução e no gerenciamento de projetos nas áreas de transporte, saneamento, petroquímica, e em obras públicas, a construtora ganhou o 11º Prêmio Brasil Ambiental na categoria “Inovação”.

Essa foi a sexta premiação no tema, e a Concremat acumula ainda uma série de certificados e práticas em sustentabilidade e inovação gerencial em seus projetos. Isso se deve às ações de coleta seletiva, ao monitoramento do consumo de água e energia nas obras e ao apoio a ONGs com projetos favoráveis ao meio ambiente.

Confira outras ações sustentáveis possíveis para a construção civil, que envolvem não só as obras, como também o projeto final, para construções ambientalmente eficientes:

➜ Utilize painéis fotovoltaicos para a geração de energia.

➜ Garanta o bom desempenho térmico das construções com material adequado, reduzindo os gastos posteriores com energia elétrica.

➜ Reutilize resíduos de demolição em aplicações como a pavimentação ou em outros casos em que a qualidade elevada não seja necessária.

 

Ações sustentáveis em oficinas mecânicas

Os processos realizados em oficinas mecânicas e em outras empresas que empregam máquinas pesadas precisam ser bem regulados para evitar o desperdício e a contaminação do ecossistema.

Na multinacional Ford Company, a fabricação dos motores também é feita com ações sustentáveis. O processo de usinagem de peças metálicas gera um total médio de 375 t/mês de cavacos metálicos.

Esses cavacos são originados de diferentes tipos de processo e impregnados com diferentes tipos de óleo e emulsão oleosa de corte. Assim que são produzidos, ficam em caçambas móveis para a decantação dos óleos. A quantidade restante do processo fica em torno de 35,2 t/mês, ou 9,5% do peso do cavaco.

Tais resíduos são então drenados e conduzidos para a reciclagem. Com o processo, a redução na compra de óleo para corte ficou em torno de 1.400 litros/mês, representando uma economia de aproximadamente R$ 11.000,00/mês.

Outras boas práticas para oficinas e fábricas:

➜ Mantenha o local de armazenamento de combustíveis e óleos isolado e fechado, com calhas para a coleta de água pluvial, a fim de eliminar a proliferação de vetores no ambiente e a perda de matéria-prima.

➜ Efetue o tratamento da água para regar jardins e lavar áreas.

➜ Caracterize, classifique e segregue os resíduos sólidos para tratá-los adequadamente, com destino apropriado.

 

Conclusão

Como você pode constatar, as ações sustentáveis trazem benefícios não só para o meio ambiente, mas também para as empresas, com a economia de recursos e o aumento do faturamento.

Observe o que é possível ser feito como ação sustentável na sua empresa e planeje novas soluções para encantar ainda mais seus clientes.

Quer saber mais sobre sustentabilidade nas empresas? Leia também:

OS SEGREDOS DAS EMPRESAS MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO E COMO VOCÊ PODE APROVEITÁ-LOS

Leia mais sobre Para seu negócio Sustentabilidade


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.