Empreendedores têm muito mais chance de sucesso quando entendem melhor cada parte de seu negócio. Não é necessário que façam tudo (inclusive isso é prejudicial), mas ter um entendimento mais aprofundado traz uma visão ampla. E você não precisa gastar dinheiro para isso! Que tal fazer certificações on-line e gratuitas?

Neste artigo, listamos algumas indicações de cursos que oferecem certificado e que podem ser de grande ajuda para quem tem uma empresa e precisa divulgá-la, acompanhar métricas ou criar processos mais bem-definidos. Acompanhe!

 

Certificações do Google Primer

A primeira grande dica é o aplicativo para dispositivos móveis Google Primer. Ele permite que você aprenda sobre marketing digital, SEO, redes sociais e muito mais com aulas de apenas cinco minutos em português.

Basta escolher as especializações desejadas e começar a fazer. O app ainda funciona on-line para que você possa estudar enquanto está viajando ou indo para o trabalho. Sempre atualizado com mais cursos, o aplicativo hoje apresenta as seguintes certificações gratuitas:

 

  • Marketing Digital
  • Marketing de Conteúdo
  • Analytics
  • Redes Sociais
  • Mobile Marketing
  • Vídeo Marketing
  • Experiência do Usuário
  • Vendas
  • Construção de Marca
  • Engajamento
  • Sites
  • Comunicação com Cliente
  • Gerenciamento de Negócios
  • Gerenciamento de Agências
  • Planejamento de Negócios
  • Insights
  • Empreendedorismo

 

Vamos detalhar algumas a seguir.

 

Google Analytics (Business Intelligence)

O Google Analytics é uma das maiores ferramentas de acompanhamento de métricas do mundo. A análise de dados é aprofundada e traz diversos filtros e características sobre os sites. Uma pessoa leiga pode ficar bem confusa e ter dificuldade de compreender e avaliar tudo.

Ao mesmo tempo, a área de business intelligence só cresce, com a demanda por profissionais cada vez mais alta. Por isso, vale a pena se dedicar à certificação e conseguir digerir os dados e tomar melhores decisões para o seu negócio, mesmo que em conjunto com o um profissional de BI.

Confira a certificação do Google Analytics.

 

Compra de mídia e mídia programática

Nós já falamos sobre mídia programática por aqui! Trata-se de sistemas de compra de espaço publicitário na internet de forma automática, utilizando softwares (um deles é o Google Ads) que integram todos os sites que têm o espaço. Assim, empresas podem fazer divulgação sem precisar negociar com cada um deles.

Além disso, existe a compra de mídia de diversas formas, como dentro de plataformas sociais (como o Facebook Ads) e Youtube Ads.

Confira as certificações on-line gratuitas nessa área:

 

  • Certificação Google Adwords: vale para Google, sites parceiros do Google, Youtube, entre outros. Entenda as modalidades de anúncio, quais são os princípios e as regras.
  • Certificação em Bing Ads: a plataforma de buscas Bing oferece esta certificação, que ensina a otimizar campanhas para melhores resultados e fazer bom uso de palavras-chave.
  • Facebook Blueprint: plataforma de aprendizado e certificação do Facebook que traz ensinamentos diversos, desde otimização de anúncios até impulsionamento de resultados da empresa. Todos em português.

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é baseado na produção de conhecimento pela empresa, que funciona como vetor de atração de usuários de conversão de leads, além de outros objetivos, como o reconhecimento da marca como referência na área. E você sabia que existem certificações on-line gratuitas para quem quer aprender a produzir conteúdo e traçar estratégias de atração e conversão?

Veja só:

 

Não deixe de ler nosso conteúdo sobre o porquê de sua empresa ter um blog.

 

Inbound marketing

O inbound marketing é a área do marketing digital que se dedica à geração de leads, com a ajuda do marketing de conteúdo que falamos acima. A diferença está nas ações com esses leads, que envolvem mais canais e áreas da empresa, como vendas e planejamento.

Com o inbound marketing, você consegue atrair leads mais qualificados, que tenham a ver com a sua persona e realmente estejam preparados para a compra.

Quer aprender mais sobre isso? Veja certificações on-line gratuitas na área:

 

 

Vídeo

O Youtube se tornou fonte de renda para muitos produtores de conteúdo e, consequentemente, transformou-se em um espaço para as marcas anunciarem com alta possibilidade de conversão. Por isso, o Google criou uma certificação on-line e gratuita para quem deseja anunciar por lá. Confira:

 

  • Estratégia de conteúdo para Youtube: possui ensinamentos sobre as práticas da plataforma, tanto para criadores quanto para marcas e até advogados. Você vai aprender sobre geração de recursos, direitos autorais e desenvolvimento de canais.

 

Gestão

Existem ainda certificações para quem quer potencializar sua gestão. Isso inclui tanto liderança quanto gestão de projetos. Aumentar seu conhecimento nesse sentido pode fazer de você um líder mais inovador. Veja algumas delas:

 

  • Certificação White Belt: tem duração de 8 horas e é oferecida gratuitamente pela Escola DTI. Foca no aprendizado básico de processos que permitem implementação de melhorias.
  • Princípios da inovação: oferecido pelo Instituto de Educação Tecnológica (Ietec) traz conhecimentos básicos de inovação na gestão das organizações, além de ferramentas e caminhos para inovar.
  • Introdução ao Lean Manufacturing: a metodologia Lean Manufacturing é originária da Toyota e foca na eliminação de desperdício e otimização dos processos. A certificação on-line gratuita é uma das mais exigidas nos currículos de gestão.

 

Aprenda e certifique-se

Aprender sobre as plataformas que podem fazer a sua empresa crescer é muito importante. Quando você se informa sobre isso, todos ganham, inclusive os profissionais de cada área que descrevemos acima, caso não seja a sua área.

Confira outro conteúdo com dicas de aprendizado:

EMPREENDEDORISMO É ALGO QUE SE APRENDE?

Leia mais sobre Destaque


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.