Você acredita que cervejas possam ter estratégia de branding? Não só podem, como devem! O número de cervejarias artesanais brasileiras cresceu cerca de 17% entre 2014 e 2015, o que aumenta a necessidade de se manter competitivo. E o branding pode ajudar nisso.

Pensando em se destacar no mercado, a Cervejaria Küd, de Nova Lima (MG), contratou profissionais por meio do Sebraetec para traçar um plano que trouxesse maior diferencial para a marca. A seguir, vamos explorar um pouco sobre esse trabalho, conhecer o histórico de consumo de cerveja no Brasil e saber mais sobre o Sebraetec.

Vamos lá!

 

A cerveja artesanal no Brasil

Durante muito tempo, os brasileiros foram apaixonados pelas cervejas alemã e britânica. Apenas no fim do século XIX, a cerveja artesanal brasileira ganhou força – o motivo foi o aumento dos impostos, que inviabilizou importações.

Uma vez que começamos a criar estrutura para produzir cerveja, passamos a ter um volume maior do produto no mercado, especialmente nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e no Sul do país.

Aos poucos, a competitividade forçou as empresas a cortar gastos, o que resultou na diminuição da qualidade da cerveja. Especialmente grandes indústrias começaram a incluir ingredientes de baixo custo nas produções.

Entretanto, nos últimos anos, o mercado tem despertado sua atenção para as cervejas artesanais em busca de qualidade. Novas cervejarias surgem a cada mês – no total, o país já conta com mais de 40 marcas diferentes.

É aqui que entra a Cervejaria Küd. Procurando aproveitar esse aumento de importância no mercado, a marca surgiu com o nome de KüdBier.

 

Criação da Cervejaria Küd

Criada em 2008, a empresa foi aberta por cinco amigos, unidos por duas paixões: cerveja e rock’n roll. Eles tiveram a ideia de começar a produzir cerveja durante encontros semanais, em que se reuniam para beber, conversar e ouvir música.

A partir daí, deram início à especialização e à capacitação, bem como às pesquisas na internet, e, nas primeiras tentativas, os resultados já foram excelentes. O negócio começou a se estruturar em 2010, depois que os amigos venceram um concurso de cervejas na Argentina.

Ainda conhecida como KüdBier, nessa época, a empresa mudou seu nome para Cervejaria Küd, a fim de ganhar mais reconhecimento por parte do público.

 

Nova estratégia de branding da Cervejaria Küd

Para não se perder em meio a tantas marcas, a Küd precisou encontrar um diferencial. O que faria o consumidor escolher a cerveja Küd e não as outras? A ideia foi trazer uma estratégia inovadora de branding, subsidiada pelo Sebraetec.

Nós já falamos um pouco de branding por aqui. Neste post, por exemplo, você compreende melhor essa área do conhecimento e entende por que não se trata apenas de uma nova identidade visual.

Já discutimos também sobre o design como valor de marca: como algumas empresas fazem do design um de seus diferenciais. Ainda assim, o branding é um conjunto de estratégias para reforçar uma marca e não trata apenas do design.

O fortalecimento da marca da Cervejaria Küd foi baseado na mensuração de resultados e na análise do estilo de vida dos clientes, tentando descobrir o que eles veriam como valor da marca.

 

Pontos fortes e fracos

O primeiro passo da nova estratégia foi traçar os pontos fortes e fracos da marca, tentando encontrar no estilo da Cervejaria Küd aquilo que apelaria para seu público. E a resposta estava no rock’n roll.

Cada cerveja leva o nome de uma música favorita dos amigos. Além disso, foi criado um kit de experiência dos clientes com a cerveja Küd, que inclui uma cerveja, um copo com a marca da Küd, uma bandana, uma camisa de banda de rock e uma playlist das melhores músicas de rock dos últimos anos.

É uma ideia de embalagem que valoriza o produto e é ótima para presentear quem também gosta de rock. Com essa estratégia, houve aumento de 30% de conversão de novos clientes por mês.

Se quiser saber mais sobre como embalagens podem trazer um diferencial para seu negócio, não deixe de ler este post.

Mas as ações não pararam por aí: houve também a adição de um manual do apreciador da cerveja artesanal, o fortalecimento do e-commerce e das redes sociais da Cervejaria Küd, uma parceria com eventos e uma nova “sociedade” com um cachorro mascote.

 

Resultados alcançados com as novas estratégias

Em apenas quatro meses após o trabalho, houve a ampliação de faturamento da Cervejaria Küd em aproximadamente 128%, maior alinhamento dos canais de comunicação, o que reforçou o propósito da marca e o fortalecimento do e-commerce em 30%.

O trabalho foi realizado em conjunto com o Sebraetec no Sebrae Minas, que forneceu 80% de subsídio. O programa é nacional e procura garantir o acesso de pequenas e médias empresas à inovação.

Se quiser saber mais sobre o Sebraetec e como participar, não deixe de ler este post:

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