Recrutar as pessoas certas faz toda a diferença para o seu negócio. É sua equipe que traz novas perspectivas para o trabalho e está sempre pronta para colocar a mão na massa. Por aqui, já demos dicas para encontrar e reter talentos (não deixe de conferir!).

Mas um dos principais momentos do processo é a entrevista de emprego. Ao ficar cara a cara com o entrevistado, o empregador pode ter uma impressão melhor e mais detalhada do seu perfil a fim de perceber se ele tem a ver com a empresa. O candidato também tem chance de fazer a mesma análise, avaliando se aquela vaga é o que pensou.

 

entrevista de emprego

 

Por isso, a entrevista de emprego tem de ser bem estruturada: ambos os lados precisam ter as informações necessárias para levar o processo adiante. Ainda assim, sem a ajuda de um departamento de recursos humanos, que nem toda empresa possui, você pode se enrolar na hora de entrevistar o candidato.

Por isso, separamos neste post algumas dicas de como conduzir uma entrevista de emprego de sucesso.

 

Antes da entrevista

Uma boa dose de preparação é essencial para uma entrevista de emprego assertiva. Por mais que conduzir entrevistas pareça fácil, é necessário se planejar bem, mesmo quando o objetivo é uma conversa mais informal. Com um sistema padronizado, você consegue analisar melhor os candidatos à luz do perfil desejado e passa a tomar decisões melhores.

Comece redigindo um bom briefing de vaga – é aqui onde tudo começa. É preciso deixar bem claras quais são as competências desejadas, quais tarefas serão executadas, etc. Se possível, dê uma prévia sobre como é trabalhar na sua empresa. Assim, você evita que as pessoas se candidatem a um cargo que não desejam realmente. O entrevistador precisa estar por dentro de tudo o que foi pedido na vaga.

Para se preparar, revise o currículo e componha as perguntas, baseando-se no currículo do candidato e na descrição da vaga. Por mais que pretenda fugir do roteiro, em busca de um momento mais informal, é muito importante listar os pontos que pretende atacar na conversa.

Ao marcar o horário, reserve um bom espaço na sua agenda. Evite ao máximo se atrasar ou ter que sair antes que a entrevista acabe. Isso pode passar uma imagem de desinteresse para o candidato.

O local da entrevista de emprego também faz toda a diferença. Você precisa deixar a pessoa mais à vontade (lembre-se de que ela provavelmente estará nervosa). Além disso, escolha, de preferência, um local que impeça qualquer tipo de interrupção.

 

A condução da entrevista de emprego

Chegou o grande momento. Sempre comece a entrevista tentando quebrar o gelo e mostrando para a pessoa que ela não precisa estar nervosa. Assim, você a deixa mais segura para demonstrar suas qualidades e competências.

Antes de começar com as perguntas, explique mais sobre o que é esperado daquela seleção, quais são os objetivos, etc. Recorde as exigências e os diferenciais da vaga e fale sobre como o novo contratado deverá agir em seu dia a dia. Se possível, comente também sobre questões práticas, como o salário e os benefícios. Você precisa convencer o candidato de que sua empresa é um ótimo lugar para trabalhar!

Outras dicas para uma boa entrevista de emprego:

 

  • Avalie o comportamento pessoal. Muitas vezes, é isso que faz toda a diferença no sucesso da contratação. Mas isso não significa julgar o estilo de vida do candidato, apenas avaliar se os seus valores profissionais se alinham com os do negócio.
  • Peça ao candidato que conte histórias sobre como tem aplicado suas competências no dia a dia do trabalho. Assim, você o deixa falar de uma forma livre, mas ainda direcionando a entrevista.
  • É possível que você, como entrevistador, se sinta tentado a comentar as falas do candidato e colocar um pouco da sua própria opinião ou experiência. Evite fazer isso. Deixe que a pessoa elabore e desenvolva seus próprios pensamentos sem muita interferência.
  • Perguntas pessoais (estado civil, filhos) são pouco aconselháveis. Qualquer questionamento nesse sentido pode soar um pouco estranho ou até mesmo preconceituoso. Por isso, prefira deixar assuntos de cunho pessoal de lado.

 

Depois da entrevista

Ao finalizar a entrevista, pergunte ao candidato se ele tem alguma dúvida. Responda, caso ele precise, e finalize explicando quais serão os próximos passos, o que acontecerá se for aprovado, etc.

Quando o processo acabar e sua empresa se decidir por um candidato, não deixe de responder aos outros. Se possível, ofereça um feedback, explicando por que a pessoa não foi aprovada. É importante deixar a porta aberta, já que, mais tarde, aquele candidato pode se aproximar do perfil desejado. A imagem da empresa perante o mercado também não sofre, e você demonstra que seu negócio é sério e comprometido com as pessoas.

E aí, pronto para conduzir a sua próxima entrevista de emprego? Se o que você procura é um time orientado a resultados, temos outro conteúdo que pode ser do seu interesse:

COMO MONTAR UM TIME ORIENTADO A RESULTADOS

 

Leia mais sobre Pessoas


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.