A cultura organizacional é a personalidade de uma empresa. É como se fosse um código subentendido de como cada um deve agir e o que une as pessoas dentro de seus times.

Alcançar a cultura perfeita em pequenas empresas é um pouco mais fácil. Quando o crescimento começa, as coisas podem se complicar. A comunicação se torna mais difícil, e ter consenso sobre as decisões é praticamente impossível.

Mesmo assim, você pode manter todos envolvidos com o propósito e percebendo o valor da organização, mesmo quando tratamos de grandes empresas. Na verdade, o crescimento depende do sucesso da cultura organizacional.

Hoje, vamos falar sobre o que é cultura organizacional, como ela pode ser implementada e seus resultados para as empresas.

 

 

O que é cultura organizacional

A cultura de uma empresa é o que guia seus colaboradores para ações que trazem resultados e têm a ver com o objetivo da organização.

Muitas empresas definem regras escritas até mesmo em seus sites, determinando o que cada integrante deve ou não fazer. A cultura organizacional, porém, não pode ser estabelecida apenas por isso.

A maior parte das atitudes das pessoas dentro da organização é tomada de acordo com normas subentendidas. São hábitos, crenças e valores praticados tanto em relação aos diretores quanto aos estagiários. Algo natural por parte de quem acredita no negócio.

Por não serem atitudes “forçadas”, mas genuínas, essas têm o potencial de alavancar a produtividade e a integração da equipe.

O clima do ambiente de trabalho também tende a ser mais agradável, permitindo o fluxo de novas ideias e inovação. Isso acaba por influenciar as entregas e a satisfação de clientes.

A cultura pode até mesmo mudar completamente. Por depender bastante do contexto e das pessoas, se há alterações drásticas, a cultura organizacional segue o mesmo caminho. Entretanto, isso pode ser bom.

Confira este vídeo com a fala do presidente da Franquality, empresa organizadora do I Fórum de Cultura Organizacional, Almiro dos Reis Neto:

A seguir, vamos analisar algumas ações que você pode tomar para implementar a cultura organizacional perfeita para a sua empresa.

 

Como aplicar a melhor cultura organizacional

Nenhuma cultura é igual à outra. Todavia, uma coisa é certa: algumas ações podem causar impactos positivos em qualquer organização. Veja abaixo algumas delas:

Designe um responsável pela cultura

Assim como qualquer projeto, a cultura organizacional precisa ter um responsável. Claro, a pessoa não vai fazer todo o esforço sozinha. Contudo deverá ficar encarregada de manter o foco e de supervisionar se todos estão seguindo a mesma direção.

O responsável poderá, por exemplo, liderar ações de integração ou mudanças físicas do escritório. É importante que ele entenda exatamente aonde a empresa quer chegar e quais são os principais valores.

Lideranças definem o tom

A maior parte da cultura organizacional é fixada pelas atitudes da liderança. Assim, os líderes precisam incorporar tudo o que uma organização deseja ser.

Se, por exemplo, transparência é importante para a empresa, é preciso que diretores, CEOs, fundadores, dentre outros, sejam confiáveis e corretos. A tendência é que o resto das equipes siga os mesmos passos.

Marc Benioff, fundador da Salesforce, definiu desde o começo que o foco da empresa sempre seria o atendimento de excelência. Caso não demonstrasse foco nisso, o líder que assim agisse era convidado a se retirar. Não porque era mau profissional, mas porque seus valores pessoais não batiam com os da organização.

Assim, o papel do líder na implementação de uma cultura organizacional que gere bons resultados não é apenas dar ordens. Os líderes são exemplos de atitudes e comportamentos que os outros membros das equipes esperam encontrar.

Ouça as pessoas

Ninguém vive mais a cultura organizacional do que seus colaboradores; por isso, receber feedback é vital. Em vez de esperar que as coisas fiquem degradadas, o que pode suscitar reclamações, antecipe-se e conduza entrevistas e pesquisas recorrentes para saber como anda o ambiente de trabalho.

É pertinente que a pessoa designada por você para ficar responsável pela cultura possa ser a encarregada disso. Especialmente quando algo muda, como uma liderança ou um espaço físico, é preciso ouvir a opinião das pessoas.

 

Empresas bem-sucedidas em suas culturas organizacionais

Enerplus

A preocupação com a cultura não é restrita a empresas que nasceram inovadoras. A Enerplus, companhia de óleo e gás de médio porte baseada no Canadá, fez da cultura corporativa um foco nos últimos anos.

Os resultados foram bastante satisfatórios: mesmo sendo uma indústria tradicional, a Enerplus conseguiu incentivar novas ideias e projetos inovadores no ambiente de trabalho. O modelo aplicado foi copiado por outras companhias do setor, uma vez que atrai muitos talentos e confere estabilidade ao faturamento.

ContaAzul

Startup brasileira que desenvolve softwares de gestão, a ContaAzul aplica desde o início o foco no atendimento ao cliente. O modelo de call center, por exemplo, foi eliminado pelos fundadores, que hoje contam com um departamento de “encantadores de clientes”.

Segundo uma matéria do Projeto Draft, o modelo de gestão é horizontal, em detrimento da cultura muito corporativa. Tudo isso funciona para o modelo da empresa, que já conquistou mais de 500 mil clientes.

 

Para resumir

Neste post, você leu sobre o que é uma cultura organizacional e como ela pode ser implementada para gerar bons resultados nas empresas. Destacamos três ações principais:

➔ Designar um responsável pela cultura.

➔ Ter ciência de que lideranças definem o tom.

➔ Ouvir seus colaboradores.

Também vimos dois exemplos de culturas bem-sucedidas: Enerplus e ContaAzul.

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