Não julgue um livro pela capa. O famoso ditado pode realmente aplicar-se às obras literárias, mas, quando falamos de embalagens, não é uma verdade. Aqui, a apresentação conta – e muito.

Tanto em e-commerces quanto em pontos comerciais físicos, a forma como seu produto chega ao consumidor é muito importante. Pode significar, até mesmo, o aumento de valor e facilitar a decisão pela compra. Ou, caso não seja bem pensado, afastar o cliente.

O motivo disso é simples. Nós temos cada vez menos tempo de pesar os prós e os contras de novos produtos. Acabamos, então, escolhendo o caminho mais fácil e nos guiando pela apresentação.

Já no caso de e-commerces, esse é o único ponto de contato entre a marca e o cliente. Depois de esperar o produto chegar no seu endereço, ter uma surpresa ruim estraga toda a experiência. Por isso, as embalagens precisam ser bem pensadas.

No post de hoje, vamos analisar a importância do design de embalagens e como você pode pensar em algo que vai diferenciar o seu negócio no mercado.

 

 

A importância do design de embalagens

Com uma embalagem bem pensada, você pode comunicar muitas coisas sobre a sua empresa, desde a funcionalidade do produto até os valores da sua marca. Podemos até dizer que é quase tão importante quanto o próprio produto.

Imagine que uma pessoa se depare com uma embalagem bem desenhada e que representa bem aquele produto. Ela vai escolher essa em detrimento de outra que pareça mal feita e não representa o que contém.

Algumas razões para você começar a pensar nas suas embalagens com mais carinho:

➔ Diferenciação: para conseguir a atenção do consumidor, você precisa de uma boa apresentação. Afinal, a concorrência é cada vez maior. Faça com que o consumidor se lembre da sua empresa por meio da embalagem.

➔ Convencimento: nosso cérebro responde a formas e cores de vários jeitos diferentes. Uma embalagem branca, por exemplo, passa a mensagem de algo puro e simples. Já o azul claro significa algo mais divertido, enquanto o azul marinho é mais profissional.

➔ Marketing: a apresentação do produto pode ser uma poderosa ferramenta de marketing. Na verdade, ela é parte do seu branding e da sua identidade visual e é um item de reconhecimento de marca por parte do público.

Ou seja, com uma embalagem bem construída, você pode destacar o seu produto, ter mais chances de vender e ainda colocar a sua mensagem para as pessoas verem e tocarem.

Um exemplo é a empresa de cosméticos L’oreal, que mudou a embalagem dos desodorantes Garnier Bí-O, apostando em embalagens com cores chamativas. O produto atingiu em apenas quatro meses 10% de participação de mercado na região do Rio de Janeiro.

 

Como bolar embalagens para seus produtos

Um bom design de embalagem deve refletir a criatividade e a personalidade da companhia. Não basta fazer apenas um pacote “bonito”. Tudo precisa ser estudado, desde o formato e o material até as promoções que podem vir junto, como produtos combinados em kits. É preciso ainda que o conteúdo da embalagem esteja bem protegido, e sua abertura seja funcional.

Confira algumas dicas para fazer da sua embalagem um item vencedor:

➔ Aposte na simplicidade. Informações demais atrapalham o entendimento e podem prejudicar a embalagem. E não vale apenas para a parte gráfica: procure manter o pacote o mais leve possível.

➔ Seja honesto. As pessoas que compram seu produto querem saber exatamente o que estão adquirindo. Por isso, não tente disfarçar pontos fracos ou omitir informações.

➔ Priorize a autenticidade. Você também deve querer que a embalagem tenha a cara da sua empresa, que é só dela.

➔ Invista em segurança. Especialmente em e-commerces, manter a segurança dos produtos é importante. Coloque almofadas de ar, fitas adesivas e tudo o que for necessário para garantir um transporte sem danos.

➔ Faça o pacote ser parte da experiência. Desempacotar um celular novo tem uma sensação boa para seu dono. Pense que você pode oferecer o mesmo tipo de experiência para seu cliente. Por isso, seja criativo na hora de montar a embalagem.

➔ Lembre-se da sustentabilidade. Fazer um pacote com muitos itens não recicláveis pode demonstrar para seu consumidor que você não se importa com o meio ambiente. Não deixe que isso aconteça e utilize material eco friendly. E mais: se você conseguir fazer uma embalagem que possa ser utilizada para outra coisa mais tarde, será uma ótima ideia

 

Tendências

Visando complementar a ideia, listamos algumas tendências das embalagens de hoje. Confira para ver se alguma delas se aplica ao seu negócio:

Feito à mão

Os produtos apresentados com um toque feito à mão, com uma caligrafia em letra cursiva ou passando a impressão de que foi feito manualmente têm conquistado espaço no mercado.

Essas embalagens parecem ser mais próximas do público, com um toque pessoal e sem muita industrialização. Produtos de comida com uma proposta mais natural podem adotar esse tipo de embalagem.

Textura

Adicionar um pouco de textura à sua embalagem também pode ser uma boa ideia. Isso oferece uma sensação a mais para a pessoa que tem contato com o seu produto.

Se a proposta gráfica ainda tiver padrões que se repetem, você pode reforçar ainda mais a sua marca, enviando uma mensagem ainda mais forte aos seus clientes.

Cortes

Algumas marcas ainda apostam nos cortes estratégicos da embalagem. Com eles, você pode mostrar um pouco do que há lá dentro, passando a confiança que citamos acima, ou mesmo criar uma brincadeira interessante.

Diversão

Por falar em diversão, esta é outra tendência das embalagens, despertando o lado infantil das pessoas – ou mesmo chamando a atenção das próprias crianças. Isso inclui cores fortes, ilustrações e imaginação à solta.

Você pode usar esse tipo se quiser demonstrar que é um negócio divertido e ousado, ligado às referências da cultura pop e à internet.

 

Dá para fazer mais com embalagens

Esperamos que com essas informações você já comece a pensar nas novas embalagens para seus produtos. Lembre-se: manter a personalidade da sua empresa é importante e demonstrar consistência é essencial para ter a garantia de ser reconhecido.

Procure gastar mais tempo pensando em novos pacotes e apresentações. E, depois de definir, evite mudar sempre, para que os consumidores conservem a sua marca em mente.

Quando estiver definido, é só aproveitar os benefícios que uma boa embalagem pode oferecer.

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