Toda empresa quer ser mais conhecida, querida e lembrada pelo público. Além disso, também desejam desenvolver campanhas de marketing inesquecíveis e que gerem mais vendas. Um plano de marketing é justamente o caminho para as ações que vão conquistar a atenção do seu público-alvo.

É nesse documento que ficam registrados os esforços de branding, os conceitos de campanhas futuras e, claro, os objetivos de marketing de uma empresa. Para executar esse planejamento tão importante para a imagem e divulgação do negócio, o empreendedor ou gestor de marketing contam com uma grande aliada: a pesquisa de mercado.

Saiba como ela pode contribuir para o desenvolvimento de um plano de marketing completo, embasado e eficaz. Conheça as vantagens dos estudos de mercado e quais pesquisas você deve fazer para planejar melhor o futuro do seu marketing.

 

O que não pode faltar no seu plano de marketing

O plano de marketing norteia toda a estratégia de divulgação e imagem de uma empresa. É a partir dele que as metas são estabelecidas, portanto o primeiro passo é registrar no planejamento os seus objetivos, distribuindo-os ao longo do tempo. Defina e registre os responsáveis por cada um deles assim como as ações necessárias para cumprir cada etapa.

Use o plano de marketing também para registrar lições aprendidas no passado e pensar em formas de aprimorar o aprendizado. Qual é o posicionamento da sua empresa? Que tipo de esforços são feitos na área de marketing? Responder a essas perguntas é o ponto de partida para pensar no que deve ser feito.

Em seguida, pense nas ações a serem adotadas para atingir os objetivos. É nessa hora que a pesquisa de mercado vai ajudar.

 

Para que serve uma pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado servem para embasar decisões de negócio. É por meio da coleta de dados e informações que qualquer tipo de empresa pode agir com mais segurança, deixando os achismos de lado. Elas servem ainda para auxiliar qualquer área de uma empresa, levantando dados sobre os consumidores e os concorrentes e conversando diretamente com os seus clientes. Assim, representam um canal para ouvir quem mais importa para a empresa.

A pesquisa serve como ponto de partida para pensar nas estratégias e ações de marketing a serem tomadas.

 

Tipos de pesquisa para o plano de marketing

Hábitos de consumo

A pesquisa de hábitos de consumo tem como objetivo desvendar a forma como o cliente busca, compra e utiliza produtos e serviços. Quem tem uma pizzaria, por exemplo, pode fazer uma pesquisa de hábitos de consumo para entender vários pontos pertinentes ao seu negócio. Com que frequência o cliente come pizza? Como ele prefere pedir a pizza que quer comer? Quais são os fatores que o fazem escolher uma pizzaria em vez de outra?

Entender os hábitos de consumo e o comportamento do consumidor é o primeiro passo para pensar em ações que realmente vão fazer a diferença para ele. Para convencer através do marketing, você deverá saber exatamente os pontos que deve trabalhar.

Hábitos de mídia

Essa é provavelmente a pesquisa mais fácil de associar a um plano de marketing. Para planejar e desenvolver ações mais efetivas, os profissionais precisam entender a fundo os hábitos de mídia do seu público.

Quais são os canais de comunicação que o consumidor mais utiliza e prefere? Em que redes sociais eles estão? Quais são os formatos de anúncio mais atrativos? E os dispositivos mais utilizados pelo seu consumidor para consumo de mídia?

Faça todas essas perguntas e outras que achar necessárias para entender a forma como seu público consome mídia. Esse é o melhor caminho para desenvolver campanhas e ações que atinjam seu consumidor de forma assertiva e eficaz.

 

Satisfação e imagem da marca

Esses dois tipos distintos de pesquisa ajudam indiretamente na elaboração do plano de marketing.

A pesquisa de satisfação é importante para avaliar o que funciona e o que não anda bem na opinião do cliente. A partir daí, o profissional de marketing pode direcionar seus esforços para um tom mais assertivo em relação à opinião do cliente ou aproveitar sua satisfação para pensar em ações positivas. Esse tipo de pesquisa deve ser feito periodicamente por todo tipo de empresa justamente por oferecer dados essenciais sobre a opinião de quem mais importa.

De forma parecida, a pesquisa de imagem da marca avalia como uma empresa é vista pelo seu público e consumidores. Será que o posicionamento da organização é percebido pelo público-alvo? Que associações ele faz à marca? Será que o consumidor acha sua marca cara, acessível, sustentável, antiquada ou inovadora? Pergunte isso a ele em uma pesquisa para planejar ações que trabalhem melhor o tom de voz da marca e a imagem dela perante o público.

 

Teste e recall de campanhas

Esses dois tipos de pesquisa entram na parte mais prática do plano de marketing.

O planejamento passa pelas campanhas que serão veiculadas na mídia, e é sempre bom aliar pesquisas de mercado a essa estratégia. Um dos maiores pesadelos de quem trabalha com marketing é ter sua marca associada a campanhas negativas. Aquela peça publicitária que não convenceu ou que causou insatisfação no consumidor pode trazer prejuízo para a empresa, mas você pode evitar isso facilmente.

Por isso, antes de veicular qualquer campanha, teste-a com o seu público. Aplique um questionário pedindo que ele avalie as peças antes de elas irem para o ar. Certifique-se de que elas serão bem aceitas e compreendidas. Pergunte diretamente se a campanha desperta interesse e vontade de comprar.

Em um momento seguinte, preveja também o uso de uma pesquisa de recall da campanha. Se sua empresa veicula campanhas no formato de anúncios em mídias maiores, um recall é necessário para medir o nível de lembrança e o impacto que ela teve na percepção do consumidor.

Invista nessas pesquisas para dedicar os esforços certos de marketing e obter os melhores resultados. Lembre-se de que a informação é um trunfo poderoso que as empresas têm e podem empregar para vender mais, conquistar e fidelizar clientes. Aproveite que as pesquisas de mercado estão cada vez mais acessíveis, algumas delas podem ser feitas gratuitamente.

Para conhecer mais sobre o assunto, não deixe de ler também o nosso artigo sobre como as pesquisas impulsionam os negócios.

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