Seu negócio pode se diferenciar por meio das embalagens criativas, conforme já falamos por aqui. Um bom design muitas vezes significa o aumento nas vendas e no valor agregado do produto, além da maior afirmação da marca no mercado.

Isso vale tanto para e-commerces quanto para pontos comerciais físicos. A embalagem pode chamar a atenção do cliente na prateleira, e, se ele for receber o produto em casa, sua apresentação pode fazer com que o cliente compre tal produto novamente.

Mas como é possível criar embalagens criativas que cumpram esse papel e ainda tenham a ver com o estilo da empresa? É sobre isso que vamos falar neste texto: saiba quais são os elementos mais importantes de um design de embalagens e conheça alguns exemplos para inspirá-lo!

 

Como fazer embalagens criativas eficientes

Embalagens devem ser resultado de um trabalho conjunto do dono da empresa ou da pessoa que gerencia sua marca e do designer ou da empresa envolvida. Assim, você garante que o projeto esteja alinhado à estratégia do negócio e passa a mensagem certa ao consumidor.

Além disso, é interessante que o trabalho atenda a especificações que fazem a embalagem ser mais atrativa e que realmente surta efeito nas vendas. Confira abaixo algumas recomendações:

Preze pela clareza e pela simplicidade

Para que cumpra seu papel, a embalagem precisa informar duas coisas principais: qual a utilidade do produto e qual é a marca responsável por ele. E mais: isso deve ficar claro nos primeiros quatro segundos que a pessoa olha para ele.

Esse é o tempo que um consumidor leva para decidir entre uma marca e outra – nesse caso, no ambiente físico, como num supermercado. A embalagem pode ser linda; entretanto, se alguém a olha e não sabe qual é o produto ou a marca, essa não serve para muito.

Mesmo que você deseje que seu produto tenha um mistério, garanta que ele não seja mal interpretado pelas pessoas.

Seja honesto

Evite ao máximo demonstrar na embalagem algo que o produto não é. Fuja de imagens como de propagandas de redes de sanduíches que mostram um sanduíche maior do que ele se apresenta na realidade.

Claro, você não precisa utilizar fotos sem nenhum tipo de tratamento, por exemplo. Só procure não decepcionar o consumidor. Lembre-se de que não há nada errado em ter um produto simples, mas que seja representado corretamente em sua embalagem.

Crie algo prático

Esta parte é crítica no design de embalagens criativas. É preciso que o resultado tenha tamanho, forma e funcionalidade interessantes para o consumidor. Quanto mais prática é uma embalagem, mais ela vai vender. Como você verá abaixo, existem embalagens que adicionam funcionalidade aos produtos.

Tenha o futuro da linha em mente

O design de embalagem precisa ter em mente o futuro da linha de produtos. Exemplificando: se for uma marca de sucos, o design deve servir para a promoção de diversos sabores.

Busque autenticidade

Originalidade, estilo e destaque. Embalagens criativas memoráveis precisam ter essas qualidades. Para que seja a escolhida na prateleira ou surpreenda o cliente, a sua marca precisa ser autêntica.

Esse é um trabalho difícil de realizar, porém, dedicando tempo e pesquisa, você é capaz de ter bom resultado. Buscar inspiração também faz parte. Por isso, selecionamos algumas ideias de embalagens criativas. Confira abaixo!

 

Inspire-se

Precisa de inspiração para a sua embalagem? Conheça marcas que investiram em novos designs e conseguiram bons resultados.

Embalagem de mel Klein Constantia Farm

Quem diria que uma embalagem de mel poderia ser criativa? É possível saber na hora que se trata de um mel diferenciado.

Manteiga Butter! Better!

Este é um exemplo de embalagem que adiciona uma funcionalidade. A tampa da manteiga pode ser utilizada como faca para espalhar o produto.

Chá tPod

Este chá, além de aumentar a segurança de que o saquinho não vá se perder na xícara, por causa dos barcos que boiam, é lúdico e remete à infância.

Sabão em pó Spark

A embalagem chama a atenção por lembrar uma máquina de lavar. É um invólucro criativo não só por isso, mas por ser funcional e bastante honesto quanto ao conteúdo.

Pregos Handy Nails

 

A embalagem deste produto se diferencia de qualquer apresentação de pregos do mercado. Além de elegante, ela possui um gancho, o qual pode ser utilizado pelo cliente para pendurar o produto, evitando acidentes.

Cervejaria Sagrada

Cervejas artesanais apresentam embalagens cada vez mais criativas para o mercado. Esta cervejaria mexicana resolveu reforçar suas raízes e a história do país ao representar seus lutadores. Já falamos por aqui da Cervejaria Küd, que também tem uma estratégia de branding interessante. Leia mais aqui.

Suco Do Bem

A marca de sucos Do Bem tem uma proposta minimalista, que diz respeito ao estilo da marca. Além disso, a linha pode ser customizada para abraçar novos sabores facilmente.

Sua marca também pode se diferenciar por meio das embalagens. Que tal começar a pensar em um projeto para otimizá-las? Você pode passar a vender muito mais! E, se desejar fazer isso junto com uma nova identidade visual, não deixe de ler este post:

VALE A PENA CONSTRUIR IDENTIDADE VISUAL PARA PEQUENAS EMPRESAS?

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