Empreender não é só abrir empresas. Atitudes empreendedoras são amplas e abrem espaço para todo tipo de inovação. Um deles é a gestão pública.

O GovLab foi criado pensando em inspirar os servidores públicos a desenvolverem o empreendedorismo. No post de hoje, você vai conhecer essa iniciativa e como ela pode fazer a diferença na sua cidade.

 

O que é o GovLab

O GovLab é uma escola e laboratório de empreendedorismo focada em servidores públicos. Seu funcionamento é baseado na ideia de que o papel de cada um é muito importante para contribuir com transformações significativas.

Por meio de cursos, workshops, webinars e outros, o GovLab oferece uma experiência completa de inovação, que pode ser acessada pela internet ou contratada no formato in company.

 

Por que foi necessário criar uma escola focada em servidores públicos?

O setor público funciona de forma diferente do setor privado. A lógica de trabalho é outra e o jeito de pensar precisa ser outro. Além disso, o governo tem alta capacidade de impacto, o que aumenta a necessidade de um programa voltado para esse público.

A proposta da escola é utilizar a solução de problemas do setor privado também no setor público. A experiência prepara os servidores para impactar a vida de milhões de brasileiros.

 

Atividades do GovLab

O GovLab oferece quatro formas de aprendizado.

 

1. Aprenda online

Para aumentar o acesso dos servidores públicos à experiência de aprendizado, o GovLab oferece cursos online e webinars.

A intenção é alcançar aqueles que não têm tempo hábil durante a semana para fazer um curso.

As aulas têm duração de 15 minutos cada uma e um conteúdo parecido com o que é ensinado nos cursos presenciais. No site você encontra:

 

BPT: Transformação de Processos Públicos

 

A sigla BPT vem do inglês Business Process Transformation (Transformação de Processo de Negócios). É uma formação técnica para aqueles que atuam na modelagem de processos públicos.

O curso vai de conceitos básicos de melhoria e remodelagem de processos a rotas por onde a inovação passa no contexto da gestão pública.

 

Jornada: Empreendedor Público

 

A Jornada é uma experiência desenvolvida para instigar o servidor público a ser o agente de inovação. Os alunos aprendem como tirar um projeto do papel e implementar na administração pública.

 

Travessia: Redesenho de Serviços Públicos

 

O Travessia é focado em trabalhar soluções que são compatíveis com o orçamento público. Ele utiliza metodologias de design thinking e inovação com o objetivo de criar projetos que causem impacto na sociedade.

 

2. Treinamentos In Company

O GovLab também oferece cursos ministrados localmente. São as mesmas experiências citadas acima, mas em um modelo que permite atividades práticas. Existem ainda outros cursos com descrição disponível no site do GovLab.

 

3. Webinars

Experiências gratuitas do GovLab que abre o diálogo com especialistas, gestores e empreendedores públicos. A cada mês, novos webinars são lançados e trazem à tona cases e temas relevantes para a inovação no setor público. Acesse os webinars que já aconteceram e programe-se para os próximos.

 

4. LABS

O GovLab também oferece a experiência de LABS, que é diferente dos cursos. Ao invés de um orientador ministrar a aula, os participantes trazem um desafio e criam juntos uma solução de acordo com modelos e técnicas mentais aprendidos ao longo do LAB. Conheça mais sobre os LABS.

 

Participe da experiência

O empreendedorismo no setor público tem muito potencial. Com direcionamento e conhecimento certos, é possível aplicar soluções extremamente úteis para a população.

Para libertar a criatividade que leva à inovação, qualquer empreendedor precisa de estímulos, ideias e inspiração.

O GovLab acredita que existem agentes no setor público capazes de questionar a forma como as coisas são feitas e transformar processos.

Acesse o site da escola para descobrir todas as experiências e confira a agenda do GovLab.

CONHEÇA 11 PROGRAMAS DE INOVAÇÃO DO SETOR PÚBLICO

Leia mais sobre Empreendedorismo Para sua região


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.