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Conheça o modelo de universidade corporativa e suas vantagens

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Você gostaria de fazer um curso produzido por uma empresa? O modelo de universidade corporativa vem se expandindo cada vez mais. Negócios de todos os tamanhos têm dividido seu conhecimento com o público, buscando construir credibilidade no mercado e educar o cliente.Essa estratégia envolve muitos ganhos. Apesar de o investimento exigido ser grande, o retorno pode ser ainda maior como colaboradores bem preparados, aumento de satisfação e crescimento nas vendas.Parece bem legal, não é mesmo? Neste artigo, vamos entender o que é universidade corporativa, como implementar uma e onde isso se encaixa na estratégia de marketing. Boa leitura!

Significado de universidade corporativa

O conceito de universidade corporativa surgiu nos anos 1980, quando as empresas buscavam aprimorar seus departamentos de capacitação. Com esse modelo, foi possível alinhar os ensinamentos aos valores e à estratégia dos negócios.Assim, era viável capacitar colaboradores, investir em seu treinamento e motivá-los, trazendo, no final, mais lucro para a empresa. Isso sem contar o fortalecimento da cultura organizacional. Qualquer que seja o porte do negócio, todos ganham com a criação de uma universidade corporativa.Normalmente, a empresa disponibiliza aulas e workshops feitos pelos próprios colaboradores ou por pessoas contratadas especificamente para esse setor. No entanto, quando a prática se iniciou, ainda não tínhamos as tecnologias disponíveis hoje.

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Atualmente, as empresas investem na criação de cursos online com armazenamento em nuvem. Assim, os funcionários podem assistir às aulas a qualquer hora e ter o conteúdo disponível para consulta.Algumas empresas passaram a disponibilizar seus treinamentos para todo o mercado. Dessa forma, empresas que adotam a estratégia ganham status de referência principal em sua área.Agora que você já sabe o que é a universidade corporativa, veja algumas vantagens desse modelo.

Vantagens da universidade corporativa

Podemos resumir os benefícios da estratégia de universidade corporativa em alguns pontos:

  • É uma oportunidade de desenvolvimento da marca: para universidades apenas internas, é uma forma de divulgar e mostrar aos futuros talentos como você se preocupa com a capacitação. Para aquelas abertas, é uma chance de ganhar visibilidade, reconhecimento e credibilidade no mercado. Saiba mais sobre branding.
  • Diminuição do turnover: as chances de colaboradores ficarem na sua empresa aumenta quando esses sentem que estão se desenvolvendo profissionalmente, principalmente para a geração Y, ou os millennials, que buscam mais do que um bom salário. Temos um e-book inteiro sobre essa parcela do mercado de trabalho, baixe aqui.
  • Capacitação alinhada com os objetivos do negócio: você pode contratar treinamentos e capacitação, mas nem sempre eles contribuirão para os objetivos da empresa. Criando os próprios cursos, você terá liberdade de desenvolver conteúdos alinhados à estratégia.
  • Onboarding eficiente: para todo funcionário novo que entra para o time, é necessário realizar o onboarding, ou seja, processo que facilita a adaptação do talento ao ritmo do negócio. Agregar uma universidade corporativa a esse processo é interessante, a fim de ensinar os primeiros passos nas plataformas, por exemplo.

Com essas vantagens, você deve ter ficado curioso sobre o processo de implementação de uma universidade corporativa. Continue lendo para saber!

Como implementar uma universidade corporativa

Confira alguns passos para ter sucesso nessa estratégia:

  • Planejamento: o investimento para a criação de uma universidade corporativa é alto, mesmo quando o formato é de educação a distância. Trate esse como um grande projeto da empresa, que vai envolver custos, logística, contratações, etc.
  • Plataforma: é importante escolher qual será a plataforma de disponibilização das aulas. Você pode desenvolver uma própria ou contar com empresas que ofereçam esse serviço, como a EAD Box e a Edools.
  • Defina tarefas entre a equipe: o ideal aqui é contar com pessoas capazes de produzir conteúdos que vão treinar os colaboradores, além de designers responsáveis pela criação de peças visuais. Lembre-se ainda da produção dos vídeos, adicionando captação e edição. Se esses itens se tornarem muito complexos, conte com empresas especializadas de cada segmento.
  • Determine as metas: como todo projeto, é ideal que a universidade corporativa tenha as próprias metas e objetivos. Leia nosso post sobre OKRs para ajudá-lo nessa parte.

Mesmo que você queira abrir a sua universidade para o público, o ideal é começar internamente primeiro. Assim, você e seu time ajustam os detalhes e se preparam para a expansão.

Universidades corporativas impulsionam seu negócio

Universidades corporativas são uma ótima forma de produzir conhecimento, aumentar a visibilidade e desenvolver seus talentos. Se você acredita que seu negócio está preparado para a implementação dessa estratégia, não deixe de investir!Se quiser ampliar ainda mais seu conhecimento sobre estratégias de marketing, leia outro de nossos conteúdos:

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