Design

Conheça parques públicos com design inspirador

Conheça parques públicos com design inspirador

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

Poucos espaços são tão agradáveis quanto parques públicos. Ar fresco, flores, árvores, animais: tudo isso no meio da agitação das cidades.Já falamos por aqui que os espaços não trazem apenas bem-estar, mas também contribuem para o desenvolvimento de cidades.As pessoas sentem o desejo de ter um local que possibilite o contato com a natureza, a convivência com outros e um momento de relaxamento. Parques bem desenhados podem proporcionar tudo isso e muito mais.Muitas cidades ao redor do mundo colocam esforços e recursos em favor da criação dos parques públicos. O resultado é o que você vê a seguir – uma seleção dos parques mais incríveis do mundo. Vamos lá?

Ibirapuera - São Paulo

O nosso querido parque não poderia ficar de fora da lista. A maior cidade brasileira foi presenteada com o Ibirapuera, em 1954. De lá para cá, ele se tornou um dos mais reconhecidos pelo mundo.Com 221 hectares, o parque foi criado pelo paisagista Roberto Burle Marx e combina surrealismo e cubismo com itens variados da nossa flora e algumas inspirações do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, de quem era parceiro.A diversidade não para por aí. O Ibira (um apelido dado pelos paulistas) conta com lago, ciclovias, galerias de arte, biblioteca, auditório (este realmente criado por Niemeyer), pavilhões de convivência e muito verde.Lá dentro, os visitantes podem participar de atividades, como ioga gratuita, e curtir o Bosque da Leitura, onde as pessoas retiram livros e revistas da biblioteca para ler à beira do lago. Isso sem contar as bienais, tradição do local, os shows e o aluguel de bicicletas.

High Line - Nova Iorque

Este é um dos parques públicos mais novos desta lista. Criado em 2009, o High Line surgiu do reaproveitamento de uma ferrovia suspensa abandonada, que passava por três bairros da cidade e foi transformada em parque.Com locais de convivência onde as pessoas se sentam, densa vegetação e partes incorporadas da velha ferrovia, o parque se tornou um dos locais mais visitados de Nova Iorque.O modelo tem sido copiado pelo mundo, mas nenhum alcança o charme do High Line. Ele ainda conta com eventos, como shows de música e festivais gastronômicos no Mercado do Chelsea, que fica ali perto.Existem ainda algumas atividades direcionadas, como visitas de escolas, com crianças e adolescentes.

Hyde Park - Londres

Este é um dos parques públicos mais tradicionais da capital da Inglaterra e do Reino Unido, conhecido por ter espaços de destaque. Trata-se de um dos Parques Reais, conjunto formado por mais sete unidades.Todos os anos, mais de um milhão de pessoas visitam o Hyde Park para fazer piqueniques, tomar sol, correr, andar de bicicleta, nadar e assistir a shows de música. Seus 142 hectares ficam bem no centro de Londres e são o refúgio preferido de moradores – e o passeio mais realizado por turistas.

Parque Güell - Barcelona

Construído no início do século XX, o Parque Güell na capital espanhola hoje é um de seus principais cartões-postais. O que o torna mais encantador é a presença das obras do arquiteto catalão Antoni Gaudí, além da sua posição, bem no alto da cidade.Seu formato com várias curvas convida cidadãos e turistas a caminhar e a descobrir outras áreas e paisagens e encontrar um tempo de calmaria em meio à cidade grande.A decoração com cerâmicas partidas parece se integrar à cidade, sendo difícil compreender onde o parque começa e onde termina. O Parque Guell ainda conta com caminhos em meio das árvores e o Museu Casa Gaudí.

Namba Parks - Osaka

Criado em 2003, o Namba é uma das construções mais impressionantes. Feito em oito níveis ao lado de uma torre e um shopping, é um oásis urbano com jardins, quedas d’água e composições de rocha.O espaço era previamente ocupado por um estádio de basquete que foi desativado. Em 2009, ganhou um prêmio de excelência do Instituto Terra Urbana (tradução de Urban Land Institute).O térreo abriga o centro comercial e as partes superiores são dinâmicas e montadas com sacadas, a fim de criar um espaço aberto em meio aos prédios. Veja as fotos para compreender a sua impressionante estrutura:

Parques públicos são essenciais para as cidades

Viu só como é possível criar locais incríveis nas cidades? Os parques podem ter formatos variados e abrigar as mais diversas atividades. Entretanto, sempre têm um objetivo em comum: fazer bem às pessoas.Não deixe de ler também:

MODELOS DE NEGÓCIO PARA CIDADES: 3 EXEMPLOS INSPIRADORES