Apenas no primeiro semestre de 2019, o Instagram passou por pelo menos 46 períodos de instabilidade. É o que registra a Downdetector, empresa que monitora problemas em plataformas e sites de diversos países. No caso do Facebook, foram ao menos 48 períodos de instabilidade somente nos meses de junho e julho deste ano.

Problemas como site fora do ar e erros ao tentar fazer posts e anúncios são comuns na maioria das mídias sociais, o que causa problemas para as marcas que contam com essas ferramentas em suas estratégias de marketing digital. Mas o prejuízo é maior para aqueles que têm nessas redes sua única presença na internet.

Esse é um dos motivos pelos quais criar um site para seu negócio é algo tão importante. Neste artigo, conheça 5 razões para investir em um site da sua empresa.

Ao criar um site, você apresenta uma imagem profissional

Com uma estética e uma experiência de interação desenhadas para promover a sua marca, o site oferece uma imagem mais profissional da empresa do que um perfil no Facebook ou no Instagram, muito embora a presença nas mídias sociais faça parte de uma boa estratégia digital. O site institucional induz confiança e credibilidade. Nos dias de hoje, é praticamente impossível pensar em uma marca bem-sucedida que não tenha um site.

Criar um site faz com que a empresa tenha mais possibilidades de promover seu produto, por ter liberdade de personalizar todos os seus aspectos. Também é possível criar conteúdo a fim de esclarecer dúvidas de clientes e possíveis clientes e se colocar como autoridade no mercado ao falar de assuntos técnicos sobre a área do negócio.

Com um site, você não fica refém das redes sociais

Além da frequência com que ocorrem erros e períodos de instabilidade nas redes sociais, elas são muito dinâmicas. Não só as suas postagens têm um tempo de vida útil dentro da ‘linha do tempo’, como as próprias redes têm um prazo de validade. Enquanto uma foi a mais popular há cinco anos, outra pode estar em amplo crescimento nos dias de hoje, fazendo com que as outras sejam totalmente esquecidas. É só pensar na popularidade do Snapchat com a chegada do Instagram Stories, por exemplo, ou no declínio que o Facebook vem sofrendo nos últimos anos (nos últimos anos, houve queda de mais de 5% no número de usuários ativos).

Além disso, as redes sociais são feitas, como o próprio nome diz, para interações sociais, e não para trabalhar um conteúdo institucional mais denso ou aprofundado. Tudo isso torna difícil depender exclusivamente delas. Somado a esses fatores, em muitas redes os algoritmos são projetados para operar contra o alcance das empresas, limitando a quantidade de seguidores que leem os posts, a fim de incentivar o pagamento de publicações patrocinadas.

E, como você está no domínio de outras empresas e interesses comerciais, tem de seguir as regras deles, que muitas vezes são limitadoras. Criando um site, você tem um domínio na internet que funciona de acordo com os interesses apenas da sua marca e dos seus clientes.

Sua marca pode ser encontrada naturalmente pelo público

O modo como o consumidor encontra as marcas hoje em dia não é o mesmo de antigamente. Atualmente, é mais comum um possível cliente buscar no Google o produto ou o serviço que precisa e aí encontrar a sua empresa do que se interessar apenas por meio de anúncios publicitários convencionais, embora isso ainda aconteça. E, mesmo que ele tenha sido atraído por ações de publicidade, é muito natural que ele busque saber da sua marca por meio de uma busca na web.

Criar um bom site é a forma mais fácil de ser encontrado na internet. Se ele estiver otimizado para as buscas, tem chances de ser o primeiro link da pesquisa do Google quando alguém procurar o nome da sua marca. E mais: se ele tiver textos, vídeos e outros conteúdos dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, pode ser a forma com que os clientes em potencial vão descobrir sua marca ao pesquisar soluções para os problemas que enfrentam.

Apostar numa estratégia de Inbound Marketing pode dar tração inicial a empresas pequenas e startups, sendo uma alternativa mais barata do que o marketing tradicional. Para fazer isso, criar um site é fundamental.

Estabelece novas formas de relacionamento com os clientes

O site é um canal de relacionamento com o cliente que tem a vantagem de não possuir intermediários. Para manter esse relacionamento andando bem, é possível criar um blog e publicar posts com material que ajude o público-alvo, publicar uma lista de perguntas frequentes (FAQ), disponibilizar demonstrações e tutoriais dos produtos vendidos, ter um chat para atender os clientes e criar uma estratégia de e-mail marketing por meio da coleta do endereço de e-mail dos interessados no site. (acho que poderia cortar essa parte pq ficou repetitivo)

Oferece a possibilidade de expandir as vendas e alcançar novos mercados

Ao criar um site, você pode apresentar seus produtos ou serviços e vender online para pessoas que nunca poderiam ir até a sua loja física, seja por distância, seja por falta de tempo, seja até por preguiça de sair de casa. Além disso, a loja online funciona 24 horas por dia, em todos os dias do ano. É uma grande possibilidade de expandir as vendas.

Conte com o Sebraetec para criar um site profissional

O Sebrae oferece consultoria com orientação especializada para pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI), visando fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento no Brasil. O Sebraetec é um programa da entidade que promove o acesso de pequenos negócios a soluções em áreas de conhecimento da inovação, como design, propriedade intelectual,  sustentabilidade e serviços digitais – inclusive a criação de sites.

O programa aproxima pequenos negócios interessados e prestadores de serviços tecnológicos. Para ter acesso, é só ir até o ponto de atendimento do Sebrae de sua região com sua identidade e com o número do CNPJ de sua empresa.

Criar um site é essencial para ser encontrado por possíveis clientes, estabelecer uma estratégia de Inbound Marketing, vender mais e cultivar a confiança do público e o relacionamento com ele, além de ajudar a blindar a empresa contra erros e limitações das redes sociais. Para saber mais da criação de sites, leia também: Domínio? Hospedagem? FTP? Entenda melhor o processo de criação de sites.

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