Você utiliza as horas do seu dia da melhor forma? O fato é que ninguém consegue se concentrar durante todo o dia. O nosso tempo médio de foco caiu 12 segundos desde o fim do século passado.

 

Isso aconteceu, em grande parte, porque passamos a confiar cada vez mais na tecnologia para nos lembrar das informações. Ao mesmo tempo em que ela veio para nos deixar mais “preguiçosos”, também trouxe uma infinidade de aplicativos que nos ajudam a aumentar a produtividade.

 

Selecionamos os dez melhores aplicativos que podem dar um boost na produção do seu time.

 

Asana

O Asana é um aplicativo de tarefas focado em times. Mas é bem mais do que só uma lista de coisas que você precisa fazer. Você pode usá-lo tanto no desktop quanto nos aplicativos para Android e iOS. Com o Asana, é possível adicionar vários detalhes a cada tarefa: comentários, arquivos, checklists, prazo e responsável.

Você pode designar cada tarefa a um determinado projeto. Pelo calendário, fica fácil visualizar tudo o que está pendente para finalizar o trabalho. A criação das tarefas também é bem fácil, basta dar “enter” e criar outra.

O Asana é gratuito para equipes com até cinco integrantes. A partir disso, os valores variam de acordo com a quantidade de pessoas.

 

Trello

O Trello é um aplicativo bastante conhecido de gerenciamento. Ele oferece uma visão geral do status dos projetos. Também focado em times, é uma maneira bem fácil de visualizar o andamento das tarefas.

É como se fosse um quadro de post-its virtual. Você cria boards (ou quadros) para cada projeto com cards (cartões), que são a representação das tarefas. Por meio de listas, você define qual o caminho que cada card precisa passar para ser considerado como feito.

Dentro de cada card, é possível fazer comentários, upload de arquivos, marcar pessoas, separar por tags, dentre outras funções. O Trello tem aplicativos para iPhone, iPad, celulares, tablets e relógios Android e tablets Kindle Fire. Para fazer integração com outros apps e serviços, é preciso pagar a versão premium, que custa US$ 9,99 por pessoa/mês.

 

Evernote

O Evernote é um aplicativo para organizar notas. Também pode ser usado em times, pelo preço de US$ 5,00 mensais, mas funciona bem individualmente. Ele tem o potencial de aumentar a produtividade de todos que usam, já que organiza bem as tarefas e outras informações. Por isso, é interessante que você incentive a utilização.

As notas têm muitos formatos – áudio, vídeo, fotos ou texto. Tudo lá dentro pode ser pesquisado, “taggeado” e dividido em cadernos, tornando o acesso às informações bem fácil. O Evernote pode ser utilizado via web, smartphone ou tablet.

 

Weekdone

Se você precisa colocar todos do time focados nas prioridades, deve tentar o Weekdone. A ferramenta permite que você veja o que todos estão fazendo de forma clara, contando com relatórios e gráficos. Você consegue visualizar o progresso individual e do time, na semana anterior, e quanto falta para se alcançar as metas.

O Weekdone oferece uso em qualquer browser, além de apps para Android, iOS e Windows. Ele é gratuito para times de até quatro integrantes. Se o seu time for maior, consulte os preços no site – mas, para garantir que assinar será uma boa escolha, comece com o trial de 15 dias.

 

Slack

O Slack é um aplicativo para equipes que consolida a comunicação dos integrantes em um só lugar. Ele elimina a necessidade de longas conversas por e-mail, juntando seu time, com canais específicos para cada projeto e conversas privadas ou em grupo. Ele tem o potencial de transformar completamente a produtividade da sua equipe.

O Slack ainda é gratuito para a maioria das empresas – só grandes corporações costumam assinar para acessar algumas funções extras. Com aplicativos mobile para todos os sistemas operacionais, ele ainda oferece a possibilidade de utilizar no browser ou com app para desktop.

 

Basecamp

O Basecamp é um software de gerenciamento de projetos totalmente baseado em nuvem. Com utilização fácil, ele permite que você organize o trabalho da equipe, além de ser um canal de comunicação entre os integrantes. Cada projeto tem uma linha de evolução, quadro de comentários, datas e arquivos.

Para qualquer negócio, o Basecamp cobra US$ 99,00 mensais. O plano gratuito é focado apenas em professores e alunos. Ele conta com aplicativos mobile para Android e iOS e pode ser usado em qualquer desktop.

 

Google Drive

Como quase todo mundo tem uma conta no Google, implantar o uso do Google Drive na sua companhia não é difícil. O serviço tem a capacidade de juntar todos os arquivos em um só lugar e permite que integrantes da equipe trabalhem em um mesmo documento em tempo real, aumentando muito a produtividade.

 

A conta gratuita oferece a possibilidade de compartilhar documentos, planilhas, apresentações e outros tipos de arquivo com qualquer membro da equipe. Você pode usar até 15 GB no plano free. Para ter mais armazenamento, é preciso pagar US$ 6,99 por mês (100GB) ou US$ 34,99 (1T). Isso inclui o Drive, o GMail e o Google Fotos.

 

Dropbox

Uma plataforma de armazenamento que pode transformar a produtividade da sua equipe é o Dropbox. Ele já é bem conhecido para uso individual, mas tem um serviço especial para empresas, o Dropbox Business. Com ele, você pode colocar todos os arquivos dos projetos em uma só nuvem, fornecendo acesso a todos os membros.

São três tipos de plano, cada um com funções específicas. Depende muito da solução que você precisa. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone e também pode ser acessado de qualquer computador. Se você preferir, pode baixar o Dropbox no seu desktop e fazer uploads direto dele.

 

Google Keep

Exclusivo para Android, o Google Keep é uma junção de listas de tarefas com lembretes. É uma forma inteligente de utilizar as funções do próprio smartphone para facilitar o dia a dia, definindo as prioridades certas.

Ele permite que você compartilhe listas com as pessoas, mas o melhor uso é individual. Incentive os membros da equipe com aparelho Android a baixar tal aplicativo.

 

Pocket

Quem tem uma atividade intensa na internet durante o dia pode se distrair muito facilmente. Claro que precisamos nos manter informados sempre, mas parar o trabalho para ler um texto pode prejudicar bastante a produtividade.

O Pocket oferece a possibilidade de você salvar textos para ler depois, mesmo se você estiver offline. Com aplicativo mobile para Android e iOS, também pode ser acessado pelo desktop. Uma extensão para Mozilla e Google Chrome permite que você salve os textos no navegador e sincronize tudo no celular ou no tablet.

Se todos da equipe começarem a utilizar, vocês podem seguir uns aos outros e ter acesso a recomendações de todos os integrantes. O Pocket é gratuito, mas oferece um plano premium de R$ 11,00 mensais com algumas funcionalidades extras.

 

Você está pronto para começar a produzir mais?

Saiba aqui como medir a produtividade da sua equipe e como identificar pontos de melhora.

 

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