As transformações mais profundas no clima organizacional podem ser provocadas por pequenas e cotidianas mudanças. Atitudes que começam em equipes internas podem até mesmo favorecer a imagem de um negócio no mercado.

São hábitos como esse da Amazon: Jeff Bezos, seu fundador, estabeleceu a regra das “duas pizzas”. Reuniões só acontecem se houver um número de pessoas que sejam alimentadas com, no máximo, duas pizzas.

Você pode ainda estimular a colaboração entre os membros de times, manter a comunicação alinhada ou apenas elevar o clima organizacional. Com base no estilo da empresa, sugira pequenas mudanças e veja o que acontece.

Confira algumas dicas que podem fortalecer seu clima organizacional:

 

 

Tenha intenções alinhadas ao objetivo do negócio

Empresas podem praticar rituais de todo tipo: celebrações, refeições, reuniões. Não importa o estilo, o principal é engajar os colaboradores em torno da atividade e oferecer uma experiência de participação ativa.

Assim, é bem provável que os hábitos vão se instalar e se tornar parte importante da cultura organizacional. Para que isso tenha efeitos positivos, comece com uma intenção.

Quais são os propósitos e valores da organização? Qual mindset e quais comportamentos vão estimular sua entrega? Se você deseja implementar um ritual na sua empresa, garanta que sua intenção atenda aos seus objetivos.

 

Entenda que pode levar tempo

Warren Buffet, um dos maiores acionistas e investidores do mundo, costuma dizer que “demora-se 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la”. Muitas empresas têm dificuldade em definir uma cultura organizacional.

Por isso, quando pensar em um hábito que deseja que seus colaboradores tenham, admita que isso pode levar tempo. Além disso, você pode ter ideias que nem sempre vão emplacar de primeira. Basta ter paciência e analisar frequentemente o que dá e o que não dá certo!

 

Seja transparente

Na hora de estabelecer rituais, garanta que todos sejam incluídos. Se não for assim, pode ser que você tenha resultados contrários ao que esperava. Afinal, o objetivo é demonstrar que todos podem participar de uma atividade que é só da sua empresa.

Por isso, sempre que pensar em novos hábitos que podem favorecer o clima organizacional, comunique sua intenção a todos.

 

Ideias de rituais para um clima organizacional ideal

Quais empresas têm implementado com sucesso hábitos em favor do clima organizacional? Confira abaixo:

 

  • A Salesforce tem um programa de voluntariado no qual instituições filantrópicas fazem um pedido para um “campeão” (nome dado aos líderes do programa) e recebem apoio voluntário dos funcionários que ele recrutar.
  • Na Starbucks, cada novo funcionário (ou parceiro, como chamam por lá) passa por um ritual que consiste em experimentar os cafés preferidos do gerente da loja. O líder explica a origem dos cafés, onde são plantados e como são preparados. A “cerimônia” reforça a importância da qualidade da bebida e a força da marca Starbucks.
  • Todo novo colaborador do Dropbox recebe em sua casa um cupcake com um sorriso desenhado. Isso é importante para reforçar o clima organizacional leve e divertido da empresa, antes mesmo que a pessoa comece a trabalhar. https://cdn-images-1.medium.com/max/1400/1*8V2qHqk1DCKo0mxBKHg9TA.jpeg
  • A OXO, empresa de utensílios para casa, nasceu com o propósito de criar produtos que pudessem ser usados por qualquer pessoa, de qualquer tamanho e condição. Para lembrar as equipes disso, os colaboradores colecionam luvas perdidas encontradas nas ruas. https://www.oxo.com/media/wysiwyg/AboutUs/gloves_full_bleed.jpg
  • Na Toyota, a crença é de que todo problema é uma oportunidade. Por isso, quando engenheiros encontram um obstáculo, são treinados a perguntar “por que” pelo menos cinco vezes. Assim, podem ir mais a fundo tentando encontrar a raiz da questão.
  • A IDEO promove uma “hora do chá” toda quarta-feira nos escritórios para socialização e união da equipe.
  • Ao ver que as reuniões internas estavam ocupando muito o tempo das pessoas, o Airbnb passou a filmá-las e editar em formatos mais “leves” para compartilhar com quem não pudesse estar presente. Ou seja, rituais também servem como uma forma prática de resolver problemas.

 

Mas você não precisa ir longe para alcançar grandes feitos. Já falamos por aqui que seres humanos almejam espaços verdes a fim de se sentirem bem. Então, que tal levar todos para um passeio lá fora?

As festas de aniversário e happy hours também podem ser uma boa quebra de rotina, além de favorecer a integração entre as pessoas. Programas de recompensas e comemorações de resultados também trazem benefícios.

 

Fortaleça seu clima organizacional

Toda empresa pode se beneficiar de um bom clima organizacional. Funcionários mais felizes, produtivos e satisfeitos com seu trabalho são mais do uma necessidade, representam o sucesso da empresa.

Quais rituais e hábitos poderiam favorecer a sua? Comece a pensar em novas formas de incentivar e unir sua equipe! E se quiser se inspirar mais, confira também:

CONHEÇA CULTURAS ORGANIZACIONAIS INCRÍVEIS PARA SE INSPIRAR

Leia mais sobre Destaque Para seu negócio Pessoas


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.