Você acha que o empreendedorismo em startups só acontece nas capitais? As cidades do interior já se movimentam há muito tempo, ganham espaço em aceleradoras e prêmios por todo o país.

Criar uma startup no interior pode ser até benéfico para você, já que muitas cidades pequenas oferecem qualidade de vida maior. Selecionamos aqui iniciativas empreendedoras que movimentam a economia local e que estão fora das capitais:

 

 

4intelligence (Santa Rita do Sapucaí, MG)

Nascida em um dos maiores polos de empreendedorismo do Brasil, a 4intelligence é uma plataforma que oferece serviços de consultoria financeira associados ao big data e analytics.

A empresa coloca à disposição inteligência competitiva e econômica de alto nível com a intenção de que startups e grandes corporações tenham base para entrar em novos mercados, criar um plano de vendas sólido e lançar produtos com mais segurança.

É a primeira iniciativa do tipo no interior do estado e trabalha para alavancar os resultados de empresas de pequeno, médio e grande portes. Os projetos da 4intelligence ajudam a economia regional visto que oferecem know-how de negócios a fim de que empresas entrem para o mercado com menos riscos de quebrar.

 

Dágora (Santa Rita do Sapucaí, MG)

Também de Santa Rita, a Dágora é uma plataforma de crowdlearning (aprendizado colaborativo), que conecta quem quer aprender a quem quer ensinar. O site disponibiliza aulas e oferece apoio financeiro para os educadores que se dispõem a criar videoaulas.

A ideia pode ser a oportunidade de aprendizado que muitos estudantes precisam, já que a proposta é de que as aulas custem o mínimo possível para o aluno. A startup do interior de Minas já foi acelerada pelo programa do Seed no ano passado e agora está incubada na Inatel.

 

InCeres (Piracicaba, SP)

Muitas cidades do interior têm a agricultura como principal atividade econômica. Por isso, iniciativas que otimizem a produção são muito bem-vindas. Este é o caso da InCeres, software de manejo de culturas que gerencia dados de fertilidade do solo e automatiza o processo geoestatístico.

O principal objetivo é aumentar a eficiência das lavouras por meio do processamento de dados e diminuição dos custos. Esse aumento da produtividade é muito benéfico para o município – em Piracicaba, por exemplo, a produção de cana-de-açúcar foi de mais de três milhões de toneladas em 2015.

 

Lemonade (Blumenau, SC)

A Lemonade é uma startup que alavanca a criação de outras startups. Ela oferece uma plataforma onde as novas empresas podem se comunicar com seus consumidores sem ter de criar um canal do zero.

Sem precisar desenvolver um aplicativo próprio, as startups economizam recursos hospedando suas campanhas de marketing no app da startup do interior de Santa Catarina. Esse serviço favorece o ecossistema empreendedor dessa e de outras cidades, movimentando a economia.

 

Meus Pedidos (Joinville, SC)

Outra startup do interior de Santa Catarina, a Meus Pedidos movimenta a economia com um aplicativo desenvolvido para representantes comerciais. Os atacadistas cadastrados (já são 50 mil) podem demonstrar os produtos e emitir pedidos de venda por qualquer dispositivo.

O processo de venda é acelerado pela startup, já que é possível automatizar a entrada dos pedidos na indústria por meio de uma integração com softwares de gestão. A empresa garante um aumento de 11% nas vendas para quem se cadastra.

 

[Bônus] Startup Sorocaba (SP)

As cidades do interior também movimentam ecossistemas de startups. Em Sorocaba, de 650 mil habitantes, existe o Startup Sorocaba,  criado para oferecer atividades educativas a quem quer empreender.

São palestras, workshops, meetups, talks e cursos voltados para empreendedores de startup desenvolverem suas ideias. A iniciativa foi criada pelos próprios empreendedores da cidade e mapeou tudo o que é relacionado ao empreendedorismo na cidade.

Já são 96 startups no mapa. Dentre elas, está a Hortimiza, plataforma de comercialização de hortaliças e frutas, a Helpper, que desenvolve aplicativos para outras startups e a LLUM, que trabalha com energia limpa e renovável para construções.

Viu só? Empreender no interior é possível e rentável!

Aproveite para ler o guia do Sebrae sobre onde é o melhor lugar para você abrir a sua startup!

Leia mais sobre Para seu negócio Startup


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.