Para definir de forma simples, empreendedor é uma pessoa que sente a necessidade ou o desejo de ter um negócio próprio. Mas tal definição é simples demais diante da complexidade desse trabalho. Empreendedorismo envolve mais do que apenas começar uma empresa.

empreendedorismo

Mas será que é preciso nascer com as habilidades exigidas para obter sucesso como empreendedor? É possível aprender o necessário com vistas a comandar uma empresa e conseguir bons resultados? Com o Brasil ganhando cada vez mais destaque (já somos o 20º lugar no índice de espírito empreendedor do GEM Report), pode-se concluir que mais empreendedores têm surgido no país.

Neste artigo, vamos explorar o conceito de empreendedorismo e quais são as qualidades que podem levar você ao topo.

 

O que é empreendedorismo segundo empreendedores de sucesso

Nada melhor do que definir o que é ser empreendedor com a palavra de empreendedores bem-sucedidos. Confira algumas opiniões, conforme publicado pelo Business News Daily:

  • Debbie Roxarzade, CEO e fundadora da franquia de restaurantes Rachel’s Kitchen, acredita que empreendedorismo é a busca persistente por uma solução inovadora para um problema. É uma vontade constante de fazer que as coisas sejam melhores e mais eficientes.
  • Tirath Kamdar, fundador e CEO do e-commerce de acessórios TrueFacet, explica que, para ser empreendedor, é necessário balancear uma visão sólida e a vontade de causar transformação.
  • Para ser empreendedor, você precisa ter paixão por aprender. É nisso  que James Bedal, CEO da empresa Bare Metal Standard, acredita.
  • Segundo MJ Pedone, fundadora da Indra Relações Públicas, ser empreendedor significa agir e ter coragem de se comprometer e perseverar, mesmo com tantos obstáculos. É utilizar experiência e inteligência buscando tomar decisões acertadas.
  • Jonathan Bernett, fundador da empresa sustentável de limpeza Oxi, aconselha que empreendedores devam conhecer técnicas, aprender com os grandes e melhorar sempre suas habilidades.
  • Para Maia Haag, cofundadora e presidente da empresa I See Me, empreendedorismo é ver uma oportunidade e saber reunir as ferramentas necessárias para fazer acontecer.

Você se identificou com alguma das definições? Provavelmente sim: elas são bastante diversas. Por isso, não existe uma fórmula certa para enfrentar os desafios que o empreendedorismo traz. Cada empresa terá seus obstáculos e precisará lidar com eles de formas diferentes.

O ideal é ter as ferramentas necessárias, caso tenha necessidade de utilizá-las. Por isso, enquanto o seu projeto não sai do papel, ou mesmo depois de abrir a sua empresa, procure estudar e desenvolver as habilidades ideais de um empreendedor.

Quais são elas? Acompanhe a lista a seguir.

 

Habilidades ideais de empreendedores

Quais habilidades preparam o empreendedor para que ele tenha uma empresa de sucesso? Confira:

Liderança

Empreendedores devem ser líderes. Habilidades de liderança podem ser aprendidas, tanto na teoria quanto na prática. Ou seja, líderes com mais experiência tendem a tomar decisões melhores. Mas isso não significa que, para ser um bom líder, você tenha que ter muitos anos de carreira.

Dedique-se a entender os fundamentos da liderança, inspire-se em livros que contem a história de grandes líderes e participe de treinamentos. Assim, você se prepara melhor para gerir equipes, motivando-as e encorajando o crescimento e o desenvolvimento. Neste post, aprenda o que é liderança criativa e como ser um líder mais inovador.

Recrutamento e seleção

Por falar em equipes, empreendedores também precisam saber contratar pessoas. Claro, é possível contar com um time de Recursos Humanos e empresas terceirizadas para auxiliá-lo nesse processo. Mas só você sabe exatamente o perfil da pessoa que vai fazer a diferença na empresa.

Com o propósito de melhorar suas habilidades nesse sentido, trace bem o que espera de contratados. Saiba quais pontos são essenciais e quais podem ser trabalhados dentro da empresa. Além disso, fazer cursos na área pode ajudá-lo a compreender os fundamentos do recrutamento e seleção, a fim de identificar características importantes.

Veja aqui algumas dicas de recrutamento para sua startup.

Nesse mesmo tópico, inclua também a habilidade de capacitar pessoas. Saiba compartilhar o seu conhecimento e entenda quando a necessidade de incentivar e investir em treinamentos surgir.

Finanças

A habilidade com o dinheiro faz toda a diferença em um negócio, especialmente no começo. Além de compreender o fluxo de caixa (que você pode aprender nos cursos do Sebrae), exige-se que você tenha jogo de cintura para procurar investidores – acompanhe estas dicas se esse é seu caso.

Para que a empresa tenha um futuro promissor, também é imprescindível que o empreendedor saiba definir metas e objetivos. Escolher as métricas principais é um bom começo.

Inteligência emocional

O estresse é parte integrante de uma vida no empreendedorismo. Saber lidar com ele faz toda a diferença; afinal, não podemos deixar que nossas emoções atrapalhem a tomada de decisões.

Com o intuito de dar conta desse turbilhão, inteligência emocional é fundamental. Aqui, é fundamental aprender as técnicas certas, que tenham influência sobre você. Muitas pessoas escolhem a meditação, por exemplo. O correto é encontrar o caminho que mais combina com você.

 

Estude com nosso material

Como você viu, empreendedorismo é algo que pode ser aprendido. Basta ter vontade de abrir um negócio e trabalhar as habilidades principais que vão fortalecer as chances de sucesso.

Nossa página de material gratuito com e-books e infográficos oferece mais informações sobre empreendedorismo. Não deixe de conferir!

MATERIAlS EDUCATIVOS INOVAÇÃO SEBRAE

Leia mais sobre Empreendedorismo Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.