Você já pensou em empreender com food trucks? Essa atividade que parecia modismo já é regulamentada em várias cidades no Brasil e se tornou uma oportunidade interessante de renda.

Os food trucks (caminhonetes de comida, em português) são veículos adaptados para a comercialização de alimentos. Eles podem se deslocar de um lugar a outro e servir refeições ou lanches rápidos em qualquer lugar que estejam (respeitando as regras de cada município).

Tal concepção foi importada dos Estados Unidos. Por lá, essa ideia tem origem no século 19, quando já se transportavam alimentos e utensílios para refeições de colaboradores que viajavam para manejar gado.

Anos mais tarde, os food trucks começaram a ganhar força, movidos pela crise econômica de 2009, que resultou no fechamento de muitos restaurantes. Nessa época, chefs de cozinha e jovens empreendedores apostaram no novo ramo.

Mais recentemente, o modelo de negócio teve crescimento e é considerado tendência de mercado no Brasil. A profissão de vendedor de comida de rua tem ganhado muitos adeptos e hoje representa a fonte de renda de 2% da população brasileira.

São muitas as vantagens envolvidas na abertura de um food truck, como o baixo investimento inicial e a alta aderência do público. Neste texto, esclarecemos alguns pontos sobre tal modelo e as vantagens de empreender nesse ramo.

 

 

Como funcionam os food trucks

A infraestrutura de um food truck pode ser definida como uma cozinha sobre rodas: é móvel, com dimensão pequena e pronta para transportar e/ou preparar alimentos de acordo com as exigências legais.

Os órgãos que regem esse tipo de negócio são: ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), prefeitura, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Para iniciar um negócio como um food truck, você precisa formalizar a empresa e obter concessão da prefeitura e da vigilância sanitária. É importante estar de posse do veículo que será utilizado, uma vez que os órgãos vão inspecionar e avaliar seu uso, de acordo com as normas estabelecidas.

Saiba mais sobre como formalizar a empresa aqui.

O investimento inicial varia bastante, especialmente conforme o tipo de carro a ser utilizado. Na verdade, você pode ter food trucks de diversos formatos: triciclo, foodbike, kombi, vans, cart e caminhão.

Adequações podem ser necessárias, como as de suspensão e freios para tolerar o peso da cozinha e os equipamentos instalados, que podem variar conforme a opção de levar os alimentos preparados ou de cozinhar no próprio food truck.

 

O que considerar para abrir um food truck

Além de questões básicas como a escolha do veículo, é imprescindível realizar um planejamento sólido, como em qualquer outro tipo de negócio. Você deve avaliar a demanda, a concorrência, os pontos, a legislação e diversos outros fatores. Vejamos:

– Público-alvo

Entender quem é o público e conhecer seus hábitos é fundamental para qualquer negócio. Em relação a food trucks, pode ser um pouco mais desafiador, já que é necessário “ir até as pessoas”.

– Tempo

Trabalhar na rua implica estar sujeito às condições meteorológicas. Um dia de chuva, de calor ou frio intenso ou de vento excessivo pode afastar as pessoas. Para tentar evitar isso, planeje bem os locais e as atividades sempre considerando a possibilidade de variação dessas condições climáticas.

– Poluição

Além de enfrentar intempéries, estar em um ambiente aberto e não controlado traz o risco de diversos tipos de poluição. Como qualquer negócio, seu food truck também deve ser sustentável. Evite poeira, alto ruído de qualquer espécie, fumaça de veículos, odores desagradáveis, presença de lixo, dejetos ou sujeira, esgotos mal vedados, bueiros entupidos, etc.

– Animais e pragas urbanas

Fique atento à presença de insetos (baratas, moscas, etc.) e também à de outros animais como pombos e pássaros ou até mesmo cães e gatos (de rua ou dos clientes). A presença deles pode comprometer a segurança dos alimentos.

– Abastecimento de água

Nenhuma cozinha funciona sem água potável. Por isso, planeje bem o abastecimento, seja qual for o lugar onde estiver instalado o food truck, bem como sua estrutura interna. Faça o mesmo com a energia elétrica.

– Disponibilidade de banheiros

Food trucks podem operar tranquilamente sem sanitários para os clientes, já que as refeições são rápidas. Mas os funcionários não podem trabalhar sem os toaletes. É preciso alugar banheiros químicos ou até mesmo fazer acordos com estabelecimentos ao redor.

– Segurança

A segurança de clientes e funcionários também precisa ser garantida. Isso envolve a segurança do trabalho e também atitudes contra os riscos de trabalhar na rua, como, por exemplo, assaltos.

Além disso, é necessário considerar um investimento extra com seguradoras que cubram situações como incêndio.

 

Vantagens de abrir um food truck

Agora que você já sabe como funcionam os food trucks, confira as vantagens desse modelo de negócio:

– Baixo investimento inicial

O investimento para abrir um food truck é mais baixo do que o destinado a um restaurante tradicional. Portanto, não deixe de fazer uma análise profunda: não há gastos com IPTU, mas é preciso arcar com o IPVA do veículo, por exemplo.

– Baixo custo de operação

A fim de gerenciar e operar um food truck, você não precisa de uma equipe muito grande. Afinal, o espaço é pequeno, e o período de funcionamento é reduzido, se comparado ao de um restaurante tradicional. Ainda assim, garanta que você cumprirá com todos os direitos trabalhistas e outros ônus de ter funcionários trabalhando para você.

– Variação de local

Com os food trucks, você não precisa se preocupar em ter um bom ponto. Basta ir até as pessoas: participar de eventos, ficar em praças, estacionamentos e outros lugares estratégicos, de grande visibilidade.

Uma boa estratégia de redes sociais pode alavancar ainda mais as vendas. Utilize o Instagram, uma das principais plataformas. Saiba mais sobre essa rede social aqui.

– Possibilidade de expansão

Quando já estiver com o seu food truck em funcionamento e em crescimento, você pode pensar em expandir a marca e adquirir outros food trucks.

 

Food truck como nova oportunidade de renda

Como você viu, não há muito segredo para abrir um food truck. Se você for um apaixonado por comida e tiver habilidade especial com alimentos, pode começar um agora mesmo.

Acesse outro conteúdo:

COMO DEFINIR O MODELO DE NEGÓCIO IDEAL

Leia mais sobre Destaque Modelo de Negócio Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.