Quando abre uma franquia, o empreendedor deve seguir normas e padrões relacionados ao branding daquela empresa. Isso é importante objetivando manter a consistência da marca e para que essa seja reconhecível pelo público em qualquer unidade. Além, é claro, da manutenção de qualidade do serviço prestado.

Mas você sabia que franquias também podem inovar? A prova disso é uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que, ao entrevistar cerca de 200 empresas desse tipo, concluiu que 91,8% delas investiram em inovação entre 2014 e 2016. E mais: 43,1% dessas comprovaram aumento de rentabilidade.

Para saber como isso se dá e visando conhecer alguns exemplos, não deixe de continuar lendo!

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Como as franquias podem inovar

Quando falamos em franquias, a inovação nem sempre vem primeiro à mente. É sabido que franqueados devem seguir políticas e procedimentos que ditam a forma como os serviços e os produtos serão feitos e entregues, além da aparência dos pontos comerciais.

O modelo é testado e aprovado, tendo dado certo, muitas vezes, em regiões diferentes, com resultados satisfatórios. Entretanto, e se houver uma ideia de novo produto ou facilitação de processo que pode trazer ainda mais lucros?

Qualquer negócio precisa inovar com a intenção de se manter no mercado. Confira algumas dicas para que franquias inovem:

Conheça bem o processo atual

A fim de inovar, qualquer pessoa que queira sugerir ideias deve estar completamente por dentro do processo vigente. Se a franquia for sua, garanta que você sabe exatamente quais são as características do modelo de negócio e quais são os pontos fortes e fracos.

Foque no cliente

Quando for sugerir outras ideias, foque sempre nas necessidades do seu cliente. Tudo que uma empresa faz deve beneficiá-lo, mesmo que em última instância. Se você for otimizar processos de produção, por exemplo, certamente o cliente receberá produtos rapidamente e com mais qualidade.

Além disso, tenha certeza de que a ideia vai gerar valor para o cliente. Um aplicativo poderia ser legal, por exemplo, mas as pessoas realmente o usariam? Seu público tem afinidade com isso? Ou seria mais um empecilho e um desperdício de recursos?

Entenda o acordo de franquias

É importante estar por dentro da burocracia que envolve a aplicação de novas ideias. Conheça a fundo o contrato e as negociações que se abrem para novas proposições. Caso você seja o empreendedor dono da unidade da franquia, antes de qualquer movimento, tenha o aval da direção.

Mesmo com alguns obstáculos burocráticos, muitas têm grandes chances de inovar. Um exemplo é o caso da Bibi Calçados, marca de sapatos para crianças, que criou um centro de inovação chamado de “Ninho da Inovação”. Nesse caso, é regido pelo próprio regulamento.

Faça uma proposta

Depois de conferir as questões anteriores, se você realmente acredita que uma ideia possa dar certo, faça uma proposta formal. Indique quais seriam as mudanças, os recursos necessários e os resultados esperados.

Para você ter uma ideia de como pode dar certo: muitos lanches do McDonald’s foram criados por franqueados, dentre eles, o próprio Big Mac.

Exemplos de franquias que inovam

Muitas franquias têm sucesso ao inovar. Confira a seguir algumas delas e trabalhe suas ideias.

Bob’s

Observando a tendência de personalização por parte do público, o Bob’s, lanchonete fast-food brasileira, instalou um totem digital em algumas lojas. Por meio dele, é possível você fazer o pedido do lanche e alterá-lo conforme seu gosto. Depois, basta se dirigir ao balcão e retirar a refeição.

Two Maids & A Mop

Esta é uma franquia de serviços de limpeza originalmente localizada na Flórida (EUA). Cada unidade possui seus trabalhadores, e o serviço pode ser requisitado por clientes que morem no entorno. Em parte, a franquia foi bem-sucedida, até que começou a experimentar altas taxas de turnover (pedidos de demissão) e pouca conversão.

Com a finalidade de resolver isso, a empresa inovou com um sistema de avaliação de serviço. Assim que o trabalhador finaliza, o cliente pode dar uma nota de 1 a 10. O salário das pessoas varia de acordo com a nota recebida.

Casa do Construtor

Esta franquia é especializada no aluguel de equipamentos de pequeno porte para a construção civil. Percebendo a queda do rendimento do setor, a Casa do Construtor inovou nos pontos de venda.

Com o conceito de “store in store” (loja dentro de loja), comerciantes do segmento que desejem oferecer mais um serviço aos clientes podem colocar em seus pontos comerciais os equipamentos da franquia para aluguel. Assim, a área de abrangência do negócio aumenta, e é possível conquistar outros públicos.

Novos formatos de franquia

Viu só como a inovação em franquias é viável? A prática mostra resultados positivos progressivos, com essas empresas crescendo aproximadamente 10% ao ano. A inovação traz resultados melhores, além de ajudar negócios a vencer crises e obstáculos.

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