Você ainda distribui cartões de visita? Pode parecer uma prática antiga, mas eles ainda têm muita importância no mundo do networking. Entretanto, existem novas tecnologias capazes de integrar o mundo digital à troca de informações de contato profissional, o que elimina a necessidade de guardar grandes quantidades de papel sem conseguir encontrar nada.

Neste artigo, vamos falar sobre como adaptar seus cartões de visita às novas tecnologias e ter sucesso fazendo networking, impulsionando suas parcerias e a captação de clientes.

Características de cartões de visita

O cartão de visita foi criado para ser um pequeno pedaço de papel, fácil de guardar no bolso ou na carteira, que contém informações básicas de contato profissional: nome, cargo, telefone, nome da empresa, e-mail, etc.

Com o tempo, os formatos de cartão se modernizaram e ficaram cada vez mais criativos. Afinal, é preciso se destacar dentre outros nomes para conseguir visibilidade, certo? Além disso, é possível passar um pouco da imagem da sua empresa por meio do cartão.

Veja alguns exemplos de cartões que chamam a atenção:

 

 

Dentre as utilidades principais de um cartão de visita, podemos citar:

 

  • Informar as pessoas sobre como entrar em contato com você.
  • Fazer networking e trocar informações sobre seu negócio com outros profissionais da sua área e de outras áreas.
  • Lembrar as pessoas sobre quem é você e sua empresa.
  • Fortalecer o branding do negócio.
  • Passar credibilidade e demonstrar profissionalismo.

 

Para que você alcance cada um desses objetivos, é preciso investir tempo pensando no cartão. Formato, papel, modelo e layout devem dizer algo sobre você ou sobre a sua empresa. Além disso, insira as informações, não se esquecendo da logomarca, e contrate uma boa gráfica.

O ideal é contratar um profissional de design para produzi-lo (saiba aqui como escolher um designer). Não deixe também de guardar a versão original do cartão, caso alguma informação mude, e de preferência salvo na nuvem.

 

Importância dos cartões de visita na era digital

Mas, na era da revolução digital, cartões de visita ainda são importantes? Sim. Estamos em um contexto em que a troca de experiências e a colaboração são protagonistas do desenvolvimento.

Além disso, o mundo globalizado propõe a união de culturas – e muitas delas têm o cartão de visita como o principal meio de relacionamento profissional. Bons cartões podem até mesmo despertar conversas (como os exemplos acima, por exemplo). Esses itens “falam” sobre a marca da sua empresa e não podem ser deixados de lado.

Seja qual for o meio, ainda é essencial transmitir suas informações para quem você conhece em eventos e reuniões. O que mudou foi que agora não vemos muitos porta-cartões. Organizá-los e encontrá-los quando necessário deixou de ser uma tarefa árdua.

Hoje em dia, é possível instalar aplicativos que colocam qualquer cartão em pastas digitais ou mesmo o transformam em links para perfis do LinkedIn. Veja, a seguir, algumas dicas de aplicativos que visam trazer seus cartões de visita para o século XXI.

 

Aplicativos de cartão de visita

Conheça os mais interessantes:

 

Microsoft Pix

Este é um aplicativo para iOS que permite otimizações diversas na câmera do smartphone. Uma delas é a capacidade de capturar a imagem de um cartão de visita e encontrar automaticamente o perfil da pessoa no LinkedIn, possibilitando a conexão instantânea.

O interessante é que, por ser um aplicativo mais completo, você não precisa baixá-lo apenas para ler cartões e pode utilizar suas várias outras funções.

Baixe aqui.

 

SnapDat

Disponível para iOS, este aplicativo mobile permite que você crie um cartão de visita digital e o envie aos seus contatos por e-mail ou  pelo próprio aplicativo, caso a pessoa também tenha tal programa. Existem mais de 40 designs disponíveis, bem parecidos com os dos cartões físicos.

O App também possui uma agenda de endereços na qual você poderá salvar os contatos de quem você conhece.

Baixe aqui.

 

CamCard

Este App está disponível para Android, iOS e Windows. Capaz de ler 15 línguas diferentes, ele escaneia o cartão e conecta as informações a redes sociais. Para utilizar pessoalmente, é gratuito. Times pagam entre 5 e 12 dólares por usuário/mês.

Apesar de ser para mobile, também é possível acessar seus cartões salvos do desktop. As informações ficam sincronizadas e salvas em um sistema de nuvem.

Baixe aqui.

 

OneCard

Esta plataforma permite a criação de um perfil profissional, com uma pequena bio falando sobre você e links para seu site e redes sociais. Ainda é possível ter um vídeo de introdução e compartilhar tudo isso com seus contatos.

As informações ficam armazenadas em nuvem, e o aplicativo tem um plano gratuito e um Pro, com mais funcionalidades disponíveis.

Baixe aqui.

 

Como entregar seus cartões de visita

Agora que você já tem todas as ferramentas para passar uma boa primeira impressão com seus cartões de visita, falta só começar a distribuí-los. Em primeiro lugar, se o cartão for físico, mantenha-o livre de sujeira e umidade. Oferecer um cartão danificado pode demonstrar falta de organização.

Caso você o distribua por aplicativo, garanta que o processo será simples e fácil, sem complicações para a outra pessoa e sem chances de escrever nomes errados. Na hora de trocar cartões, mantenha a conversa em tom pessoal e procure fazer uma conexão que seja memorável.

No mais, esteja sempre preparado! Novos contatos podem fazer toda a diferença para o seu negócio. E, se você quer fazer novas parcerias, que tal planejar um evento? Saiba como:

COMO PLANEJAR UM EVENTO PODE AJUDAR A ATINGIR AS METAS DO SEU NEGÓCIO

 

Leia mais sobre Inspiração Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.