Otimizar os processos e largar na frente. Em uma era em que a informação é descentralizada, ter um diferencial passa a ser fundamental para se destacar no mercado cada vez mais competitivo. É preciso estar sempre atento e mudar constantemente os rumos do negócio para se destacar em meio a tantos outros concorrentes. E uma das estratégias mais assertivas para isso é o amplo conhecimento dos resultados da sua empresa.

 

indicadores de desempenho

 

Mas você consegue contabilizar e mensurar tais resultados? Muitos empreendedores apresentam dificuldades em fazer análises do  negócio por não saber como acompanhar os processos do início ao fim. Além disso, muitos ficam perdidos na hora de interpretar dados para encontrar soluções. É para isso que existem os indicadores de desempenho. Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre eles para garantir que a sua empresa adote as melhores práticas e tenha sempre ótimos resultados.

 

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho nada mais são do que métricas usadas para avaliar o desempenho de alguma atividade ou setor dentro da sua empresa, ou até para facilitar uma comparação de períodos distintos, a fim de identificar e solucionar problemas. Além de números detalhados, esses indicadores fornecem gráficos completos e bem intuitivos, que permitem perceber gargalos com bastante rapidez.

Tendo as informações em mãos, gestores como você são capazes de tomar decisões muito mais estratégicas e dinâmicas e, ao mesmo tempo, mensurá-las de forma concreta ao longo de todo o processo. É válido lembrar também que, quando falamos de indicadores de desempenho, três aspectos do processo precisam ser evidenciados:

Índices

Números que vão mostrar o desempenho obtido em um processo ou em um período de tempo analisado. É o que você vai detectar de positivo ou negativo.

Metas

Os valores desejados e que devem ser atingidos para o projeto ou a etapa terem sucesso.

Tolerância

Margem de percentual aceitável que se pode atingir, mas que ainda não é a meta. Junto com a tolerância, é importante avaliar os motivos de não ter alcançado o resultado completo e as mudanças para alcançar o ponto ideal.

 

Quais indicadores devo utilizar?

Existem inúmeros indicadores de desempenho, cada um direcionado para avaliar um aspecto específico. Mas, se você não sabe por onde começar, não precisa se preocupar. Listamos aqui os principais para que você saiba quais podem contribuir para o monitoramento do seu negócio. São eles:

Indicadores de lucratividade

Um dos que mais causam preocupação a qualquer empreendedor. Ele se baseia em cálculos de faturamento e lucro e mostram problemas em mais de um setor no processo, como, por exemplo, atendimento e vendas. São dados primários e até um pouco básicos, mas, se bem usados, são totalmente essenciais para o seu negócio.

Indicadores de efetividade

Avaliam o cumprimento ou não dos objetivos propostos para determinado período de tempo. As análises desse indicador são feitas após os resultados finais terem sido produzidos/apresentados.

Indicadores de processos

Conhecidos como indicadores-chave Key Performance Indicators, eles verificam o andamento e o desempenho satisfatório ou não das tarefas, bem como se os resultados atingidos cumpriram as expectativas do planejamento. Itens como eficiência, qualidade do que está sendo produzido, competitividade, valor, nível das entregas, taxa de sucesso nas vendas, dentre outros, são avaliados aqui.

Indicadores de satisfação do cliente

Verifica o quão felizes ou não estão os seus consumidores finais. Uma das maneiras mais comuns e práticas de descobrir isso é por meio de pesquisas e formulários. Com o crescimento da internet, mapear e avaliar o comportamento da maioria dos clientes nas redes sociais também é outro modo interessante de tirar conclusões sobre o serviço que você está prestando.

Indicadores de produtividade

É a relação de trabalho X recursos gastos. Esse indicador é muito utilizado para avaliar funcionários e colaboradores em seu desempenho.

Outros indicadores interessantes que podem ser úteis na obtenção de informações para a sua empresa:

– Indicadores de capacidade produtiva: quantidade X tempo de produção

– Indicadores de rentabilidade: lucro X investimento

– Indicadores de competitividade: dados diagnosticados pela empresa X concorrência

– Indicadores de qualidade:  produtos produzidos X saídas adequadas/corretas (avalia as inconformidades na produção)

– Indicadores de valor: valor percebido do produto X valor gasto para recebê-lo

 

Por que indicadores de desempenho vão alavancar os seus resultados?

Empregar indicadores de desempenho e destrinchar os dados em análises minuciosas traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Não sabe quais? A gente explica. Um bom uso de indicadores faz com que você aumente seu índice de acerto nas decisões, seja capaz de armazenar informações primordiais em relação aos seus processos, diminua consideravelmente o tempo gasto na gestão de cada ação e facilite a identificação de falhas e pontos que podem ser melhorados.Que tal começar a aplicar essas técnicas na sua empresa e otimizar os seus resultados?

Gostou da matéria? Então, você também vai se interessar por estas oito ferramentas para medir indicadores de desempenho.

 

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