Para quem quer se manter relevante no mercado, investir em inovação é fundamental. No segmento da construção civil, essa também é a regra.  Excelentes produtos têm surgido com o avanço da tecnologia.

 

As soluções visam ao ganho de qualidade, à redução de custos e maior acessibilidade dos serviços. Ganhamos também em sustentabilidade, já que a tendência é olhar para produtos e serviços que possam impactar menos o meio ambiente em um segmento conhecido por ser responsável por altos índices de poluição.

Neste artigo, vamos conhecer iniciativas de inovação na construção e entender como essas podem contribuir para a melhoria não só dessa área, mas também das cidades como um todo.

 

Construção com impressão 3D – Inova House 3D

A impressão 3D tem feito sucesso no design de produtos, além de contribuir muito com a agilidade e a redução de custos na construção. A tecnologia é capaz de aumentar a eficiência de canteiros de obra, com menos material utilizado e diminuição do trabalho.

No Brasil, a startup Inova House 3D foi criada com o intuito de estudar e comercializar esse tipo de tecnologia, produzindo concreto em 3D e possibilitando a criação de projetos arquitetônicos e de design de interiores com a inovação.

 

Material de construção reciclável – Urban 3D

Afora as novas formas de construir, precisamos encontrar material que seja sustentável e diminua o impacto da atividade no meio ambiente. A startup Urban 3D criou um material com tal propriedade: trata-se de um concreto feito com compostos recicláveis, que, mais do que ser “green”, custa 30% menos.

A fundadora Anielle Guedes pretende construir casas populares que vão custar até 15 mil reais com a tecnologia. Veja um episódio da websérie Mundo Melhor com a empreendedora e cientista:

 

 

Gestão de projetos – Construct App

Não é apenas na tecnologia que a inovação na construção pode aparecer. O Aplicativo Construct App é uma plataforma de gestão de projetos específica para o segmento. Por ele, é possível acompanhar demandas, atividades e gerir toda a equipe.

Ademais, existe a possibilidade de gerar relatórios e registrar atividades com a câmera do celular, o que garante a transparência dos processos. A inovação no fluxo de trabalho permite maior eficiência dos serviços e consequente redução de custos.

 

Bio concreto – TU Delft (Holanda)

Já ouviu falar em concreto que regenera sozinho, como se fosse a nossa pele? Isso já existe e é fabricado por uma empresa holandesa chamada TU Delft. Nascido na Universidade de Delft, o negócio comercializa um tipo de concreto feito com bactérias e, quando há rachaduras, se conserta sozinho.

A bactéria se chama Bacillus – pseudo firmus –, e é adicionada à mistura de concreto, entrando em atividade quando fica em contato com a água e o ar. Com essa invenção, é possível eliminar os altos custos de manutenção de construções, necessários para manter a sustentação.

Outra aplicação muito eficiente é em construções em baixo da terra, como aquelas feitas para armazenar lixo, onde não há como trabalhadores entrarem para realizar a manutenção.

 

Uso de drones com várias aplicações

Já vimos drones sendo utilizados a fim de realizar entregas e filmagens em locais antes impossíveis de ser alcançados por avião ou helicóptero. Em relação à construção civil, essas ferramentas também podem ser muito úteis.

Veja alguns usos práticos:

  • Estudo detalhado da evolução da construção por meio de imagens capturadas de diversos ângulos.
  • Realização de estudos topográficos preliminares que avaliam as possibilidades de um terreno.
  • Cálculos de volume de estoque.
  • Análise de risco por meio do uso de sensores térmicos acoplados.

E muito mais! Os drones podem ser grandes aliados da inovação na construção.

 

Alumínio transparente – Surmet (EUA)

O alumínio é um composto muito resistente, mas que não pode ser utilizado em qualquer lugar por não possibilitar a visão. Mas já imaginou um vidro com a mesma resistência? É isso que a empresa Surmet criou, baseando-se em uma fórmula que une alumínio, nitrogênio e oxigênio.

Mediante uma técnica a laser e polimento, foi possível obter alumínio transparente. O principal uso ainda é para grandes aquários, espaçonaves e submarinos. Por ter custo alto, a aplicação em construções convencionais ainda não é uma realidade. Mas, ainda assim, trata-se de um importante avanço para a área.

 

Realidade aumentada – Measure Kit

Já pensou conseguir visualizar uma construção sem que ela esteja completa e andar dentro dela? A realidade aumentada (AR) tornou isso viável. Usuários podem andar pelos ambientes anotando mudanças que podem melhorá-lo e interagir de forma mais detalhada do que apenas com pranchas e desenhos 3D.

O aplicativo para iOS Measure Kit trouxe essa função para as pessoas, permitindo interação, mensuração, nivelação e colocação de objetos nos lugares desejados sem que realmente esses estejam lá.

 

Inovação e tecnologia em todos os setores

Como você viu, muitos negócios, aplicativos e novidades têm surgido no mundo da construção civil. É por intermédio dessas iniciativas que conseguimos mais eficiência, menos custo e menos impacto sobre o meio ambiente.

Quer conhecer outros projetos sustentáveis e inovadores? Leia outro de nossos conteúdos:

COMO A INOVAÇÃO NA AGROECOLOGIA ABRE NOVAS POSSIBILIDADES DE NEGÓCIO

Leia mais sobre Modelo de Negócio Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.