Você tem o sonho de empreender, mas não sabe por onde começar? Alguns conteúdos específicos podem ajudar você, que ainda não tem bagagem teórica e prática para criar sua empresa.

Pensando nisso, preparamos esta lista de livros para empreendedores iniciantes. A ideia é aperfeiçoar seus conhecimentos ao longo de um ano. Entretanto, você pode utilizá-la como achar melhor e de acordo com sua necessidade. Vamos lá?

PARA EMPREENDEDORES: COMO APRENDER RÁPIDO E CONSTANTEMENTE

Ferramentas, sites, dicas de livros, cursos e técnicas para você ganhar conhecimento e ter mais sucesso

1º mês – Guia Essencial para Novos Empreendedores

Cláudio Afrânio Rosa, Gustavo Marques Couto e Marcelo Gomes Lage

Esta é uma série produzida pelo Sebrae Minas, dedicada a quem quer abrir um negócio,  mas antes precisa entender o básico. Com design criativo e atraente, os guias ensinam por meio de exercícios práticos, exemplos e explicações sem complicação.

A linguagem é bastante descontraída; por isso, é ótimo para quem tem um pouco de dificuldade em ler livros mais densos, rapidamente. E o melhor: o material está disponível gratuitamente no site do Sebrae. Acesse aqui.

 

2º mês – Business Model Generation

Alexander Osterwalder

Se você já tem uma ideia de negócio, pode começar a estruturá-la. Este livro lançou o Canvas Modelo de Negócio, muito utilizado para compreender bem todas as partes envolvidas na composição de uma empresa.

Esse método é direcionado para a inovação e permite uma visualização mais clara do que a de um plano de negócios completo. De forma simples e concreta, você pode estruturar sua ideia ou renovar um modelo de negócios antigo que não dá mais certo.

Já falamos sobre o Canvas por aqui, mas, para saber mais sobre a metodologia, não deixe de ler esta obra de Alexander. Para comprar, clique aqui.

 

3º mês – Value Proposition Design

Alexander Osterwalder

Além do Canvas Modelo de Negócios, temos outros tipos de Canvas para você que pretende abrir uma empresa. No caso deste livro, Alexander explica o conceito de proposta de valor ou o que atrai clientes para seu negócio.

Com base em um possível problema ou necessidade do cliente, cria-se a solução, que é remédio para isso. Com este Canvas, você aprende a identificar qual é a sua proposta para testá-la com o seu público.

Nós temos uma coleção de Canvas para diversos fins. Você pode baixar todos gratuitamente aqui.

Não deixe também de ler o livro Value Proposition Design. Compre aqui.

 

4º mês – O Livro Negro do Empreendedor

Fernando Trías de Bes

Muito bem, chegamos ao quarto mês da nossa lista de livros para empreendedores iniciantes. Nesta obra, Fernando traz uma proposta diferente que pode soar estranha para quem ainda não empreendeu: aprenda a lidar com os fracassos.

Eles são inevitáveis. Por isso,  é necessário aprender com eles e ter noção de como lidar quando esses ocorrem. Você vai saber como grandes empreendedores superaram seus fracassos e se inspirar com a trajetória deles.

Compre o livro aqui.

 

5º mês – Sprint

Jake Knapp

Você conhece o método sprint? Ele foi criado por Jake quando esse trabalhava no Google.Hoje é utilizado por  grandes empresas mundiais para inovar rapidamente. Isso significa colocar uma ideia em prática e testá-la em apenas cinco dias para evitar perdas de recurso e tempo.

Sprints podem ser aplicados por equipes grandes ou pequenas. Basta ter uma grande oportunidade, um problema ou vontade de alcançar um objetivo. Se você deseja começar sua empresa pensando em inovação, não deixe de conhecer os sprints.

Compre aqui o livro.

 

6º mês – Pense Melhor

Tim Hurson

Como inovação nunca é demais, o sexto mês da nossa lista de livros para empreendedores segue com esta obra que traz ferramentas para que os empreendedores inovem. Além disso, Tim ensina como pensar de forma criativa, mas ainda assim crítica e “pé no chão”.

O livro é construído com a ideia de pensamento produtivo, ou seja, pensar soluções práticas e realmente efetivas. Quer saber como ter boas ideias para enfrentar grandes problemas? Não deixe de ler.

Compre aqui.

 

7º mês – Vender é Humano

Daniel H. Pink

Agora que você chegou até aqui na nossa lista de livros para empreendedores, pode ser que tenha alguma ideia mais concreta sobre a criação de um negócio. A fim de se tornar um empreendedor de sucesso, é importante aprender técnicas de vendas.

Isso não vale apenas para vender seu produto ou serviço, mas também com o intuito de conquistar investidores, por exemplo. Esta obra é perfeita para quem está começando porque mostra uma visão menos tradicional sobre vendas, deixando claro que vender é uma característica humana e não precisa ser algo invasivo.

Para saber como convencer as pessoas sem agressividade, não deixe de ler. Compre aqui.

 

8º mês – Gratidão

Gary Vaynerchuk

Não basta, entretanto, saber vender para seus clientes sem cultivar um relacionamento saudável. Afinal, você verá que o custo para adquirir clientes é muito mais alto do que para mantê-los (saiba mais sobre isso neste post).

Neste livro, Gary mostra como é possível construir relações fortes com clientes por meio de ferramentas à disposição no mundo tecnológico. Com base em dados e experiências reais no Uber e no Facebook, o autor fala sobre como manter a satisfação do cliente lá em cima.

Compre aqui.

 

9º mês – Empreendedores Extraordinários

John A. Byrne

Você já aprendeu a criar seu modelo de negócios, conheceu fracassos e descobriu métodos de inovação e vendas. Seria legal um pouco de inspiração de grandes empreendedores, não é mesmo?

Nesta obra, John entrevistou empresários com carreiras promissoras e mostrou como eles superaram obstáculos para chegar ao topo. Isso inclui personalidades como Howard Schultz, fundador da Starbucks, e John Mackey, da Whole Foods.

Não deixe de se inspirar com estas histórias incríveis.

 

10º mês – Founders at Work

Jessica Livingston

Ainda precisa de inspiração? Se afirmativo, leia o livro Founders at Work, que contém uma coleção de entrevistas com donos de negócios milionários. Jessica conta como eles estruturaram suas empresas milionárias, revelando detalhes das trajetórias.

Diferentemente do livro acima, este trata mais de negócios de tecnologia, especialmente aqueles que se encontraram em mercados que nem sempre estavam preparados para eles. Você tem uma ideia que parece maluca? Conheça a história de pessoas que um dia foram taxadas assim, como Max Levchin, do PayPal, e Sabeer Bhatia, do Hotmail.

 

11º mês – Rework

David Heinemeier Hansson e Jason Fried

Ao procurar empreender, você pretende fazer aquilo de que mais gosta, certo? Segundo os autores de Rework, se você realmente tem paixão pelo que faz, possui um dos principais requisitos necessários para começar sua empresa.

Neste livro, entenda alguns conceitos básicos, mas pouco tradicionais, a fim de começar seu negócio com a maior produtividade possível. Saiba, por exemplo, por que você não deve tentar investimentos antes de começar a empresa. A obra é perfeita para quem está em busca de conselhos mais dinâmicos.

Compre aqui.

 

12º mês – Feitas Para Durar

Jim Collins e Jerry Porras

Você teve uma ideia, trabalhou em sua estruturação e aprendeu várias metodologias de inovação. Mas o que realmente vai fazer a sua empresa se destacar no mercado? Jim Collins e Jerry Porras exploram os motivos pelos quais algumas delas perduram e outras morrem na praia.

Descubra os segredos de sucesso da gestão e aplique no seu negócio. Compre aqui.

Gostou das dicas de livros para empreendedores iniciantes, mas tem medo de não conseguir ler tudo? Confira no conteúdo abaixo como é possível bater uma meta de leitura e boa sorte!

META DE LEITURA: SAIBA COMO ALCANÇAR E ALGUMAS DICAS DE LIVROS

 

Leia mais sobre Empreendedorismo Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.