Atualmente, as pessoas usam a internet duas vezes mais do que há 12 anos. O marketing, como conhecíamos antes da popularização da web, já não basta. Agora, devemos contar também com o marketing digital.

Além de acessarmos mais a internet, nossos hábitos de consumo mudaram, e a conexão entre empresas e seus consumidores ficou mais difícil de alcançar. Mas o que é marketing digital, afinal?

Neste post, vamos responder a essa pergunta, analisar os seus benefícios e apontar para qual tipo de empresa ele é mais efetivo.

 

 

O que é marketing digital

Marketing digital é uma expressão que cobre vários tipos de estratégia de marketing no ambiente online. Envolve canais como as redes sociais, mecanismos de busca, e-mail, sites, dentre outros.

Empresas que realizam estratégias de marketing digital usam o ambiente online para divulgar produtos e serviços, basicamente. Entretanto, ele pode ser útilr para outros fins, como fortalecer a marca da companhia.

Visando a compreender todos os itens que estão debaixo desse “guarda-chuva” que é o marketing digital, continue lendo.

 

Componentes do marketing digital

Existe um espectro de práticas que permitem a presença online de empresas, além de ações de marketing. Conheça primeiramente os recursos que temos à disposição no marketing digital:

  • Site
  • Blog
  • E-books e whitepapers
  • Infográficos
  • Ferramentas interativas
  • Redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram)
  • Cobertura online (reviews, entrevistas, matérias)
  • Guias de produto
  • Vídeos

Esses recursos podem ser trabalhados das mais diversas formas, dependendo da estratégia escolhida. Conheça algumas delas:

 

SEO (Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca)

O processo de otimizar seu site para que ele apareça nas primeiras páginas de mecanismos de busca, como o Google, chama-se SEO.

Realizando as técnicas de SEO, que podem variar de acordo com a indústria, o tipo de produtos e serviços, e passam por alteração de tempos em tempos, você aumenta os acessos orgânicos (ou gratuitos) ao seu site.

Marketing de conteúdo

Esta é outra estratégia do marketing digital que consiste na produção e na promoção de conteúdos próprios com o propósito de gerar mais consciência sobre sua marca, além de aumentar o tráfego e a geração de leads – que resulta em mais clientes.

Inbound marketing

É complementar ao marketing de conteúdo e se refere ao trabalho do funil de marketing completo: topo, meio e fundo – empregando sempre, claro, o conteúdo online.

Social media

A prática de promover sua marca e seus conteúdos nas redes sociais a fim de gerar mais tráfego também faz parte do marketing digital.

Pagamento por clique

Tal estratégia consiste em investir em anúncios que trazem tráfego para seu site. Você só paga conforme a quantidade de cliques. O formato mais comum é o Google AdWords, que distribui anúncios em banners de outros sites e também na própria busca.

E-mail marketing

Empresas utilizam o e-mail como uma forma de marketing digital, comunicando diretamente com a audiência. Por este canal, é possível promover conteúdos, descontos, eventos e levar as pessoas para o seu site.

 

O marketing digital funciona para todas as empresas?

Com tantas estratégias diferentes, você deve estar se perguntando: minha empresa precisa do marketing digital?

Na verdade, algumas estratégias podem funcionar para qualquer indústria. Basta selecionar as certas e aplicá-las com a intenção de que cheguem até os clientes que têm mais possibilidades de comprar de você.

Confira alguns detalhes divididos pelo tipo de modelo do negócio.

B2B

Se sua companhia é B2B, seus esforços de marketing digital devem ser voltados para a geração de leads online, com o objetivo final de vender por meio de um representante de vendas.

Por essa razão, sua estratégia precisa estar focada em converter leads bem qualificados, por intermédio do site e de outros canais de marketing. Redes sociais como o LinkedIn são importantes para este tipo de negócio.

B2C

Agora, se sua companhia é B2C, dependendo da faixa de preço dos produtos, é provável que o objetivo dos seus esforços seja atrair pessoas para o site e transformá-las em clientes sem que elas precisem falar diretamente com um vendedor.

Assim, é mais eficiente focar menos na geração de leads e mais em construir e acelerar a jornada do cliente, do momento em que a pessoa entra no seu site até a realização da compra (mesmo que seja uma compra física, em que a pessoa tenha de se direcionar até sua empresa ou seu ponto de venda).

 

Pense estratégias de marketing digital para a sua empresa

Como você pode observar, o marketing digital traz uma gama bastante variada de estratégias de marketing que podem ser aplicadas para vários objetivos na sua empresa.

Com a internet dominando nossas relações e atitudes de compra, ele se torna cada vez mais relevante. Além disso, todas as estratégias têm resultados mensuráveis que permitem a análise constante do que está dando certo ou não.

Confira abaixo um texto que produzimos e que pode ajudá-lo a impulsionar seu negócio no LinkedIn:

LINKEDIN PARA EMPRESAS: 6 DICAS PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO NA PLATAFORMA

 

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