No que tange a empreendedores, uma marca pessoal forte é muito importante. Fazer marketing pessoal é bom para a sua carreira e para o sucesso da empresa, pois ajuda a atrair clientes, propostas de parceria e boas oportunidades de negócio. Isso é tão importante que uma pesquisa revelou que 52% dos empreendedores dizem ter perdido negócios por causa de informações encontradas (ou não) na internet sobre eles.

No entanto, criar uma marca em torno do seu nome exige mais esforço do que apenas alguns posts nas redes sociais. Mas não se desanime! Existem formas de atrair pessoas para seus perfis e fortalecer sua estratégia de carreira e negócio com isso.

marketing pessoal

Neste artigo, listamos algumas dicas para você que deseja ter um bom marketing pessoal com o intuito de alcançar mercados maiores.

Tenha uma marca pessoal sincronizada à sua personalidade

Não funciona muito bem ter uma marca pessoal que seja falsa. Fazer marketing pessoal também é transparecer quem você é, sua personalidade, seus valores. Tudo isso é o que fez você chegar até aqui.

Já falamos em posts [linkar infográfico ainda não publicado] que uma das características de influencers que mais atraem pessoas é a autenticidade. Mostrar quem você realmente é chama a atenção de muita gente. Dessa forma, sua marca tem potencial para alcançar outros patamares e despertar apreço nas pessoas.

Tente se preocupar menos com o que os outros vão achar e você vai se surpreender! Mas lembre-se de que aqui falamos sobre a vida profissional.

Utilize as redes sociais com cautela

Você deve demonstrar quem realmente é para conquistar uma marca pessoal forte. No entanto, é importante não se esquecer de que nada postado nas redes é realmente privado. Por isso, alguns conteúdos que representem um conflito de interesses ou que não contribuam para a construção de um bom marketing pessoal devem ser evitados.

Tudo o que você compartilha online forma uma percepção sobre você. Isso não significa que tudo deva ficar de fora, afinal, somos todos humanos. Mas, antes de postar qualquer coisa, avalie se está de acordo com a imagem que quer construir.

Compartilhe seu trabalho com o mundo

Já que você precisa curar o conteúdo que posta nas redes, o que deveria ser compartilhado? Divida seu trabalho com o mundo! Fale sobre projetos, novos e antigos, conte sobre clientes legais com quem trabalhou, etc. Tudo isso é conteúdo que dá às pessoas a oportunidade de saber como você trabalha e o que o motiva.

Além disso, é interessante mostrar como você lida com determinadas situações no trabalho, exemplificando como cada uma o fez crescer como profissional. Pode ser uma decisão sobre quem contratar para sua equipe, por exemplo. Ou como lidou com um problema de fornecimento. É esse tipo de experiência que nos faz crescer!

Saiba que sua marca é conteúdo que você controla

Seria ótimo se fosse assim, mas nem tudo que está na internet sobre você é de sua autoria. Existem muitas informações falsas que podem ser geradas para ferir a sua imagem. Infelizmente, isso é inevitável.

É importante, porém, que você saiba que o conteúdo gerado por você é controlado por você mesmo. Pare de se preocupar com o que pode ser divulgado por aí e se concentre em produzir coisas positivas sobre sua carreira e empresa.

É por isso que criar um bom marketing pessoal é tão crítico. Quanto mais você constrói conscientemente a sua imagem, mais controla a sua história e narrativa. Além disso, quando alguém procura pelo seu nome na internet e encontra bons conteúdos, a chance é maior de ser visto como referência na área.

Uma boa dica para quem deseja saber o que está na internet sobre ele/ela é criando um Google Alerts com o seu nome e o de sua empresa. Assim, toda vez que um novo post surgir com essas palavras, você é notificado.

Junte-se a grupos relacionados ao seu segmento

Tanto o Facebook quanto o LinkedIn têm milhares de grupos focados em interesses e indústrias específicas. Juntar-se a alguns deles pode ser ótimo para a sua marca pessoal. Além de conhecer novas pessoas, você tem a oportunidade de compartilhar seu conteúdo de forma mais direcionada, com quem realmente se interessa.

Outra vantagem é que você também pode criar um grupo da sua empresa ou sobre um assunto relacionado a ela. Juntando por lá os clientes, os parceiros e os interessados, é possível criar uma boa rede de relacionamentos, o que é importante para seu marketing pessoal.

Compartilhe o máximo de informações úteis nos grupos, mas cuidado para não ser considerado como spam. Fazer apenas propaganda não é visto como boa prática dessas comunidades e isso pode acabar manchando a sua imagem.

Dê atenção aos detalhes

Muito da sua imagem pessoal pode ser construído pela identidade visual. Por isso, preocupe-se em ter boas fotos e invista no design do seu site e no das redes sociais. Além disso, revise gramaticalmente tudo que postar – você não quer que as pessoas encontrem erros de português em seu nome, não é mesmo?

Muitos podem acreditar que os detalhes passam despercebidos, mas isso não é verdade. É possível dizer muito sobre alguém, observando a forma como essa pessoa escreve e as imagens que escolhe para postar.

Construir um bom marketing pessoal leva tempo

Construir uma imagem positiva, profissional e pessoal, leva tempo. Reformar a aparência das suas redes sociais e se juntar a grupos é só o começo. É preciso ter paciência e uma produção de conteúdo consistente. Tenha sempre em mente que todo o trabalho vai valer a pena para conquistar autoridade no seu segmento e para fechar mais negócios.

Ao conseguir formar uma boa presença online, você estará mostrando às pessoas por que elas devem trabalhar com a sua empresa ou a razão de chamar você para uma palestra. Os benefícios são muitos!

Você gostaria de saber um pouco mais sobre branding? Outro conteúdo vai ajudá-lo nesse sentido:

O QUE É BRANDING E POR QUE VOCÊ PRECISA DELE

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