Todo início de projeto pode parecer um pouco confuso, ainda mais os grandes e que envolvam equipes com membros de áreas e níveis de experiência diferentes. Mesmo que tenha havido troca de e-mails e reuniões para fazer o briefing e deixar as informações claras, muitas dúvidas surgem no caminho. Membros diferentes do time podem ter visões opostas sobre o tema trabalhado, sobre o que deve ser priorizado e sobre o impacto do projeto dentro da empresa e em relação aos clientes. Para alinhar de maneira efetiva a visão, as informações, bem como fazer com que o projeto se desenvolva com menor desentendimento e maior possibilidade de acerto inicial, é que existe a Matriz CSD, que se traduz por Certezas, Suposições e Dúvidas.

A técnica simples de listar esses três aspectos sobre o projeto ajuda a levantar as informações necessárias, esclarecer ideias e deixar toda a equipe a par de tudo. Entenda, a seguir, como utilizá-la e quais os principais benefícios para o seu projeto ou negócio.

matriz csd

 

Benefícios da Matriz CSD

A Matriz CSD é muito útil para dar o pontapé inicial em projetos, servindo como ponto de partida, agilizando o processo e fazendo as coisas acontecerem. Ao utilizá-la, a equipe tem a vantagem de iniciar o projeto com os horizontes mais abertos e mais conhecimento sólido sobre o tema, sabendo também o que deve ser pesquisado melhor, a fim de que a tarefa possa evoluir.

Esta ferramenta também permite a gestão do conhecimento do grupo e a centralização das informações, tornando todo o processo mais claro para todos. É no seu exercício que as diferentes perspectivas sobre o projeto podem ser analisadas e debatidas em conjunto, conciliando visões distintas e definindo prioridades. Ela traz mais segurança ao time, porque evita que seus membros continuem tendo certezas equivocadas e endossa o que eles já sabiam.

No caso de projetos realizados para ser entregues diretamente aos clientes, a Matriz CSD  pode melhorar a experiência no que diz respeito aos dois lados, além de aumentar o nível de satisfação do cliente com o serviço, já que serão necessárias menos reuniões de alinhamento e menos retrabalho em razão de erros causados por entendimentos diferentes sobre a proposta. Tudo isso resultará em uma entrega mais rápida e com menos desgastes no relacionamento.

Como utilizar a Matriz CSD

A Matriz CSD pode ser usada tanto por quem está fazendo um trabalho sozinho quanto pela pessoa que está executando um projeto em conjunto com outros profissionais, sejam esses de sua área ou não. É só fazer uma representação visual – um quadro, uma tabela ou colunas de post-its –, em que exista espaço para preencher dentro das categorias de certezas, suposições e dúvidas. É possível também fazer a representação da Matriz em plataformas online gratuitas, como o Trello, que pode ser compartilhado com todos os membros do time.

Quando toda a equipe entra em um consenso sobre um determinado ponto, essa informação é colocada na parte de certezas. Quando são manifestadas opiniões divergentes, cada uma delas vai para a parte de suposições. Por fim, informações importantes das quais ainda não se sabe nada são colocadas na parte de dúvidas.

Dicas práticas

Nas discussões para a Matriz, a diversidade é mais importante do que o consenso, pois o objetivo é ampliar as perspectivas. Por isso, é recomendável incluir todas as opiniões divergentes que surgirem na representação da Matriz CSD. Além disso, quanto mais diversa for a equipe, melhor será o resultado.

A partir do momento em que as inclusões vão sendo feitas na Matriz, novas certezas, suposições e dúvidas vão criando forma, e as antigas podem ser removidas ou modificadas.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, pode-se ir modificando a Matriz com novas certezas e eliminando dúvidas e suposições. É importante atualizar a representação para que todo o grupo continue na mesma página.

A Matriz CSD é um recurso simples que facilita a execução de projetos e torna-os mais efetivos e bem-sucedidos. Tal técnica é utilizada dentro das ações dos Agentes Locais de Inovação (ALI), programa do Sebrae que ajuda a implantar a gestão da inovação em micros e pequenas empresas por meio da capacitação de profissionais para disseminar a cultura de inovação. Se quiser saber mais, visite a página do ALI.

Se você gostou da Matriz CSD e deseja utilizá-la, não deixe de baixar nosso kit com 6 tipos de canvas. Além das ferramentas para você imprimir e utilizar, o material conta com um Manual para que você tire o melhor proveito. Não deixe de fazer o download gratuito!

Leia mais sobre Empreendedorismo Ferramentas Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.