Bill Gates costuma ler 50 livros por ano. Mark Zuckerberg tem um clube de leitura e finaliza uma obra a cada duas semanas. Ter uma meta de leitura é importante para todos nós, especialmente para quem se aventura no mundo do empreendedorismo.

Por meio dos livros, é possível conhecer histórias de grandes empreendedores e informar-se sobre conceitos importantes para gerenciar o seu negócio. Claro, experiência é crucial, mas ler é uma ótima forma de ampliar sua visão de mundo. Veja como este TED da Lisa Bu demonstra o poder de leitura:

O problema é: como reservar tempo para a leitura em meio a tantas tarefas diárias?

Descubra como você pode aumentar a velocidade de leitura, aproveitar mais de cada obra e algumas dicas de livros dedicados a empreendedores. Não é necessário ler como o Bill Gates.Trace uma meta de leitura que faça sentido para você! Vamos lá?

 

Como saber qual é sua velocidade de leitura

Saber se você lê rápido o suficiente é um bom começo para trabalhar a meta de leitura. Em média, as pessoas leem cerca de 300 palavras por minuto. Ou seja, a cada minuto, é possível terminar uma página.

Confira o teste automático em inglês no site da Staples. Ele oferece um texto que deverá ser lido cronometrando; depois de finalizado, o autor sugere algumas perguntas a respeito do que leu.

Se preferir, faça o teste manual:

 

  • Abra algum editor de texto, como o Word ou o Google Docs.
  • Cole um texto que ainda não tenha lido de cerca de 500 palavras.
  • Inicie o cronômetro e comece a ler.
  • Quanto terminar, pare o cronômetro e multiplique o número de palavras lidas por 60 (segundos), dividindo pelo tempo que levou para lê-las (em segundos). Essa é sua velocidade de leitura.

 

Agora avalie: quanto tempo você demoraria para ler um livro inteiro? Livros de não ficção têm de 25 a 150 mil palavras. Será que você precisa ler mais rápido a fim de alcançar a sua meta de leitura?

O importante não é ler rápido, mas compreender o que está escrito e absorver os ensinamentos para que o tempo valha a pena. Confira abaixo nossas dicas visando aumentar a velocidade da leitura sem comprometer o aprendizado.

 

Vintage toned portrait of a young man sitting at the table in the bright and beautiful apartment on the high floor in Belgrade, Serbia. He is wearing casual, everyday clothes, a brown shirt, reading a book and having a cup of coffee as well.

 

Dicas para alcançar sua meta de leitura

Aproveite brechas de tempo para ler

Você não precisa separar três horas para ler ininterruptamente. Isso vai ser muito difícil de acontecer com a agitação do dia a dia. Em vez disso, aproveite cada brecha de tempo disponível. A comida está no forno? Pegue o livro e leia algumas páginas!

Algumas pessoas preferem livros de papel a outros tipos, e isso é normal. Mas os e-readers, leitores de livros digitais, podem ser aliados para bater a sua meta de leitura. É possível ter várias obras ao alcance dos dedos. Que tal experimentar um?

Aumente aos poucos seu ritmo

Não tente ler vários títulos ao mesmo tempo ou correr para terminar 100 obras no ano. Se você não lia muito antes, é possível que se frustre. Por isso, aumente aos poucos a frequência, mesmo que seja 10% a cada mês, por exemplo.

A dificuldade também pode ir aumentando aos poucos. Não comece por livros acadêmicos – se você não tem esse costume –, mas, sim, por leituras mais leves e fáceis de entender.

Acompanhe o que foi lido

Com o objetivo de que sua meta de leitura seja alcançada de forma consistente, mantenha uma lista com todos os livros que leu. Você pode também se aliar a comunidades de leitores, como o Goodreads ou o Skoob. É interessante fazer resenhas de cada um, a fim de relembrar os principais ensinamentos.

Bill Gates sugere, por exemplo, fazer anotações nas margens do livro. Algumas pessoas não gostam de rabiscar um exemplar novo – dessa maneira, os livros digitais podem ser uma boa alternativa para quem gosta de anotar o que lê. Escolha a opção mais confortável para você.

Concentre-se em livros que interessem

Buscando atingir a sua meta de leitura, o ideal é escolher obras que o motivem. Procure aquelas que podem acrescentar algo à sua realidade ou que estejam nas listas de recomendação de temas que você gosta.

Lembre-se de que o mais importante é terminar o que começou.

Para garantir o interesse pelo assunto, procure versões compactas de livros ou capítulos gratuitos. Você pode encontrar opções nos sites:

 

  • 12Minutos – plataforma paga com um grande acervo de livros de não ficção, que vão de empreendedorismo à meditação.
  • Skoob – a comunidade de leitores oferece o início de alguns livros gratuitamente; basta procurar pelo título.
  • Google Livros – o Google oferece trechos de vários livros para visualização; é só digitar o nome no campo de busca.

Leia mais rápido

Quanto mais livros você devorar, mais rápido vai ler. Entretanto, se quiser encontrar um atalho, tente aprender a leitura dinâmica. Essa técnica é ensinada em cursos e em aplicativos capazes de auxiliar o processo.

O objetivo é ler mais do que 300 palavras por minuto, que é a média. Algumas pessoas chegam a ler até mesmo 1.000. Sugestão de apps: Leitura Dinâmica (Android) e Reedy (Chrome). Só é preciso tomar cuidado com a compreensão do texto.

Agora que você já sabe o que fazer para atingir a tão sonhada meta de leitura, confira dicas de obras a seguir.

 

Dicas de livros para a sua meta de leitura

Posicionamento: a batalha por sua mente – Al Ries e Jack Trout

Muitas pessoas têm dificuldades em entender a importância do posicionamento de uma empresa. A obra demonstra de forma prática como é possível conquistar uma posição no mercado e na mente das pessoas.

É um dos livros de marketing mais importantes do mundo. Complemente a leitura com este nosso post sobre o que é branding.

Contágio: por que as coisas pegam – Jonah Berger

Este livro desvenda o segredo por trás das coisas que realmente “pegam”. O que faz um produto ou serviço ganhar audiência enorme? O que faz um vídeo se tornar viral? Você certamente já se perguntou isso e pode ter a resposta aqui.

Importante para quem deseja projetar algo que realmente gere engajamento e vendas. Se sua ideia está em fase de testes de validação, vai gostar deste post.

Davi e Golias: a arte de enfrentar gigantes – Malcolm Gladwell

Já pensou como as histórias bíblicas podem oferecer ensinamento para o empreendedorismo? A capacidade de enfrentar gigantes é muito importante neste mundo, e este livro fala sobre isto: como superar desafios e obstáculos que parecem intransponíveis.

Se você está precisando de motivação, não deixe de ler as 7 dicas para sobreviver ao primeiro ano de empreendedorismo.

E aí, o que achou? Pronto para ler o seu primeiro livro e atingir a sua meta de leitura? Se ainda não sabe qual obra escolher para dar o passo inicial, confira outras dicas:

11 LIVROS PARA ACELERAR SUA STARTUP EM 2018

Leia mais sobre Empreendedorismo Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.