A prioridade com que os posts no Facebook aparecem para cada usuário mudou. Agora, as publicações de nossos amigos serão mais frequentes do que as de marcas. Anunciada no início de 2018, a mudança tem a intenção de tornar a experiência do usuário em algo mais agradável  – e isso impacta diretamente os resultados das empresas.

Além de priorizar publicações de amigos e familiares, o “ranking” do feed vai colocar em primeiro lugar os posts que tiverem discussões mais longas. A reconfiguração dos algoritmos vai impedir que você veja tantos vídeos e publicações de páginas de empresa.

Para as marcas, essa notícia pode não ser boa. Com dois bilhões de usuários ativos mensalmente, o Facebook News Feed se tornou um dos principais canais de divulgação de produtos, serviços e notícias.

Se você ainda não utiliza o Facebook para a sua empresa e quiser aprender um pouco mais antes de ler este conteúdo, acompanhe nosso Guia Inicial do Facebook para Pequenas Empresas. Se você já tem um pouco de conhecimento e quer saber como lidar com o novo Feed, vamos lá!

 

Cropped shot of a group of colleagues using their smart phones in synchronicity

 

O que é o novo Facebook News Feed?

O Facebook alterou os algoritmos que definem as publicações que você vê primeiro, assim que “loga” na rede social. Essa curadoria de posts não vai priorizar mais conteúdo de marcas e seus anúncios, mas de amigos, familiares e grupos. A intenção é fazer com que o tempo gasto nas redes seja mais significativo.

Ou seja: agora vai ficar mais difícil para as empresas atingirem seus públicos. Essa mudança é importante para pequenas empresas, instituições, jornais e revistas. Isso porque anunciar pode ficar mais caro, e, sem capital para investir, essas organizações podem perder espaço.

Mas nem tudo é o fim do mundo. As alterações têm intenção de melhorar o humor das pessoas que utilizam o Facebook e influir para que o tempo gasto lá seja menos passivo. Além disso, todos podem continuar recebendo conteúdo de suas páginas favoritas selecionando a opção “Ver Primeiro”. Quem tiver acesso ao conteúdo produzido pelas marcas mostra que realmente teve interesse nessa página.

Como o novo Facebook News Feed vai priorizar também tópicos muito comentados, se tiver engajamento, é possível que seu conteúdo alcance maior visibilidade.

 

O que fazer para continuar relevante com o novo Facebook News Feed?

Buscando manter a sua marca relevante, aqui vão algumas dicas de como traçar estratégias para a rede a partir de agora.

Invista em vídeos ao vivo

Aqui é preciso ter um pouco de cuidado. Garanta que você tenha conteúdo que valha a pena ser divulgado ao vivo a fim de não irritar a sua audiência.

Se você tem algo interessante a falar, algum anúncio ou atividade que fará uma divulgação ao vivo ser engajadora, procure investir nisso, uma vez que o Facebook deve priorizar esse tipo de post. Mas só utilize se a sua mensagem for importante para transmitir em tempo real. Tome cuidado também com a frequência, que não deve ser muito alta.

Crie conteúdo de alta qualidade

É sempre importante lembrar que é preciso investir em conteúdo de qualidade para continuar relevante no novo Facebook News Feed.

Se você cria posts que despertam interesse suficiente para atrair a atenção, é mais provável que as pessoas comentem, e, assim, eles têm mais chance de aparecer para mais usuários. Com a intenção de descobrir o que sua audiência mais gosta, o melhor é realizar testes. Aproveite a variação de formato de posts e faça textos diferentes com o intuito de divulgar a mesma coisa.

Aos poucos, com os resultados em mãos, você tem mais informações sobre o que produz engajamento e o que não desperta interesse.

Procure gerar conversas

Pense em sua audiência quando ela receber seu post. Aquele tema ou forma de comunicar a mensagem vão despertar o debate? Procure inspirar emoções e buscar reações mais significativas de seus usuários.

Sempre que compartilhar algo, tenha um propósito em mente. Foque em ganhar respostas, e não resultados passivos (como curtidas).

Aqui é importante destacar que o Facebook News Feed vai eliminar posts que tenham “iscas de comentários”. Ou seja, aqueles que digam “Compartilhe se tiver a opinião x” e “Comente se tiver a opinião y”. O engajamento precisa ser genuíno.

Utilize grupos

Uma das formas de fazer a sua mensagem alcançar usuários que realmente se importem com ela é criar um grupo ou participar daqueles que tenham tema parecido com o da sua empresa.

As publicações de grupos continuarão sendo relevantes e, por isso, serão uma ótima forma de estimular uma discussão. Já é possível que páginas criem os próprios grupos e interaja dentro deles.

Evite criar grupos apenas para divulgar seus produtos e serviços. Crie discussões em torno das necessidades de seus clientes e incentive que eles deem sua opinião também.

 

Construa reputação

Os esforços agora que o Feed mudou devem ser os mesmos de antes: produzir conteúdo de qualidade e que reúna usuários genuinamente. Você pode precisar alterar suas estratégias, mas esteja sempre focado em produzir publicações de qualidade e significado.

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