Sua ideia de negócio é viável? Se você ainda não está certo disso, está na hora de criar um Business Model Canvas. Também chamado de Canvas Modelo de Negócio, se trata de um quadro que facilita o entendimento de uma ideia e ajuda descobrir do que você precisa para alavancar a sua empresa.

Conheça o Business Model Canvas e saiba como montar um. Vamos lá?

 

O que é Business Model Canvas

O Business Model Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico. Ele permite destrinchar uma ideia em várias partes, para que seja possível enxergar o modelo de negócio viável.

Criado por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, o Canvas é composto de nove blocos, nos quais você deve colocar os itens referentes a cada pilar do seu negócio. Ao final, você terá uma visão holística e flexível do seu modelo e poderá descobrir o que faz o seu negócio ser especial.

Muita gente ainda confunde Modelo de Negócios com Plano de Negócios. Por meio do Canvas, você vai refletir sobre o que pode ou não dar certo no seu negócio. Já o Plano de Negócios é bem mais estruturado e importante a fim de conseguir investimentos, formalizar a empresa e muito mais.

Se quiser saber como criar um Plano de Negócios, clique aqui.

Confira mais detalhes sobre o Business Model Canvas.

 

Para que serve o Business Model Canvas

É imprescindível que o Canvas responda às seguintes perguntas sobre o modelo de negócio:

  • Faz sentido?
  • Poderia ser melhor?
  • Todo o time entende o modelo e concorda com ele? Têm outras ideias?

Depois de checar isso, você tem mais garantias de que a discussão gerou um bom material. Pelo Canvas, é possível enxergar o negócio no mercado e definir o que será preciso fazer para manter vantagem sobre a concorrência.

O Business Model Canvas também é muito ligado à inovação. É possível construí-lo com qualquer tipo de negócio, principalmente para quem tem produtos inovadores. Algumas startups precisam prever investimentos para um produto ou serviço que ainda nem exista no mercado. A melhor forma de ter essa noção é utilizar o Canvas.

 

Como utilizar o Business Model Canvas

Pronto, agora que você sabe o que é Business Model Canvas e para que ele serve, vamos aprender a usá-lo. Primeiro, veja como ele é:

Saiba o que colocar em cada um de seus quadrantes.

Proposta de Valor

A Proposta de Valor é o produto ou serviço que sua empresa vai oferecer para o mercado. Reflita sobre as questões abaixo:

  • Quais problemas ou necessidades dos clientes você atende?
  • O que é especial, e só seu, na sua Proposta de Valor e qual a opção do cliente perante outras alternativas?

É possível que você tenha muitas Propostas de Valor. Coloque todas no quadro, com post-its. Pode ser que você mude algum item de lugar mais tarde.

Segmento de clientes

Identifique segmentos de clientes que são foco da empresa. Mas não apenas clientes: se você tem um mercado multifacetado, atenda todos os públicos. Um jornal, por exemplo, tem seus leitores e anunciantes.

Se você não tem muita certeza de quem são seus clientes, saia e converse com as pessoas. Faça pesquisas de mercado, observe redes sociais – utilize todo o material que puder visando a entender o seu público.

Os canais

De que maneira o seu produto ou serviço chega ao consumidor? Neste quadrante do Business Model Canvas, você deve incluir todos os canais utilizados para comunicar sua Proposta de Valor, além de pontos de venda, revendedores, redes sociais, Adwords, etc.

Se você tiver mais de um segmento de clientes, é interessante tentar distribuir os canais entre cada um deles.

Relacionamento com clientes

Aqui vamos explorar o relacionamento com os clientes, definidos nos quadrantes anteriores. Perguntas para reflexão:

  • Como o consumidor interage durante o ciclo de vida do produto ou serviço?
  • Existe uma pessoa dedicada para cada consumidor? Ou toda a interação é feita online?

Para saber se o seu relacionamento com o cliente é ideal, tente responder às seguintes questões:

  • A Proposta de Valor pode ser entregue de forma eficiente por meio dos canais?
  • É possível acompanhar números para conhecer seu crescimento?

Atividade-chave

Liste as atividades essenciais a fim de que seja possível entregar a Proposta de Valor. Por exemplo: se você vende por meio de revendedores, provavelmente o gerenciamento de canais é muito importante.

Se você comercializa um produto, as atividades-chave incluem sua fabricação e a descoberta de novas técnicas que vão permitir uma produção mais rentável e que atenda melhor os clientes.

Recursos principais

Buscando executar as atividades-chave, é preciso contar com recursos. Liste aqui os ativos estratégicos como conhecimento sobre o segmento, talentos, infraestrutura, etc.

Uma empresa que vende atendimento de informática para escritórios de advocacia, por exemplo, é um negócio em que o principal recurso é o know-how. Já empresas de telecomunicação têm como principal recurso a estrutura.

Parcerias principais

Parceiros são muito importantes para o sucesso de um negócio. Inclua aqui atividades-chave realizadas por terceiros e os recursos externos. Quais parceiros estão possibilitando atividades essenciais para você?

Fontes de receita

Coloque a receita vinda das suas Propostas de Valor. Não é complicado, a menos que você tenha mais de uma fonte – ainda assim, liste os lugares de onde vem o seu lucro.

Estrutura de custos

Por fim, vamos identificar os custos necessários para que toda a estrutura funcione e você entregue a Proposta de Valor a seus clientes. Procure observar o Business Model Canvas que você montou até aqui e faça links entre a estrutura de custos e os outros quadrantes.

 

E agora?

Nenhum negócio tem modelo estático. Conforme o contexto muda, você terá de adaptar o seu Business Model Canvas. Além disso, o seu negócio vai crescer e haverá necessidade  de reforço em alguns pontos. Por isso, procure consultar o seu Canvas de tempos em tempos, tornando-o cada vez melhor.

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