O cashback é uma modalidade de fidelização de clientes que vem ganhando espaço no Brasil. A tradução do inglês é “dinheiro de volta”, e a proposta é como o nome já explica: você faz uma compra e recebe dinheiro de volta, ou uma porcentagem sobre o valor.

Programas de fidelidade em geral são muito bem aceitos por consumidores. Uma pesquisa da Nielsen concluiu que o Brasil é um dos países com mais adeptos a esse tipo de ação (53% dos entrevistados disseram ser parte de algum).

cashback

Para as lojas, esse modelo de negócio é bastante vantajoso. Além de visibilidade, a empresa ganha mais canais para realizar vendas e possibilidade de lançar promoções de “cashback extra”.

Os negócios já perceberam como as formas de consumo mudaram. É preciso fidelizar o consumidor e garantir que ele volte para realizar novas compras. Por isso, o cashback é uma ótima opção. Leia neste artigo sobre o que é cashback, como funciona e quais são as vantagens para todas as partes envolvidas.

 

O que é cashback

Cashback é um serviço oferecido por companhias independentes ou empresas ofertantes de cartão de crédito para seus clientes. Trata-se de uma porcentagem sobre determinadas compras que é devolvida ao usuário.

É possível que todas as compras que você fizer em determinada loja deem uma porcentagem de retorno. Durante campanhas, o cashback pode ser maior, a fim de incentivar o consumidor a completar compras. É parecido com programas de pontos, mas em vez de receber pontos por compra, recebe-se dinheiro.

 

Como funciona o cashback

Cada empresa que tem o cashback como serviço disponibiliza um sistema diferente. Em algumas, basta realizar as compras segundo as regras (x por cento na loja y, por exemplo). Em outras, é preciso entrar na plataforma e clicar em links específicos das lojas virtuais. O cruzamento dos dados também funciona – forneça o seu número de celular ou o do CPF e receba a informação de dinheiro de volta em sua conta.

Para o usuário, os benefícios são claros. Mas e para as empresas? Oferecer cashback traz mais resultados? Entenda melhor essa troca de vantagens abaixo.

 

Benefícios do cashback para empresas parceiras

Veja algumas das vantagens em se tornar empresa que oferece cashback em plataformas e serviços de cartão de crédito:

 

  • Atração de mais consumidores que podem optar pelo seu serviço ou produto por causa do cashback.
  • Visibilidade da marca com possíveis promoções e períodos de cashback maior.
  • Acesso aos dados dos usuários que são compartilhados com empresas parceiras e permite análises de mercado e identificação de tendências e preferências do público.
  • Menos frustração do cliente, que não se limita tanto a troca de pontos ou a compras muito fechadas, como é o caso de compras coletivas.
  • Maiores chances de recompra e fidelização.

 

No entanto, algumas empresas ainda possuem reservas quanto ao uso desse tipo de serviço. Um dos medos é perder o senso de “exclusividade” de um produto por causa do aumento na base de clientes.

A verdade, porém, é que isso depende da marca da empresa. Em sua posição no mercado, pode ser que não seja vantajoso entrar em um programa de dinheiro de volta. Em outros casos, pode fazer parte da marca promover ações de desconto em dinheiro. Além disso, é preciso observar o comportamento do público e compreender qual é o valor que ele vê nessas ações.

Para compreender melhor a imagem que seu negócio deseja passar, não deixe de ler nosso post sobre branding. Outro fator importante é o fato de que o anúncio do produto é veiculado com seu valor cheio, com o desconto vindo só depois. Isso diminui a possível chance de depreciação.

Além disso, é preciso considerar que, em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso encontrar formas inovadoras de ganhar destaque. Alguns negócios optam por investir em cashback buscando fazer o marketing boca a boca crescer – já que dinheiro de volta é uma novidade que as pessoas gostam de dividir com amigos e familiares.

 

Uso de cashback como programa de fidelização

Como você viu, os serviços de cashback podem ser uma ótima opção para fidelizar clientes, atrair novos usuários e expandir seu negócio. Afora isso, dependendo do seu tipo de serviço, que tal oferecer também o seu cashback?

Investir em programas que fidelizem clientes é muito importante. Afinal, o custo para captar consumidores é muito maior do que para mantê-los. Já falamos por aqui sobre lifetime value, ou seja, o valor do tempo de vida do cliente. Ao calcular essa métrica, você compreende quais ações são essenciais para conquistar a fidelidade. Confira mais informações sobre isso no conteúdo:

LIFETIME VALUE: ENTENDA O VALOR DO TEMPO DE VIDA DO CLIENTE

 

Leia mais sobre Modelo de Negócio Para seu negócio


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