Como você organiza as informações do seu cliente? Alguns usam agendas, outros planilhas. Mas essas soluções são suficientes apenas em curto prazo e para quem ainda não pensa em escalar o negócio. Se esse não é o seu caso, talvez seja hora de adquirir um serviço de CRM. Quer saber o que é  isso e como implementar? Continue lendo este artigo!

 

O que é CRM

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Em uma definição simples, o CRM é um sistema oferecido por muitas empresas (como a Salesforce), que permite a gestão inteligente de dados relacionados aos clientes.

o que é crm

Em um CRM, é possível salvar informações referentes a contatos e prospects, contas, leads, oportunidades de venda – tudo em um só lugar. O sistema é acessado por nuvem e fica disponível para todos os membros da equipe em tempo real.

Para negócios de crescimento rápido, ou que já tenham muitos clientes, ter um CRM é fundamental. Além de evitar a desorganização dos dados, o sistema permite alinhamento mais aperfeiçoado entre integrantes do time de Vendas e entre a equipe de Vendas e Marketing. Já vimos como isso é importante em um post sobre SLA.

Imagine a quantidade de dados que cada colaborador da sua empresa gera por dia. Cada vez que liga para um prospect, faz follow up de um lead ou consegue uma reunião, um vendedor recebe uma informação diferente.

Em um modelo tradicional, essas informações geradas diariamente iriam para documentos do Word, agendas ou planilhas. Dessa forma, é mais fácil perder algum detalhe sobre o cliente e, consequentemente, uma oportunidade de venda.

Um bom CRM ajuda sua empresa a melhorar o relacionamento com o cliente, planejar ações mais assertivas e aumentar o lifetime value.

Assim, você fica livre para investir no crescimento do negócio. Mas o que um bom CRM deve ter?

 

O que um CRM oferece

Apesar de focar no relacionamento com o cliente, o CRM ajuda a otimizar conversas com vários indivíduos, como colegas, fornecedores e outros prestadores de serviço essenciais para a sua entrega.

Isso porque o CRM é um local central de armazenamento das informações coletadas. Se você possui outro tipo de programa destinado a gerenciar fornecedores, por exemplo, deve ficar atento à capacidade de integração do sistema.

Na plataforma do CRM, os colaboradores da empresa podem catalogar ligações feitas, e-mails e apresentações enviadas, além de solicitações atendidas – tudo com detalhe e histórico. Se um vendedor não puder seguir com um lead, por exemplo, outro poderá continuar o trabalho.

Além disso, ao conhecer melhor o cliente, oportunidades de upselling e cross-selling tornam-se possíveis, aumentando o tempo de vida do cliente e a quantidade de recompras.

Em termos práticos, a fim de conseguir realizar tudo isso, um bom CRM possibilita:

  • Compartilhamento de arquivos e conteúdos.
  • Previsão de vendas.
  • Mensagem instantânea entre funcionários.
  • Integração com e-mail (como Gmail e Outlook).
  • Análises organizadas em dashboards.

Com a sofisticação dos serviços, o mercado oferece planos com diversas funcionalidades, como envio de e-mails customizados, upload de insights das redes sociais e dados sobre a saúde geral do negócio em tempo real.

Isso é especialmente importante para empresas que atendem a solicitações de suporte em grande quantidade. O ideal é oferecer ao consumidor várias opções de contato, seja por Twitter, seja por e-mail, seja por telefone, por exemplo. Gerenciar tudo isso é um desafio, e deixar as coisas desorganizadas é um risco.

 

Benefícios de ter um CRM para empresas

Ter um CRM pode melhorar as operações da sua empresa. Pode até mesmo ser o ingrediente que faltava para o seu crescimento.

Claro, é um investimento e, dependendo da empresa contratada, pode impactar o orçamento. Ainda assim, a conta muitas vezes é positiva. Veja alguns dos benefícios de adotar um CRM:

Gerenciamento extensivo de leads e contatos

Ter um cuidado especial com os clientes é um diferencial. Fazendo com que o gerenciamento seja mais efetivo e sem estresse, você pode ser mais detalhista ao atender os clientes.

Além disso, o CRM permite que você conheça melhor o seu consumidor e possa criar experiências customizadas incríveis.

Campanhas de marketing mais efetivas

O CRM também centraliza processos do marketing para que você tenha acesso a todas as informações necessárias na hora de lançar uma campanha. Assim, é possível entender quais são as preferências dos consumidores e ter insights conforme as análises detalhadas.

Custos reduzidos

Se a implementação do CRM for feita da forma correta e quando toda a equipe estiver alinhada, não será necessário perder tempo com a busca de informações e follow ups desnecessários. Dessa maneira, a equipe pode realizar novas tarefas, sem atrasar suas funções.

 

CRM a favor da sua empresa

Como você viu, ter um CRM pode ajudar a organizar todas as informações da sua empresa. Você terá chance de melhorar os processos e entregar mais, em menos tempo. Se seu desejo é manter e otimizar cada vez mais o relacionamento com seu cliente, que tal conhecê-lo melhor? Veja este outro conteúdo do nosso blog:

COMO DECIFRAR O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

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