Você já sabe como a metodologia OKR (objetivos e resultados-chave) pode ajudar a sua empresa a alcançar novos patamares – se não conhece, não deixe de ler este post! O método ajuda a sistematizar e estabelecer objetivos estratégicos claros e o que você precisa fazer para completá-los.

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Assim, é possível se manter “na linha”, sempre com a cabeça no objetivo. Isso vale para todas as áreas da empresa (sim, até para a de Recursos Humanos) e pode ser utilizado de diversas formas. Está sem saber por onde começar? Acompanhe esses exemplos de planejamento pela metodologia OKR para aplicar na sua empresa!

 

Objetivo: melhorar a satisfação do cliente

Cliente satisfeito é cliente que volta. Reter consumidores, incentivar a recompra e fortalecer o branding são alguns dos motivos pelo quais você pode desejar aumentar a satisfação do cliente. Como fazer isso? Vencendo os resultados-chave:

 

  • Alcançar uma média de oito pontos ou mais no Net Promoter Score.
  • Conseguir 3.000 respostas à pesquisa de satisfação durante o ano.
  • Entrevistar 30 consumidores que optaram por parar de comprar ou cancelar assinatura.
  • Apresentar dez melhorias para o próximo período.

 

Altere a quantidade de acordo com a realidade da sua empresa. O ideal é colocar números ambiciosos a fim de incentivar a busca pela satisfação. Se os resultados-chave não forem alcançados, aprenda com o que foi feito e aplique a metodologia OKR no próximo período. A intenção é que a ela guie seu trabalho e não que seja uma avaliação dele. Essa questão deve ficar para os feedbacks e avaliações de performance.

 

Objetivo: melhorar o engajamento entre colaboradores

Ao melhorar o engajamento das equipes, você consegue mais produtividade e melhor clima organizacional e, assim, todos ganham. Como, então, incluir esse objetivo na metodologia OKR? Confira alguns resultados-chave que podem ser definidos.

 

  • Produzir quatro eventos com palestrantes da área ou motivacionais durante o período.
  • Entrevistar cinco colaboradores sobre o que eles acreditam ser positivo para a cultura da empresa.
  • Alcançar uma taxa de pelo menos oito pontos na satisfação de funcionários.
  • Listar dez novas ideias de mudança para melhores resultados no próximo período.

 

Dessa forma, sua empresa conhece o caminho das pedras para ser um lugar melhor para trabalhar com equipes realmente engajadas.

 

Objetivo: aumentar o faturamento recorrente

Esse objetivo deve mudar de acordo com a métrica principal do seu negócio – se tiver dúvidas sobre isso, não deixe de conferir esse glossário de métricas. Nesse exemplo, vamos pegar o faturamento recorrente, ou seja, uma renda com a qual você pode sempre contar. Negócios que possuem assinatura mensal provavelmente têm essa renda como métrica principal (veja o post sobre lifetime value).

Resultados-chave que guiam esse objetivo:

 

  • Alcançar R$ 10.000,00 de faturamento recorrente mensal (saiba o que é MRR).
  • Aumentar o índice de contratos com recorrência mensal em comparação com negócios únicos.
  • Aumentar o ticket médio mensal para R$ 200,00.
  • Aumentar a taxa de renovação anual para 80%.
  • Reduzir o churn para 2% ao mês.

 

Objetivo: bater o recorde das métricas de marketing

Você provavelmente acompanha algumas métricas de marketing que servem para guiar o trabalho da equipe responsável e indicam o quanto seu negócio tem crescido no mercado e a evolução do seu funil. Que tal colocá-las juntas em um mesmo objetivo na metodologia OKR?

 

  • Alcançar 15 mil visitantes no site.
  • Conseguir 500 novos leads.
  • Conseguir 30 novas levantadas de mão.
  • Fechar dez novas vendas.
  • Alcançar um máximo de R$ 20,00 de custo de aquisição.

 

Nesse caso, lembre-se de que os resultados esperados são por período. É mais comum que o período da metodologia OKR seja de três meses, mas isso pode variar de acordo com o seu negócio.

 

Objetivo: redesenhar e lançar nova landing page

Landing pages são utilizadas para oferecer algo em troca das informações de contato do usuário. Essa oferta pode ser um e-book ou uma consultoria gratuita, que fazem a pessoa avançar entre os estágios do funil. A fim de conseguir mais conversões na sua landing page, você pode realizar um redesign, lançar e colher resultados para avaliar a performance.

Resultados-chave que podem estar dentro desse objetivo:

 

  • Testar landing page em usuários externos para identificar possíveis erros.
  • Conduzir entrevistas com dez usuários para testar a landing page atual e encontrar pontos de melhoria.
  • Desenhar uma nova versão da página.
  • Testar o protótipo com dez usuários.
  • Lançar até o dia 10 de dezembro.
  • Aumentar a conversão de 10% para 15%.

 

Nesse caso, o objetivo diz respeito a um projeto específico. Você pode fazer o mesmo com o lançamento de um produto, por exemplo. Aqui, outro método que pode interessar: design sprint – baixe o e-book!

 

Como implementar a metodologia OKR

Ficou com vontade de implementar essas ideias e não sabe por onde começar? Siga estes passos:

 

  • Liste os objetivos que são importantes para o seu negócio no próximo período.
  • Escolha entre três e cinco resultados-chave para cada um (de preferência, construa-os com as pessoas que vão executá-los).
  • Marque reuniões periódicas para acompanhar a evolução (mensais ou semanais).
  • Ao final de um período, defina o que será feito no próximo e assim por diante.

 

Dessa forma, você organiza bem os objetivos do negócio e comunica, de forma clara, os resultados esperados de cada membro do time. Quer saber mais? Leia também:

DICAS PARA O SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O PRÓXIMO ANO

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