Negócios novos muitas vezes enfrentam inúmeras dificuldades: encontrar clientes e bons colaboradores com pouco capital para investir, por exemplo. Muitos desses problemas podem ser superados com planejamento e gestão de negócio. É aqui que entra uma figura cada vez mais presente nas pequenas empresas: o coaching empresarial.

Entre 2010 e 2016, a atuação desse profissional cresceu 300%. Não foi à toa – o coaching traz experiência em negócios que podem contribuir para o crescimento das empresas.

Saiba quais são as funções desse profissional e os benefícios de contratá-lo.

 

O que é coaching empresarial

Podemos classificar o coaching em três tipos (apesar de existirem mais, apenas alguns são para negócios): Coaching de carreira, de negócios e também empresarial ou executivo. Vejamos:

– Coaching de carreira

Normalmente é contratado por um profissional, a fim de que, com essa consultoria, ele possa desenvolver habilidades que o destaquem no mercado de trabalho, além de receber orientação sobre escolhas que o satisfaçam mais.

– Coaching de negócios

Este tipo de coaching ajuda o negócio como um todo, auxiliando processos de definição de metas, objetivos, ações estratégicas, alteração de comportamento, direção do negócio, etc. Envolve muito mais do que apenas os líderes e busca resultados positivos para toda a empresa.

– Coaching empresarial ou executivo

Foca em aperfeiçoar as habilidades de um empresário, empreendedor, comerciante ou até mesmo de um profissional autônomo, buscando alavancar sua carreira e se concentrar mais em suas funções, o que beneficia a empresa. Um consultor ou uma consultoria realiza um treinamento com o executivo, com várias atividades.

O profissional que oferece esse serviço orienta os empresários para que obtenham melhor performance, conquistando:

  • Evolução pessoal e profissional
  • Alcance de metas
  • Autoconhecimento (limitações e pontos positivos)
  • Gerenciamento eficiente do tempo (inclusive pessoal)
  • Liderança efetiva

Todo o processo é conduzido por meio de sessões, muitas vezes semanais, em que os executivos trabalham pontos trazidos pelo coach. Normalmente, elas são formadas por uma série de perguntas e propostas de reflexão. O objetivo é encontrar os recursos com os quais o próprio executivo conta para vencer seus desafios.

Não é necessário que o processo seja complicado. A intenção é instigar e inspirar os empresários a liderar de forma mais eficaz.

 

Benefícios do coaching empresarial

Alguns pontos positivos que sua empresa pode alcançar com os serviços de coaching empresarial:

  • Otimização de processos: o coach ajuda os empresários a otimizar seus processos, produzindo mais e implementando mudanças para o bem do negócio.
  • Liderança que motiva: líderes bem treinados pelo processo de coaching empresarial motivam os colaboradores e inspiram mais produtividade.
  • Desenvolvimento de habilidades e competências: o coaching fornece treinamentos que visam melhorar as habilidades e as competências mais importantes para os empresários.
  • Planejamento e estratégia: o processo pode ajudar líderes a traçar estratégias para a empresa, baseadas em metas e objetivos reais.
  • Identificação de desafios: com a visão ampliada, o empreendedor tem as ferramentas necessárias para identificar problemas e estruturar soluções.
  • Tomada de decisão: o poder de escolha e a análise de cenários também são um ponto melhorado pelo coaching empresarial.

Desenvolver comportamentos positivos ajuda nos resultados e, consequentemente, aumenta o tempo e a qualidade de vida da empresa.

 

É preciso se dedicar ao coaching empresarial

Todos esses benefícios são possíveis somente quando os empresários e outros líderes se dedicam ao processo. Não basta apenas assistir às sessões – também é necessário aplicar os ensinamentos.

Siga o plano de treinamento e se comprometa! Ouça tudo o que o coach tem a dizer e tente aplicar o ensinamento no seu dia a dia. Além disso, não deixe de acompanhar os resultados do negócio para  presenciar sua evolução. Assim, você se motiva a fazer cada vez melhor.

Confira outros conteúdos que podem servir para aperfeiçoar ainda mais os resultados da sua empresa:

5 TÉCNICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EQUIPE

DICAS DE HÁBITOS PARA UM BOM CLIMA ORGANIZACIONAL

DICAS DE RECRUTAMENTO PARA A SUA STARTUP

Leia mais sobre Empreendedorismo Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.