Você já sabe que se preocupar com sustentabilidade é essencial no momento em que vivemos. Isso acontece porque consumidores passaram a cobrar cada vez mais das empresas essa postura , especialmente quando olhamos para as novas gerações. Além disso, implementar ações sustentáveis pode trazer vantagens para o seu faturamento e para a eficiência do negócio.

Mas por onde começar? Como planejamento é item essencial de qualquer negócio bem-sucedido, que tal criar um plano de sustentabilidade? Você pode incluir no documento quais ações pretende aplicar, os resultados esperados, quem é responsável, dentre outros elementos.

Neste artigo, você vai aprender a criar esse plano e entender melhor as vantagens de ter um. Boa leitura!

 

O que é um plano de sustentabilidade

O plano de sustentabilidade é um conjunto de diretrizes e ações de uma organização para tornar seu negócio mais sustentável social e ambientalmente. Toda empresa gera determinado impacto social e ambiental e, por isso, a responsabilidade é grande.

É importante lembrar que um negócio sustentável é diferente de um negócio “verde”, ou “green”, do inglês, termo mais utilizado. Empresas green têm produtos que reduzem o impacto ambiental e social. Empresas sustentáveis são mais abrangentes, e suas ações tem início já na concepção do negócio, tornando-o sustentável em busca de gerar zero impacto ao planeta e às pessoas.

Cada passo do plano deve levar em consideração a possibilidade de aplicação e o que ele traz de vantagem para o negócio e para a comunidade. Veja alguns benefícios de trazer sustentabilidade para sua empresa:

 

  • Negócios que investem em sustentabilidade têm mais potencial de geração de lucro. As nove empresas que mais têm essa postura em sua essência geram um bilhão de dólares todos os anos com seus produtos. Anualmente, elas têm uma vantagem competitiva de cerca de 12%.
  • Redução do uso de energia: o seu plano de sustentabilidade pode incluir, por exemplo, substituição de lâmpadas para modelos mais eficientes e aquisição de equipamentos que gastam menos energia, além de  encorajar as pessoas a economizar. Todas essas ações trazem economia de recursos não só naturais, mas econômicos.
  • Melhora da qualidade do ar: empresas que se comprometem com a redução da emissão de gases poluentes contribuem para a melhora da qualidade do ar. Dessa forma, todos na cidade podem viver com mais saúde, e a empresa é reconhecida como parte dessa mudança.
  • Pioneirismo: empresas que inovam em sustentabilidade são consideradas pioneiras e chamam a atenção da mídia e do público, o que contribui para a divulgação do negócio. Qual tal inspirar consumidores e talentos por meio de ações e se tornar empresa-modelo?
  • Atração de consumidores ambientalmente conscientes: por falar em inspirar, ao ter como foco a sustentabilidade do seu negócio, você passa a atrair consumidores que estão preocupados com o futuro do planeta e procuram escolher produtos e serviços que tenham a ver com seus valores. Esse público cresce cada vez mais à medida que as gerações mais novas e conscientes dos problemas ambientais, conquistam poder de compra.

 

Assim, ao criar um plano de sustentabilidade, você reduz gastos, contribui para a evolução da comunidade, reforça sua marca, atrai consumidores e talentos. Dessa forma, investir no plano é uma boa decisão.

Mas como executar o plano? Continue lendo e saiba mais!

 

Passo a passo para construir um plano de sustentabilidade

A empresa Constellation, fornecedora de energia na América do Norte, criou um roteiro para a criação de um plano de sustentabilidade que procura auxiliar negócios a se tornarem mais eficientes energeticamente. Nós nos baseamos nele para construir o passo a passo. Confira:

1) Aprenda mais sobre sustentabilidade

Antes de começar a construir seu plano, procure aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Aqui, no Inovação Sebrae Minas, temos conteúdos que podem ajudá-lo nessa tarefa. Veja algumas sugestões:

 

 

2) Encontre pontos de melhora

 

Agora é hora de olhar para dentro e descobrir quais áreas e processos do seu negócio podem ser melhorados para reduzir o impacto ambiental e social. Será que tudo está em conformidade com as leis que regulamentam o equilíbrio ambiental? As práticas internas podem ser consideradas sustentáveis?

Observe os números. Será que a conta de luz pode ser reduzida? O uso de água é normal para o tipo de atividade? Ao olhar com mais profundidade, você vai perceber como determinadas ações podem otimizar a produção e a entrega da sua empresa.

 

3) Descubra as oportunidades

Chegou o momento de abraçar seu espírito inovador e empreendedor para descobrir as melhores oportunidades de ações sustentáveis. Encontre jeitos mais eficientes de entregar produtos e serviços, resolver problemas e executar processos; a inovação também está nesse tipo de transformação.

Não se esqueça de trazer lideranças e membros do time para a conversa. O que eles acreditam que pode ser melhorado a fim de economizar recursos e otimizar processos? Essa cocriação pode agregar ainda mais valor ao seu plano de sustentabilidade.

 

4) Prepare o plano

Com tudo isso em mente, é hora de traçar as ações que vão fazer seu negócio se tornar mais sustentável. O ideal é criar uma paixão principal, um foco para seu plano. Escolha alguns problemas ambientais para guiar a implementação, como aquecimento global, poluição do ar, geração de resíduos, etc. Foque aqueles em que você consegue criar mais impacto positivo.

Dependendo do tamanho da sua empresa, você pode criar uma visão principal para cada setor ou departamento. Seu modelo de sustentabilidade deve ter a cara da empresa, a fim de criar uma conexão com seus funcionários e incentivá-los a executar as tarefas como como qualquer outra.

Seu plano não precisa ser grande e complicado. Na verdade, o ideal é que se torne um documento de fácil acesso e consulta para que todos o compreendam e realmente o apliquem no dia a dia. É essencial, no entanto, mostrar o que deve ser feito, como e qual é o papel de cada um.

 

5) Implemente as mudanças

A primeira coisa a fazer na implementação do plano de sustentabilidade é comunicá-lo a todos de forma clara. Tire todas as dúvidas das pessoas e mostre a elas o que fazer para contribuir para o sucesso do plano. Aqui, é importante contar com a colaboração de todos os líderes.

Para que ninguém se esqueça do plano ao longo do ano, crie OKRs (entenda melhor o que é isso aqui) para cada departamento e funcionário. Dessa forma, será possível medir o progresso da implementação e saber o que precisa ser feito para cumprir metas ao fim de cada período.

Para garantir ainda mais o sucesso da sua trajetória, esteja sempre aberto ao feedback das pessoas. Existe alguma sugestão de implementação que elas podem fazer? Algo não está dando muito certo e precisa ser alterado?

 

Divulgue seu plano de sustentabilidade

Uma vez que você mediu resultados e conseguiu números satisfatórios, você pode divulgar seu plano, os aprendizados e o que foi mais importante para a empresa. Dessa forma, é possível alcançar o público que se importa com essas questões e contribuir para a mudança de outros negócios.

A fim de medir e chegar aos resultados positivos mais rapidamente, saiba mais sobre a metodologia OKR:

5 IDEIAS DE OBJETIVOS E RESULTADOS NA METODOLOGIA OKR

Leia mais sobre Sustentabilidade


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.