O comportamento do consumidor mudou, e as pessoas se preocupam cada vez mais com causas ambientais. Uma prova recente disso é a utilização dos canudos de plástico, que ganhou as discussões na internet nos últimos meses.

Segundo especialistas, o material é prejudicial à vida marinha e pode ficar centenas de anos na natureza. Um relatório de 2017 mostrou que os canudos descartáveis estão entre os dez produtos de plástico mais coletados nas costas marinhas. Com isso, as pessoas passaram a se interessar pelo assunto e começaram a recusar o “canudinho”.

Veja o aumento de interesse da busca pelo termo “proibição de canudos”:

Os governos também entraram no jogo, com algumas regiões proibindo completamente o seu uso, assim como aconteceu com as sacolas plásticas. Nos EUA, os canudos são proibidos em Malibu, Seattle e Miami Beach.

Os negócios precisam acompanhar a mudança de mentalidade do consumidor. Marcas têm tomado atitudes, como a Starbucks, que  substituiu os canudinhos por tampas nos copos descartáveis. É preciso encontrar soluções não só para o descarte (a maioria dos canudos acaba no mar), mas para o próprio uso, que pode ser evitado.

Além de contribuir para o meio ambiente, ao banir esses itens, você reafirma a imagem de empresa preocupada com questões ambientais. Muitos consumidores fazem pedidos diretos por meio de petição, como aconteceu com o McDonald’s e Disney. Neste artigo, conheça algumas soluções para o problema dos canudos.

 

Inox

Um bar de Nova York introduziu canudos de inox na apresentação de seus drinks. Apesar de ter um preço mais alto, podem ser higienizados e reutilizados por muitos anos. O material pode ser lavado com uma escova própria ou na lava-louças.

 

Papel

O papel tem sido muito utilizado por estabelecimentos em todo o mundo, em substituição aos canudos descartáveis. Várias empresas  produzem o material, inclusive aqui no Brasil. Uma delas é a Fulpel Group, que afirma oferecer um produto biodegradável e viável economicamente.

 

Plástico reutilizável

O plástico não foi totalmente deixado de lado. Existem canudos de plástico reutilizável, que possuem uma estrutura durável e podem ser higienizados para reutilização. Além disso, é uma opção que não altera o gosto da bebida e é, preferencialmente, utilizado por  estabelecimentos que servem drinks, por exemplo.

 

Comestível

Essa é uma ótima opção e que ainda agrada os clientes. Existem vários tipos de canudos comestíveis no mercado, que podem ser servidos com todos os tipos de bebida. Veja alguns exemplos:

 

  • Resíduos de suco de maçã: a empresa Wisefood lançou canudos comestíveis produzidos com matéria orgânica proveniente da produção de sucos de maçã. Os produtos têm sabor de limão e morango e são biodegradáveis, podendo ser vendidos em massa para estabelecimentos.
  • Lolistraw: a empresa Loliware já havia lançado copos comestíveis. A novidade são os canudos comestíveis, feitos de algas marinhas. Após a fase de testes, eles serão disponibilizados em cores e sabores diferentes. Confira a campanha no Indiegogo (plataforma de crowdfunding). A Sorbos é outra empresa que investe em uma linha parecida.
  • Trigo: já imaginou utilizar (e comer!) um canudo de trigo? A matéria-prima da Hay Straws é o resultado da produção de trigo, e os canudos são biodegradáveis e compostáveis.
  • Macarrão: bares em São Paulo já oferecem uma opção de canudo de macarrão, que é comestível (no entanto não vem cozido) e biodegradável. Utilizar para o Bloody Mary (drink de molho de tomate) pode ser ainda mais divertido.

 

É importante destacar que alguns clientes precisam dos canudos de plásticos descartáveis por questões de saúde como a dificuldade de ingestão de alimentos e bebidas. Além disso, algumas pessoas ainda preferem utilizar o canudo. Garanta que essa opção existirá em uma eventualidade.

 

Canudo é uma questão de valores?

É preciso que toda decisão da empresa envolva seus valores e propósito. Dessa forma, os consumidores que se alinham com a proposta adotam as novas tendências da marca. Se o seu negócio se preocupa com questões ambientais, considere banir os canudos. Quer saber mais sobre o que a sua empresa pode fazer pelo meio ambiente e pelos consumidores? Confira outro de nossos conteúdos:

DICAS DE SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR ALIMENTÍCIO

Leia mais sobre Destaque Sustentabilidade


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.