Você já pensou em ter um blog para a sua empresa? Muita gente ainda relaciona os blogs a diários pessoais, que pararam de ser utilizados na década passada. Mas manter um blog está bem longe disso! Escrever posts pode aumentar, e muito, o reconhecimento da sua empresa no mercado – já falamos um pouco disso neste texto sobre marketing digital.

Empresas que possuem blogs podem usá-los para diversos fins. Entretanto, o objetivo final é sempre o mesmo: gerar visibilidade para a marca e contribuir para o crescimento do negócio.

Essa ferramenta pode ser poderosa e engajar clientes e potenciais consumidores em seus produtos e serviços. A seguir, oferecemos algumas razões para você avaliar se vale a pena criar um blog para a sua empresa o mais rápido possível. Boa leitura!

 

 

Por que você deve ter um blog para a sua empresa

Comunicação e engajamento

O blog pode ser um canal de comunicação direta com seu cliente. As plataformas de post são fáceis de utilizar e permitem que você divida informações em tempo real com as pessoas – e elas podem dar opinião e compartilhar tudo com seus amigos.

SEO

Ter um blog para a sua empresa fortalece o SEO (Otimização do Mecanismo de Busca). O Google favorece conteúdos novos e que se engajam, colocando-os nas primeiras páginas de resultado.

Imagine a situação em que as páginas do seu site não são atualizadas com frequência. Com um blog, você tem a oportunidade de criar outras páginas a todo momento, indexando às buscas cada vez mais resultados.

Assim, você pode tentar colocar nas primeiras páginas posts que respondam a perguntas comuns dos seus clientes sobre o segmento de mercado. Por exemplo: uma empresa que vende lâmpadas pode criar um blog e fazer um post com o título “Qual é o melhor tipo de lâmpada para abajur?”. Todas as pessoas que tiverem essa dúvida poderão acessar o post.

Facilidade

Começar um blog dirigido a sua empresa não é difícil. Plataformas como WordPress são fáceis de usar, com templates e plugins instaláveis até por quem não entende de design ou programação. Entenda melhor o processo de criação de site e blog neste post.

Redes sociais

Seus posts de blog são uma ótima maneira de alimentar as redes sociais. Você pode compartilhar conteúdos relevantes para a sua audiência e conseguir mais relevância nos canais sociais com engajamento.

Tom de voz

O blog é uma maneira de reafirmar o “tom de voz” da sua marca. Por lá, você poderá falar sobre novos produtos, ações e notícias relacionadas à empresa, destacando a personalidade do negócio. Você também pode oferecer espaço para os colaboradores falarem sobre suas expertises. Se for o caso, construir uma referência no nome do CEO ou de outra autoridade da empresa pode ser uma boa ideia. Combine com postagens no LinkedIn!

Público

À medida que você realiza postagens no blog para a sua empresa, mais você conhece seu público. As pessoas começam a interagir, e consequentemente você tem chance de conhecê-las melhor e entender quais tipos de conteúdo mais lhes interessam. Para monitorar isso bem de perto, não deixe de utilizar o Google Analytics.

Conhecimento

Toda empresa tem algum tipo de conhecimento que é só dela. Compartilhar isso coloca seu negócio como referência na área e permite que o consumidor passe a olhá-lo de forma especial . Assim, ele passa a confiar mais na sua marca. O blog ajuda, de maneira significativa, a compartilhar essas informações úteis com as pessoas.

Buzz

Quando você constrói seu blog e produz conteúdo de qualidade e com frequência, as pessoas começam a falar cada vez mais sobre ele e sobre você. Quem sabe o buzz gerado não chama a atenção da mídia?

Atrair visitantes para o site

Seu site e seu blog atuam de forma conjunta para atrair visitantes. Quando você produz conteúdo, as pessoas se interessam mais pela marca e têm a oportunidade de visitar sua home. Além disso, você pode adicionar links para o site no texto – com a condição de que sejam relacionados ao tema.

Quando você tem mais visitantes chegando ao seu site e ao seu blog, mais chances tem de conquistar leads e vendas.

Resultados

Ter um blog para a sua empresa pode se tornar cada vez mais lucrativo e eficiente com o tempo. Conforme a sua autoridade for sendo construída, mais o domínio estará qualificado para os mecanismos de busca.

Assim, basta manter a qualidade e a frequência de posts para ver os resultados crescerem. Alguns posts de blog, mesmo depois de anos, continuam levando visitantes para os sites das empresas.

 

Crie um blog para a sua empresa

Como você pode perceber, blogs podem ser muito vantajosos para empresas. Basta que você encontre a forma certa de utilizar essa ferramenta para alimentar ainda mais o crescimento do seu negócio.

Além de ser fácil e acessível, sua audiência terá acesso a informações relevantes que só você pode lhe dar. Para fortalecer ainda mais suas estratégias de comunicação, confira outro de nossos conteúdos:

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