Sustentabilidade é um tema que muitas vezes fica só na publicidade e nas estratégias das empresas. Uma pesquisa mostrou que, em 79% das empresas no Brasil, as práticas sustentáveis se limitam aos planos das lideranças ou a um departamento.

Os negócios têm dificuldade em implantar soluções que fazem a diferença porque acreditam que as ações sustentáveis custam dinheiro. Na realidade, a pressão para adotar essas práticas só cresce por parte do público, e o resultado pode surpreender.

Mas não se engane. Adotar práticas sustentáveis não significa apenas desligar as luzes com mais frequência ou utilizar sacolas retornáveis. Você tem motivos para ir um pouco mais longe. É disso que vamos falar hoje.

praticas-sustentaveis-entenda-porque-voce-deve-adota-las-hoje-mesmo

 

Práticas sustentáveis e investimento

Ser sustentável auxilia o seu negócio de diversas formas. Ele pode se tornar mais eficiente, e sua marca pode ganhar mais força, além de ser uma abertura para a inovação, o que ajuda a alcançar novos níveis de crescimento e estreitar relações com seus stakeholders.

Todas as boas práticas de um negócio podem chamar a atenção de investidores. Especialmente as sustentáveis, que são uma cobrança do mercado atual.

Em 2005, foi criado o ISE, Índice de Sustentabilidade nas Empresas. O selo é oferecido para empresas que aplicam práticas em temas como mudanças climáticas, corrupção e conflitos de interesse.

A intenção é apoiar os investidores na tomada de decisões. As empresas que implantaram as melhores práticas sustentáveis podem ser consultadas no ISE, e suas ações são levadas em conta quando o seu valor na Bolsa de Valores é analisado.

A criação do ISE demonstra a preocupação crescente com o impacto ambiental, por mais que seja direcionado para grandes corporações. Fundos de investimento responsáveis não deixam de consultá-lo, uma vez que consideram as empresas que ganham o selo como mais rentáveis.

Esse pensamento não deve ser diferente quando falamos de pequenos e médios negócios, que também causam impacto significativo.

 

Práticas sustentáveis e competitividade

Nos últimos anos, o público de vários setores se tornou cada vez mais ciente da importância das práticas sustentáveis. Fica cada vez mais claro que essa preocupação faz a sua marca ficar mais sólida, abrindo para mais lucro.

Um exemplo é o setor de embalagens. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), os próximos anos vão representar maiores desafios para os fabricantes e os revendedores.

A pressão para novas práticas positivas vai vir dos próprios consumidores, cada vez mais interessados por produtos sustentáveis.

Além de novas regulamentações que devem originar-se dos órgãos públicos, também pressionados pela população.

 

Práticas sustentáveis e eficiência

Ser sustentável é procurar novas maneiras de ser mais eficiente em cada um dos processos da empresa. É sempre possível ganhar mais eficiência utilizando menos recursos e, consequentemente, causando menos impacto e aumentando o lucro.

Para que isso aconteça, a sustentabilidade precisa estar na essência de uma empresa. Todos os departamentos e os trabalhos executados precisam ser social e ambientalmente responsáveis, de preferência seguindo um padrão conciso estabelecido na cultura organizacional.

Repasse tudo o que você faz (seu produto ou serviço) e como você faz (a forma como você opera) e reflita sobre quais processos podem ser melhorados.

Consideramos essas cinco áreas onde há espaço para a ação:

  • Energia
  • Resíduos
  • Local de trabalho
  • Transporte
  • Compras

Em cada uma dessas áreas, o caminho para o avanço é a inovação. Assim como as empresas de tecnologia precisaram se adequar ao boom da internet do início dos anos 2000, os negócios de hoje precisam pensar formas de continuar competitivos em um mercado que cobra sustentabilidade.

 

Por onde começar

Sabendo onde é possível aplicar as práticas sustentáveis, você já deve ter uma ideia sobre como começar. Se a sua empresa gasta muita água, por exemplo, você pode instalar torneiras com redutores ou recolher água da chuva.

Alguns passos podem ajudar nessa jornada:

  • Avalie seu impacto atual no meio ambiente. Selecione as métricas e as metas desejadas para cada uma. Não se esqueça de definir um prazo para cada ação.
  • Envolva todos os colaboradores. Defina datas para reuniões periódicas com todas as equipes para discutir novas ideias em relação às práticas sustentáveis. Fazer parte do projeto para uma empresa mais sustentável ajuda todos a contribuir.
  • Os resultados dessas reuniões devem ser claros e estar disponíveis para consultas posteriores.
  • Conte para seus clientes como seu negócio é sustentável. Para realmente ter ganho no crescimento da sua marca, você precisa dividir as conquistas com todos. Isso ainda pode ajudar a incentivar outros negócios a ter as mesmas metas.
  • Você pode colocar avisos nas dependências físicas da empresa, além do website, nas embalagens e até nas notas fiscais.
  • Peça ajuda dos seus fornecedores. Confira se eles oferecem descontos quando você fizer pedidos maiores, já que a necessidade de transporte diminui. Se houver embalagens, elas podem ser reutilizadas?

Observando as oportunidades de melhoria no seu negócio, você vai encontrar formas de fazer escolhas mais efetivas.

Você já aplica práticas sustentáveis no seu negócio? Conte para nós nos comentários!

Leia mais sobre Para seu negócio Sustentabilidade


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.