O que sua empresa faz para se tornar mais sustentável? Investir em projetos de sustentabilidade traz muitos benefícios para seu negócio. Primeiro, você economiza nas contas no fim do mês. Segundo, você contribui para a preservação do meio ambiente e fortalece sua marca no mercado. Até mesmo sua busca por investimento pode ganhar uma força.

sustentabilidade

Com tantas vantagens, é fácil ver a necessidade da implementação de projetos de sustentabilidade. Mas por onde começar? A seguir, listamos algumas ideias que podem ser aplicadas no seu negócio, seja ele de qualquer porte. Vamos lá!

 

1) Projeto de economia de energia

Que tal criar metas de gasto com energia elétrica para os próximos meses? Algumas ações que podem ser incluídas no plano:

 

  • Alterar as cores das paredes caso sejam escuras.
  • Aumentar o uso de luz natural.
  • Programar manutenções regulares dos equipamentos elétricos.
  • Instalar sensores de presença.

 

Profissionais especializados, como designers de interiores e técnicos de informática, podem ajudá-lo nesse processo. Defina metas mensais e incentive os colaboradores a participar. Quem sabe oferecer prêmios quando o objetivo é atingido?

 

2) Fortaleça a participação das equipes

E por falar na participação dos colaboradores, você também pode criar competições para a reciclagem dos resíduos. Além de ser uma oportunidade de confraternização entre os funcionários, é uma contribuição significativa para a redução da poluição, dentre outros benefícios.

Aqui também vale oferecer prêmios e definir etapas. Inclua fases para recolher doações de brinquedo, por exemplo. Além de ser um projeto de sustentabilidade, também se torna uma contribuição social!

Mas não basta apenas reciclar. É preciso deixar de lado os copos e canudos descartáveis. Esses objetos nem sempre são necessários – deixe canecas e copos à disposição para uso dos funcionários!

Se a sua empresa descarta equipamentos eletrônicos, não deixe de conferir este post.

Para envolver todas as equipes nessa missão, siga o exemplo da PepsiCo. A empresa apresenta, todos os anos, as estratégias e os objetivos para a sustentabilidade em uma reunião geral anual. Na ocasião, são apresentados todos os desafios e o planejamento das ações para o próximo ano.

 

3) Crie parcerias com fornecedores locais

O custo de transporte de matérias-primas pode ser drasticamente reduzido quando você prioriza fornecedores locais para seu negócio. Além disso, você tem a chance de contribuir para a economia da cidade ou da região onde está.

Então, que tal fazer disso um projeto? Você pode até mesmo criar novos produtos ou serviços inspirado em outras empresas locais. Por meio dessas parcerias, podem surgir muitas boas ideias!

 

4) Introduza o trabalho remoto

Milhões de pessoas se deslocam todos os dias de casa para o trabalho. Em cidades grandes, o custo desse movimento é especialmente alto: com os engarrafamentos, a poluição do ar aumenta e a queima de combustível cresce.

Por isso, se o trabalho remoto é uma alternativa para a sua empresa, procure incentivar e implementar esse hábito entre os funcionários. Aqui no site, você encontra alguns posts que explicam melhor como isso pode funcionar: saiba por que adotar ou não o home office e tendências da prática de trabalho remoto.

E aí, pronto para implementar alguma dessas ações?

 

Empresa mais sustentável

Com ações simples, você faz a sua empresa ser mais sustentável. Além de preservar a natureza e os recursos naturais, existe o potencial de fortalecer a sua marca e integrar os colaboradores em torno de um mesmo objetivo.

Para você ter uma noção sobre a importância dos projetos de sustentabilidade, saiba mais da polêmica dos canudos descartáveis, por que se tornaram alvo de críticas e o que fazer para inovar:

POR QUE OS CANUDOS VIRARAM UM PROBLEMA E COMO INOVAR

 

Leia mais sobre Sustentabilidade


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.