O envio da proposta comercial – aquele documento que detalha os produtos ou serviços oferecidos, esclarece dúvidas e apresenta preços – é um momento delicado para a empresas que o envia. É porque, nesse ponto, até mesmo um cliente que já estava encantado com a marca pode desistir dela se sentir que o preço não vale a pena ou que a empresa não vai entregar o que promete. Já um cliente que pediu dezenas de orçamentos pode desistir justamente do seu por estar incompleto, com design confuso ou não apresentar diferencial nenhum com relação a muitos outros.

Nesse sentido, inovar é algo essencial para aumentar as chances de que a sua proposta seja a escolhida. Pequenas inovações podem fazer toda a diferença para que a sua marca se diferencie das demais e convença o cliente a contratá-lo. Nesse artigo, confira como você pode inovar na proposta comercial da sua empresa.

 

Itens essenciais em uma proposta comercial

Antes de pensar em inovar, é importante verificar se a sua proposta possui todos os itens essenciais. Eles são:

 

  1. Capa
  2. Sumário
  3. Introdução
  4. Argumentação (explicação do porquê o cliente precisa do seu produto ou serviço)
  5. Escopo da proposta comercial (detalhamento das características do que está sendo oferecido)
  6. Cronograma
  7. Valores
  8. Termo de Confidencialidade (ele existe caso queira que o cliente não divulgue as informações da proposta para outras pessoas e empresas)
  9. Informações sobre a sua empresa

 

Não se esqueça de sempre revisar o texto no final, procurando por erros gramaticais e checando os números do orçamento. Procure deixar a proposta comercial o mais direta possível, enxugando o texto. Após entregá-la ao cliente, guarde uma cópia do arquivo no computador ou em uma pasta para recorrer a ela facilmente.

 

5 formas de inovar na sua proposta comercial

Conforme falamos, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença para que você se destaque em relação aos seus concorrentes e fazer com que você possa persuadir o cliente a contratar a sua empresa, evidenciando os benefícios que ela apresenta e seu diferencial.  Veja, abaixo, cinco formas simples de inovar na sua proposta comercial.

1) Entenda com quem você está falando e personalize a proposta

Antes de redigir a proposta comercial, conheça a empresa com quem você está tentando negociar e, se possível, também o funcionário com quem você está mantendo contato. Uma boa passeada pelo site institucional do cliente, especialmente na parte de missão, visão e valores, já pode dar a você uma visão do que a empresa valoriza. Identifique quais valores a sua empresa tem em comum e use-os ao seu favor para conquistar a confiança do cliente.

Veja também se a empresa disponibiliza ao público externo informativos e notícias sobre suas ações. Isso pode ajudá-lo a identificar no que eles estão investindo no momento (inovação? sustentabilidade? melhoria da qualidade?). E coloque na proposta como o seu produto ou serviço pode propiciar o alcance desses objetivos de curto e médio prazo.

Além disso, uma pesquisa sobre o cliente em sites de notícias e portais de reclamação de consumidores pode mostrar pontos fracos e necessidades que talvez tenham condições de ser supridas pelo seu negócio, como melhorar a imagem da marca, melhorar o relacionamento com as comunidades ao redor, potencializar as vendas, dentre outros. Se você pode fazer parte da solução dos problemas no cliente, coloque isso na proposta.

Tente ainda entender qual é o nível de conhecimento que a empresa interessada tem sobre a sua área de atuação. Pode ser que seja necessário explicar mais os conceitos, criar um glossário, ou até convencer mais sobre a importância e a necessidade de contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.

2) Evidencie a relação custo-benefício

A proposta comercial é a última chance que se tem para conseguir conquistar o cliente que já está em fase de decisão. Por isso, é importante evidenciar que o seu produto ou serviço tem ótima relação custo-benefício, mostrando que os seus preços valem a pena e que, não contratando a sua empresa, pode, na verdade, sair mais caro em longo prazo.

3) Crie uma identidade visual estratégica

Visando transmitir confiança, sua proposta deve ter um aspecto profissional. A aparência conta muito nesse momento. A proposta precisa ser agradável ao olhar e ter um design consistente, que também passe a impressão que a sua empresa quer dar. Se a sua empresa oferece soluções ágeis para o problema do cliente, é melhor apostar em cores, fontes e outros elementos de design que reforcem tal ideia.

Por isso, é interessante que um designer produza um modelo de proposta original para a sua empresa. Caso você não tenha um designer à disposição no seu quadro de funcionários para modificar o documento a cada nova proposta e tenha de contratar um, é importante pedir um modelo em que você possa editar o texto depois, a fim de poder usar em outras oportunidades.

4. Insira cases de sucesso

Nada melhor do que histórias bem-sucedidas para convencer seu cliente a contratar você, confiando que terá resultados semelhantes. Na proposta comercial, conte resumidamente como outras empresas que você atendeu tinham necessidades semelhantes às dele e que, com o seu atendimento, alcançaram bons resultados. Se puder, sustente sua história com números e depoimentos – mas lembrando de não ser prolixo no texto.

5. Aposte em vídeos, infográficos e outros recursos

Recursos audiovisuais podem ser uma boa forma de dar destaque  a sua proposta perante as demais. Um vídeo curto explicando e exemplificando a sua proposta pode ser mais assertivo do que um longo texto escrito, mostrando as coisas com mais clareza. Além disso, a estimulação audiovisual faz o espectador reter muito mais o conteúdo na memória do que o texto comum.

Já os infográficos, além de também cumprirem bem o papel de enfatizar a proposta, por serem chamativos, são um recurso que ajuda a tornar dados numéricos mais fáceis de ser compreendidos e têm o grande poder de síntese, enxugando a proposta e economizando o tempo do cliente.

Viu como atitudes simples podem ajudar você a agir estrategicamente na elaboração da proposta comercial, fazendo com que ela se torne muito mais atraente e assertiva do que as dos concorrentes? Confira também nosso artigo com dicas para montar propostas comerciais.

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