Abrir ou administrar um negócio é uma empreitada que exige muito de quem a protagoniza. Para manter uma empresa de sucesso, é preciso um mix de habilidades, dedicação e até uma boa dose de coragem e de ousadia. Colocando dessa forma, pode parecer difícil demais ter um negócio, mas é importante lembrar que você não precisa encarar o desafio sozinho. É para isso que existe a consultoria de negócios.

 

consultoria de negócio

 

Em qualquer momento da vida de uma empresa, uma consultoria de negócios pode ajudar. Seja para otimizar processos, adotar novas práticas ou sair de um ou outro sufoco, contar com ajuda sempre fará bem.

Veja com a gente os motivos que levam uma empresa a buscar consultoria de negócios e como isso pode ajudar a impulsionar suas estratégias.

 

Para que serve uma consultoria de negócios

Uma consultoria de negócios existe para guiar empresas com menos experiência ou em momentos mais delicados. Funcionando como uma ajuda externa, a consultoria pode guiar organizações para o caminho certo, melhorar o que já está sendo feito e mostrar oportunidades até então desconhecidas pelos gestores.

De forma geral, uma consultoria de negócios trabalha com você conceitos como estratégia, planejamento e resolução de problemas, que podem ajudá-lo a desenvolver uma habilidade comercial e aumentar o conhecimento.

O melhor disso é que essas vantagens podem ser aplicadas em qualquer área do negócio. As empresas podem contar com consultores para aprender a criar um modelo de negócios, um plano de marketing (link para o post plano de marketing & pesquisa) ou a determinar quais técnicas de marketing você precisa usar e como usá-las.

Essa ajuda externa de uma consultoria de negócios pode cooperar bastante com a empresa. Para ficar mais claro, veja alguns exemplos de situações e vantagens que ela pode trazer:

 

7 vantagens que uma consultoria especializada oferece

 

Ouvir uma opinião de fora

Muitas vezes, entramos tão de cabeça em nossos problemas que paramos de enxergá-los corretamente. Uma consultoria pode nos ajudar a ver as situações mais claramente e com um olhar diferente.

Os consultores não trabalham na sua empresa e, portanto, não são influenciados por ela. Se você apresentar-lhes um problema, a solução virá a partir das informações que você fornecer e será baseada em um ponto de vista externo. Se houver um debate interno sobre possíveis soluções, os consultores podem ajudar a mediar essa discussão e dar conselhos neutros.

 

Aprender com especialistas no assunto

Se você não conta com um especialista na sua equipe sobre determinado assunto, não se preocupe; a ajuda pode vir de fora. Nem todo mundo vai dominar todos os assuntos de um negócio. Por isso, nada mais natural do que contar com a ajuda externa de especialistas em tópicos específicos.

Tenha em mente que consultores não se tornam especialistas de um dia para o outro; eles têm conhecimento e experiência sólidos para ajudar de verdade. Além disso, podem trabalhar como verdadeiros mentores, que vão capacitar sua equipe em assuntos importantes, mas que não demandam ou não contam com um especialista interno. Para ajudar a treinar e capacitar o time para melhores resultados, os especialistas de cada área podem fazer toda a diferença.

 

Encontrar oportunidades para crescer

Essa visão de fora que consultores trazem pode fazer a diferença para quem quer crescer. Uma consultoria tem olhar crítico para enxergar as situações e pensar em soluções eficientes.

Estrategicamente, isso pode resultar em uma oportunidade para encontrar um potencial até então não explorado. Imagine que uma consultoria pode levantar para análise todos os dados, informações e números de uma empresa. Com um olhar clínico, essa análise pode mostrar uma realidade que, no dia a dia do trabalho, tem passado despercebida.

Juntando experiência de mercado, uma visão externa e neutra e um trabalho que consiste em guiar empresas ao sucesso, uma consultoria pode ser o passo que faltava para que um negócio vá além.

 

Desempenhar funções e tomar decisões difíceis

Agora vamos aos pontos delicados de um negócio – as tarefas com as quais ninguém quer precisar lidar.

No dia a dia de uma empresa, existem decisões realmente difíceis de serem tomadas. Isso sem falar em certas funções que ninguém desempenharia de forma confortável ou prazerosa. Esse tipo de “trabalho sujo” pode ser desempenhado por um profissional de fora, que não terá as mesmas dificuldades que a equipe interna.

Cortes de orçamento ou de pessoal, por exemplo, exigem uma certa frieza e objetividade para decidir que, muitas vezes, os gestores podem não ter. Nessas horas, contar com uma consultoria de negócios pode ajudar a facilitar tarefas tão complicadas.

 

Consultores podem virar parceiros de longo prazo

Contratar um consultor não precisa ser um trabalho único, passageiro ou um compromisso de curto prazo.

Dependendo do tipo de projeto, pode ser que sua empresa identifique vantagens em recorrer novamente à consultoria em algum momento no futuro. Se você trabalha com um consultor ou um time de consultores, especialmente como mentores, pense na possibilidade de construir um relacionamento de confiança com esses especialistas.

Quando você tiver problemas ou dúvidas, saberá a quem recorrer! Se tiver projetos futuros na mesma categoria, seu consultor já conhece suas preocupações comerciais e saberá como ajudar de forma rápida e certeira.

 

Para aprender habilidades específicas

Outra razão comum pelas quais as empresas contratam consultores é o acesso a  habilidades especializadas que podem não existir internamente. Ao contratar uma consultoria de negócios, você passa a contar com um grupo de profissionais que traz uma bagagem adicional às capacidades que a sua própria equipe tem.

Essas pessoas, altamente especializadas, não seriam acessíveis normalmente para a empresa. Seriam profissionais muitas vezes caros para contratar; além disso, as empresas poderiam não ter trabalho suficiente para mantê-los ocupados durante o ano inteiro.

Graças aos consultores, elas podem ter esse conjunto de habilidades à disposição simplesmente quando necessário.

Quem quiser apostar na ideia de contar com especialistas de verdade na gestão de negócios, pode contar com o Sebrae, referência em consultoria de negócios para empresas de diversos portes e segmentos de atuação.

Atuando com mentorias presenciais, on-line e até pelo telefone. Confira aqui como o Sebrae pode ajudar você.

Leia mais sobre Modelo de Negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.