Startups são empresas que começam pequenas com uma proposta disruptiva para o mercado, ou seja, oferecem produtos ou serviços nunca antes vistos. Quando atingem uma necessidade crítica, têm potencial para alcançar sucesso e crescer.

Mas, para chegar lá, é preciso mirar em um crescimento consistente, impactante e que seja capaz de passar por um período de mais riscos e desafios, quando o mercado ainda não entende bem o produto. A boa notícia é que muitos empreendedores passaram por essa fase e têm muito o que ensinar.

 

dicas de livros

 

Assim, acompanhe nossa lista com os melhores livros a fim de aprender a acelerar a startup!

 

De Zero a Um – Peter Thiel

Peter é cofundador do PayPal e esta obra, lançada em 2014, foi recomendada pelo seu colega, também cofundador, Elon Musk. Para o autor, você não pode tentar copiar grandes fundadores e esperar que a sua startup tenha sucesso.

Na verdade, é necessário criar o próprio caminho, que também não terá aplicação em outros contextos. Defina a sua forma de fazer as coisas e, caso algo dê errado, aprenda com esse erro. Encontre o livro para comprar aqui.

 

Smart Money – João Kepler

Kepler é investidor desde 2008, especialista em empreendedorismo e startups, sócio da Bossa Nova Investimentos e já realizou rodadas de elevator pitch aqui no Sebrae. Se você acredita que, para acelerar a startup, o que falta pode ser um investimento, não deixe de aprender a encontrar pessoas que apostem no sucesso do seu produto ou serviço.

Na obra, ele explica tudo o que é necessário para obter boas parcerias e quais caminhos você deve tomar visando a encontrar investidores que realmente tenham ligação com seu negócio. Adquira o livro aqui.

 

Negociando Racionalmente – Margaret Neale

Negociar é parte da vida, e nos negócios não poderia ser diferente. Para acelerar a startup, é importante negociar muito: investimentos, parcerias, valores. Com a intenção de conseguir mais dessas negociações, não deixe de recolher lições deste livro.

Margaret é acadêmica e professora de Stanford, com pesquisas que focam no papel da psicologia cognitiva em situações de negociação e tomada de decisões. No livro, a autora argumenta que negociadores inexperientes deixam muito espaço para que o outro vença, e aí está o erro. Leia a obra aqui.

 

O Dilema da Inovação – Clayton Christensen

Startups de sucesso não têm apenas produtos inovadores, mas também trazem algo de novo na forma de entregar, atender o cliente e se comunicar. Se você teve contato com o serviço de empresas como o AirBnb e a Uber, sabe disso.

Clayton é professor de Harvard e, neste livro, ele analisa por que algumas empresas falham na hora de trabalhar com inovação – uma dica: elas erram ao tentar fazer tudo certo, como manda o figurino. Acesse aqui para comprar.

 

Hooked – Nir Eyal

Um produto que se torna parte do hábito das pessoas certamente será um sucesso. Se você está em busca de uma missão, tenha esta em mente. Para acelerar a startup, é fundamental que as pessoas se engajem no seu trabalho.

Ao ler esta obra, você terá entendimento maior sobre o comportamento humano e as emoções que guiam nossas decisões. Com essas informações em mãos, é possível aplicar mudanças nos seus produtos e conquistar a audiência.

Além de escritor, Nir é consultor e professor e procura unir as áreas de psicologia, tecnologia e negócios. A obra está disponível, em inglês, na Amazon.

 

Contágio – Jonah Berger

Como as coisas se tornam virais? Como criar conteúdos, produtos e serviços que são divulgados naturalmente apenas no boca a boca? O autor é professor da Wharton School, na Pensilvânia (EUA), e explica que as pessoas não ouvem propagandas, ouvem o que seus amigos e familiares dizem sobre o que já experimentaram.

Assim, você precisa criar algo que seja contagiante e que as pessoas queiram passar umas para as outras. Para isso, siga os seis princípios básicos do livro. Para comprar, clique aqui.

 

Empresas Feitas para Vencer – James C. Collins

Este livro examina vários estudos de caso de companhias que se tornaram extraordinárias. James se baseia em experiências reais, de pessoas que venceram muitos obstáculos para ter sucesso nos negócios.

No início, tais empresas eram consideradas como pequenas ou ruins, que não tinham futuro. No entanto, elas desafiaram a lógica e conseguiram se tornar invencíveis. A obra está disponível para venda aqui.

 

Perdendo Minha Virgindade – Richard Branson

O fundador da Virgin, que se tornou um grupo de várias grandes empresas, conseguiu fazer isso sem ter uma sede central, sem hierarquia e com pouca burocracia. Segundo ele, isso foi possível graças à cultura que valoriza as pessoas e que tem paixão pela mudança.

Para conhecer mais da trajetória, não deixe de ler este livro escrito por ele. Trata-se de uma biografia que explica o sucesso de Richard de forma leve. Compre aqui.

A leitura pode transformar sua vida e seus negócios. Os ensinamentos servem para várias áreas da empresa e têm o potencial de ajudá-lo a negociar, a conseguir investimento, a produzir, a criar e a acelerar a startup!

Uma metodologia que também pode ajudá-lo nessa empreitada é a Lean Startup. Confira no post:

LEAN STARTUP: CONHEÇA O MÉTODO QUE REVOLUCIONOU O EMPREENDEDORISMO

Leia mais sobre Startup


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.