Todo pequeno e médio negócio quer crescer.

Seja com a reformulação da identidade visual, seja com o lançamento de um novo produto: sempre há espaço para inovar e conquistar mais clientes.

Foi pensando em fomentar as práticas inovadoras nos pequenos negócios que foi criado o Sebraetec.

Saiba neste post por que a inovação é importante, como funciona o programa e quais são os benefícios.

 

O que é o Sebraetec

O Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia – é um programa nacional do Sistema Sebrae que atende negócios de todo o Brasil e garante ao seu público-alvo (empresas beneficiadas) o acesso subsidiado à inovação, tanto em novos projetos quanto em processos. Os serviços são realizados por entidades de ciência, tecnologia e inovação (empresas prestadoras).

No Sebrae Minas, o programa Sebraetec atende seis áreas temáticas: Design, Inovação, Produtividade, Qualidade, Serviços Digitais e Sustentabilidade.

Os serviços prestados são encaixados em duas modalidades. A primeira é a Orientação, na qual a prestadora orienta a beneficiada em relação à melhoria de processos produtivos ou ao ajuste de alguma exigência legal.

A segunda modalidade é a Adequação, ou seja, serviços de complexidade tecnológica maior para aperfeiçoamento ou alteração de produtos, serviços ou processos da beneficiada.

 

Benefícios da inovação em PMEs

Um estudo realizado pela Deloitte e pela revista Exame com as pequenas e as médias empresas que mais crescem no Brasil revelou que inovação é uma constante nas organizações que conseguiram prosperar, mesmo no cenário de crise.

De 17 mil respostas ao questionário, foram selecionadas 100 organizações que mais cresceram no país. Delas, 75 investem constantemente em tecnologia e 72 procuram disseminar uma cultura aberta a novas perspectivas na solução de problemas.

Além disso, 64 fizeram ou fazem parcerias com fornecedores para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços e 46 adotam uma estratégia formal de negócios que prioriza a inovação.

Isso reflete uma posição clara das empresas que crescem com foco na inovação. Além disso, podemos perceber que as ações não envolvem apenas a criação de outras tecnologias. Inovação é trazer algo novo para um contexto – nesse caso, o do pequeno e do médio negócio.

Para inovar, é preciso:

➜ Melhorar ou substituir processos para torná-los mais eficientes e produtivos ou permitir que os negócios estendam o alcance e a qualidade de seus produtos e serviços.

➜ Desenvolver produtos e serviços totalmente novos para suprir a necessidade e a demanda de mercados em constante mudança.

➜ Adicionar valor a produtos e serviços existentes para criar um diferencial de mercado, além de aumentar o valor percebido.

Ou seja, trabalhar com as empresas credenciadas pelo Sebraetec pode ajudar seu negócio a criar produtos e serviços totalmente inovadores. Também pode significar a implementação de uma série de mudanças pequenas, mas progressivas.

Para conseguir sucesso na inovação, é preciso selecionar ideias criativas, filtrá-las, identificar aquelas que trazem mais benefícios e descobrir formas de colocá-las em prática com o uso de recursos.

Negócios que não se preocupam com inovação correm o risco de perder mercado, diminuir a eficiência e a produtividade e reduzir as margens de lucro. Isso não vale apenas para negócios: inovação é necessária até em processos do poder público.

 

O que o Sebraetec faz pelas organizações

O Sebraetec tem como principal meta o fortalecimento dos negócios por meio da inovação. Utilizando os serviços com até 80% de subsídio, as empresas podem aumentar sua produtividade e competitividade, além do seu faturamento.

E os benefícios não são concedidos somente às empresas. O Sebraetec também é importante para as cidades porque fortalece os ecossistemas empreendedores e gera mais empregos.

Na prática, as empresas participantes têm direito a:

➜ Subsídio de parte do investimento do projeto pelo Sebrae.

➜ Consultoria especializada pelas prestadoras para desenvolver as inovações na empresa.

➜ Projetos individuais customizados conforme à necessidade da empresa.

➜ Acompanhamento para assegurar os melhores resultados.

➜ Melhor relação custo-benefício dos investimentos em inovação e tecnologia.

Quem pode participar do Sebraetec

O público das beneficiadas, empresas que recebem os serviços de inovação, é composto de:

➜ Empresas de pequeno porte.

➜ Microempresas.

➜ Microempreendedores Individuais (MEI).

➜ Produtores rurais que disponham da inscrição estadual/municipal de produtor, declaração de aptidão ao PRONAF (DAP), CNPJ ou NIRF. Estão inclusos pescadores com registro no Ministério da Pesca.

Já as prestadoras são instituições que têm expertise nas áreas do conhecimento e estão disponíveis para ser convocadas sob demanda.

Devem ser pessoas jurídicas com infraestrutura laboratorial mínima ou que mantenham convênio com instituições para a execução de projetos, dentre outras condições listadas no edital.

 

Como participar do Sebraetec

O processo de credenciamento e participação varia de acordo com cada estado, segundo norma inserida em 2016. Assim, a fim de participar como beneficiada, é necessário que a pequena ou a média empresa entre em contato com o Sebrae do seu estado. Confira a lista de pontos de atendimento ou ligue para 0800 570 0800.

Já as prestadoras devem passar por um processo de seleção, designado por um edital, disponível no Portal Sebrae Minas.

Para entrar no cadastro, é preciso entregar os documentos em ordem na sede do Sebrae designada, além das fichas técnicas referentes a cada tipo de serviço de inovação oferecido e sua devida comprovação. A avaliação é tarefa de uma comissão determinada pelo Sebrae.

Acesse essas e outras informações no Portal Sebrae Minas!

O que você acha do papel da inovação nos pequenos e médios negócios? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Vale a pena construir identidade visual para pequenas e médias empresas?

Leia mais sobre Destaque Modelo de Negócio Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.